Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/ |
Resumo: | A Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés. |
id |
USP_f175572a1dddb9dfb8ad0cd583d75bfd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04102021-071645 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em FonoaudiologiaBrazilian Portuguese localization of the on-line course Client Engagement and Ida Motivation Tools for Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate studentsAbordagem centrada na pesso.Entrevista motivacionalFerramentas motivacionaisMotivational interviewingMotivational toolsPerson-centered approachA Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés.Motivational Interviewing (MI) is as a directive, person-centered style of counseling to address and explore ambivalence for behavioral change. MS has been used in different areas of health care, and it has proved to be effective both in reducing inappropriate behaviors and in promoting adaptive changes in health behavior. This study aimed to: (1) verify the application of motivational interviewing in the treatment of sensorineural hearing loss and (2) perform the localization process for the Brazilian public of the Client Engagement and Ida Motivation Tools course developed by the Ida Institute for later availability to Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate students. To answer the 1st objective, a systematic literature review was performed in the following databases: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science and Google Scholar, in which intervention studies were searched with no design limitations. We found 130 references and, after exclusion of repeated studies and independent analysis by two evaluators, four studies were included in the review, namely randomized clinical trials (n = 2), quasi-experimental (n=1), and pre and post-test (n=1). The studies focused on the benefits of MI to increase the use or benefit obtained with the hearing aids (HA). The evidence quality was checked via bias risk assessment.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFerrari, Deborah VivianeCamargo, Rodolpho2020-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-04T13:00:14Zoai:teses.usp.br:tde-04102021-071645Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-04T13:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia Brazilian Portuguese localization of the on-line course Client Engagement and Ida Motivation Tools for Speech-Language Pathology and Audiology undergraduate students |
title |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia |
spellingShingle |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia Camargo, Rodolpho Abordagem centrada na pesso. Entrevista motivacional Ferramentas motivacionais Motivational interviewing Motivational tools Person-centered approach |
title_short |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia |
title_full |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia |
title_fullStr |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia |
title_full_unstemmed |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia |
title_sort |
Localização para português brasileiro do curso on-line Client Engagement and Ida Motivation Tools para alunos de graduação em Fonoaudiologia |
author |
Camargo, Rodolpho |
author_facet |
Camargo, Rodolpho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferrari, Deborah Viviane |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Rodolpho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem centrada na pesso. Entrevista motivacional Ferramentas motivacionais Motivational interviewing Motivational tools Person-centered approach |
topic |
Abordagem centrada na pesso. Entrevista motivacional Ferramentas motivacionais Motivational interviewing Motivational tools Person-centered approach |
description |
A Entrevista Motivacional (EM) pode ser compreendida como um estilo de aconselhamento diretivo, centrado na pessoa, para abordar e explorar a ambivalência, visando à mudança comportamental. A EM vem sendo utilizada em diferentes áreas da saúde, sendo observada sua eficácia tanto na redução de comportamentos inadequados quanto na promoção de mudanças adaptativas no comportamento em saúde. Este estudo teve como objetivos: (1) verificar a aplicação da entrevista motivacional no tratamento da deficiência auditiva sensorioneural e (2) realizar o processo de localização para o público brasileiro do curso Client Engagement and Ida Motivation Tools desenvolvido pelo Ida Institute, para posterior disponibilização a alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia. Para responder ao 1º objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados: Virtual Health Library, CINAHL, Embase, PsycINFO, MEDLINE, Scopus, Web of Science e Google Acadêmico, nas quais foram buscados estudos de intervenção sem limitação quanto ao desenho. Foram encontradas 130 referências, e, após exclusão de repetidas e análise independente por dois avaliadores, quatro estudos incluídas na revisão, sendo ensaios clínicos randomizados (n=2), quasi-experimental (n=1) e pré e pós teste (n=1). Os estudos versaram sobre os benefícios da EM para aumentar a utilização ou benefício obtido com o aparelho de amplificação sonora individual (AASI). A qualidade das evidências foi verificada por meio da avaliação de risco de viés. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-04102021-071645/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090386821382144 |