Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Rodolpho
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/
Resumo: A Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés.
id USP_f175572a1dddb9dfb8ad0cd583d75bfd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04102021-071645
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em FonoaudiologiaBrazilian Portuguese localization of the on-line course Client Engagement and Ida Motivation Tools for Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate studentsAbordagem centrada na pesso.Entrevista motivacionalFerramentas motivacionaisMotivational interviewingMotivational toolsPerson-centered approachA Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés.Motivational Interviewing (MI) is as a directive, person-centered style of counseling to address and explore ambivalence for behavioral change. MS has been used in different areas of health care, and it has proved to be effective both in reducing inappropriate behaviors and in promoting adaptive changes in health behavior. This study aimed to: (1) verify the application of motivational interviewing in the treatment of sensorineural hearing loss and (2) perform the localization process for the Brazilian public of the Client Engagement and Ida Motivation Tools course developed by the Ida Institute for later availability to Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate students. To answer the 1st objective, a systematic literature review was performed in the following databases: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science and Google Scholar, in which intervention studies were searched with no design limitations. We found 130 references and, after exclusion of repeated studies and independent analysis by two evaluators, four studies were included in the review, namely randomized clinical trials (n = 2), quasi-experimental (n=1), and pre and post-test (n=1). The studies focused on the benefits of MI to increase the use or benefit obtained with the hearing aids (HA). The evidence quality was checked via bias risk assessment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrari, Deborah VivianeCamargo, Rodolpho2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-04T13:00:14Zoai:teses.usp.br:tde-04102021-071645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-04T13:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
Brazilian Portuguese localization of the on-line course Client Engagement and Ida Motivation Tools for Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate students
title Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
spellingShingle Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
Camargo, Rodolpho
Abordagem centrada na pesso.
Entrevista motivacional
Ferramentas motivacionais
Motivational interviewing
Motivational tools
Person-centered approach
title_short Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
title_full Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
title_fullStr Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
title_full_unstemmed Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
title_sort Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
author Camargo, Rodolpho
author_facet Camargo, Rodolpho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferrari, Deborah Viviane
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Rodolpho
dc.subject.por.fl_str_mv Abordagem centrada na pesso.
Entrevista motivacional
Ferramentas motivacionais
Motivational interviewing
Motivational tools
Person-centered approach
topic Abordagem centrada na pesso.
Entrevista motivacional
Ferramentas motivacionais
Motivational interviewing
Motivational tools
Person-centered approach
description A Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090386821382144