Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de isomeria: o uso de dispositivos móveis como facilitadores no processo de aprendizagem da química orgânica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-28062022-071529/ |
Resumo: | A sociedade contemporânea teve seu cotidiano modificado alavancado pela ascensão do digital, que nos transportou para a era da informação. O uso de smartphones no ensino já é uma realidade, entretanto, os estudantes do ensino médio conhecem bastante sobre a utilização da tecnologia, porém não são capazes de relacioná-la com a ciência e o seu cotidiano. Neste contexto, este projeto de pesquisa teve como objetivo a utilização de tecnologias atuais como a realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality), Código de Resposta Rápida (QR Code, do inglês Quick Response) e plataformas online, no ensino de isomeria em Química Orgânica para alunos do ensino médio. Para tal propósito, foram empregados os programas Unity, Blender, Vuforia e Jmol, no desenvolvimento do aplicativo nomeado IsomeriAR. O aplicativo desenvolvido projetou, com sucesso, na tela de um dispositivo móvel, imagens tridimensionais de compostos orgânicos permitindo, além da visualização espacial, a interação manual do usuário com as moléculas virtuais. O aluno poderá manusear, rotacionar, ampliar e reduzir o tamanho do objeto virtual, além de poder comparar duas estruturas simultaneamente. Para utilização desse recurso pedagógico são apresentadas sugestões pautadas na prática de metodologias ativas para o aprendizado de química orgânica. O produto desenvolvido é viável e será aplicado em sala tão logo aconteça o retorno às aulas presenciais. |
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Desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada para o ensino de isomeria: o uso de dispositivos móveis como facilitadores no processo de aprendizagem da química orgânicaDevelopment of an augmented reality application for teaching isomerism: the use of mobile devices as facilitators in the learning process of organic chemistryAplicativoAugmented realityEducational innovationEducational technologiesInovação educacionalIsomeriaIsomerismOrganic chemistryQRcodeQRcodeQuímica orgânicaRealidade aumentadaTecnologias educacionaisA sociedade contemporânea teve seu cotidiano modificado alavancado pela ascensão do digital, que nos transportou para a era da informação. O uso de smartphones no ensino já é uma realidade, entretanto, os estudantes do ensino médio conhecem bastante sobre a utilização da tecnologia, porém não são capazes de relacioná-la com a ciência e o seu cotidiano. Neste contexto, este projeto de pesquisa teve como objetivo a utilização de tecnologias atuais como a realidade aumentada (AR, do inglês augmented reality), Código de Resposta Rápida (QR Code, do inglês Quick Response) e plataformas online, no ensino de isomeria em Química Orgânica para alunos do ensino médio. Para tal propósito, foram empregados os programas Unity, Blender, Vuforia e Jmol, no desenvolvimento do aplicativo nomeado IsomeriAR. O aplicativo desenvolvido projetou, com sucesso, na tela de um dispositivo móvel, imagens tridimensionais de compostos orgânicos permitindo, além da visualização espacial, a interação manual do usuário com as moléculas virtuais. O aluno poderá manusear, rotacionar, ampliar e reduzir o tamanho do objeto virtual, além de poder comparar duas estruturas simultaneamente. Para utilização desse recurso pedagógico são apresentadas sugestões pautadas na prática de metodologias ativas para o aprendizado de química orgânica. O produto desenvolvido é viável e será aplicado em sala tão logo aconteça o retorno às aulas presenciais.Contemporary society had its daily life modified leveraged by the rise of the digital format, which transported us to the information age. The use of smartphones in education is already a reality, none the less, high school students know a lot about the use of technology but cannot relate it to science and their daily lives. In this context, this research project aimed to use current technologies such as augmented reality (AR), Quick Response Code (QR Code), and online platforms in teaching isomerism in organic chemistry to high school students. For this purpose, we used programs such as Unity, Blender, Vuforia, and Jmol in developing an application called IsomeriAR. The application developed projected, successfully, on the screen of a mobile device, three-dimensional images of organic compounds allowing, besides the spatial visualization, the manual interaction of the user with the virtual molecules. The student can handle, rotate, enlarge, and reduce the size of the virtual object, besides being able to compare two structures simultaneously. To use this pedagogical resource, we presented suggestions based on the strategy of active methodologies for learning organic chemistry. The product is viable and will be applied in the room as soon as the presential classes can come to pass.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVeiga, Márcia Andreia Mesquita Silva daPereira, Cibele Zanatta da Silva2022-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59144/tde-28062022-071529/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-04T17:02:57Zoai:teses.usp.br:tde-28062022-071529Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-04T17:02:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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