Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de isomeria: o uso de dispositivos móveis como facilitadores no processo de aprendizagem da química orgânica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cibele Zanatta da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-28062022-071529/
Resumo: A sociedade contemporânea teve seu cotidiano modificado alavancado pela ascensão do digital, que nos transportou para a era da informação. O uso de smartphones no ensino já é uma realidade, entretanto, os estudantes do ensino médio conhecem bastante sobre a utilização da tecnologia, porém não são capazes de relacioná-la com a ciência e o seu cotidiano. Neste contexto, este projeto de pesquisa teve como objetivo a utilização de tecnologias atuais como a realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality), Código de Resposta Rápida (QR Code, do inglês Quick Response) e plataformas online, no ensino de isomeria em Química Orgânica para alunos do ensino médio. Para tal propósito, foram empregados os programas Unity, Blender, Vuforia e Jmol, no desenvolvimento do aplicativo nomeado IsomeriAR. O aplicativo desenvolvido projetou, com sucesso, na tela de um dispositivo móvel, imagens tridimensionais de compostos orgânicos permitindo, além da visualização espacial, a interação manual do usuário com as moléculas virtuais. O aluno poderá manusear, rotacionar, ampliar e reduzir o tamanho do objeto virtual, além de poder comparar duas estruturas simultaneamente. Para utilização desse recurso pedagógico são apresentadas sugestões pautadas na prática de metodologias ativas para o aprendizado de química orgânica. O produto desenvolvido é viável e será aplicado em sala tão logo aconteça o retorno às aulas presenciais.
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