Vendo as vozes: relatos de surdos que sinalizam a respeito da educação inclusiva bilíngue
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05072024-130558/ |
Resumo: | A base conceitual deste estudo tem fundamentação na Teoria Crítica da Sociedade e em referências dos estudos surdos e da educação inclusiva. No atual contexto denominado de inclusão social, com fortalecimento na década de 1990, sobretudo da inclusão escolar, verifica-se a existência de contradições e de limites que necessitam ser refletidos e debatidos. Neste estudo, tais discussões voltam-se, especificamente, para a modalidade educacional inclusiva bilíngue para alunos surdos que sinalizam. Assim, questionou-se: o que os surdos que sinalizam, egressos de escolas comuns e públicas, dizem a respeito de sua passagem pela modalidade educacional denominada de inclusiva bilíngue? A partir dessa questão delineou-se os objetivos do estudo: (A) identificar e analisar o que os surdos que sinalizam, ex-alunos de escolas comuns, inclusivas e públicas, expõem a respeito do sentimento de pertencimento à comunidade escolar, em especial, no que se refere aos aspectos da formação, do processo educativo, da participação efetiva em todas as dinâmicas da escola e das relações com educadores e demais alunos ouvintes; e (B) identificar e analisar possíveis indicações e reivindicações dos surdos que sinalizam, ex-alunos de escolas comuns, inclusivas e públicas, a respeito de elementos para o aprimoramento da modalidade educacional denominada de inclusiva bilíngue. A coleta de dados se deu por entrevistas online com três participantes voluntários e de diferentes e aleatórias localidades do Brasil surdos que sinalizam e adultos, egressos de escolas comuns, inclusivas e públicas. Utilizou-se um roteiro semiestruturado com itens pertinentes aos objetivos propostos. Para o alcance desses objetivos o estudo se pautou na abordagem qualitativa pela análise de conteúdo dos relatos. Sua justificativa e relevância situam-se no intuito de compreender os entraves da inclusão escolar dos alunos surdos que sinalizam a partir de suas próprias perspectivas. Superar os obstáculos da inclusão escolar exige reconhecer e refletir sobre os seus determinantes. Assente aos relatos dos participantes evidenciou-se nos resultados do estudo a pseudoinclusão como forma de integração, ou a exclusão, propriamente, e a necessidade de intensa mobilização na direção de mudanças na educação de surdos que sinalizam em função de uma série de problemas identificados: ausência de acessibilidade, de equidade, de sentimento de pertencimento e de participação efetiva nas instituições escolares; precária condição para o desenvolvimento, a aprendizagem e a formação desses ex-alunos; carência de relações e de interações entre surdos sinalizantes e ouvintes, sejam os educadores ou os demais alunos; e reprodutividade de diversos elementos socioculturais no interior das escolas que obstaculizam o movimento inclusivo, como a sistematização social, a padronização, a normalização, a lógica do desempenho e muita manifestação de vários tipos de preconceito. Elementos como educadores e abordagem educacional bilíngues, a Libras como disciplina curricular, a pedagogia visual, o reconhecimento e a valorização das especificidades e potencialidades dos alunos surdos que sinalizam, especialmente da Libras, e o compromisso, a responsabilidade, a reflexão, a formação e as parcerias dos coeducadores em face da inclusão e da formação desses alunos foram apresentados como primordiais para o aprimoramento da educação inclusiva bilíngue dos alunos surdos que sinalizam. Ademais, os achados deste estudo são importantes tendo em vista a necessidade de políticas públicas educacionais para a inclusão escolar dos alunos surdos que sinalizam. |
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Vendo as vozes: relatos de surdos que sinalizam a respeito da educação inclusiva bilíngueNOT FOUNDBilingual inclusive educationDeaf people who speak Sign LanguageEducação inclusiva bilíngueRelatosReportsSurdos que sinalizamA base conceitual deste estudo tem fundamentação na Teoria Crítica da Sociedade e em referências dos estudos surdos e da educação inclusiva. No atual contexto denominado de inclusão social, com fortalecimento na década de 1990, sobretudo da inclusão escolar, verifica-se a existência de contradições e de limites que necessitam ser refletidos e debatidos. Neste estudo, tais discussões voltam-se, especificamente, para a modalidade educacional inclusiva bilíngue para alunos surdos que sinalizam. Assim, questionou-se: o que os surdos que sinalizam, egressos de escolas comuns e públicas, dizem a respeito de sua passagem pela modalidade educacional denominada de inclusiva bilíngue? A partir dessa questão delineou-se os objetivos do estudo: (A) identificar e analisar o que os surdos que sinalizam, ex-alunos de escolas comuns, inclusivas e públicas, expõem a respeito do sentimento de pertencimento à comunidade escolar, em especial, no que se refere aos aspectos da formação, do processo educativo, da participação efetiva em todas as dinâmicas da escola e das relações com educadores e demais alunos ouvintes; e (B) identificar e analisar possíveis indicações e reivindicações dos surdos que sinalizam, ex-alunos de escolas comuns, inclusivas e públicas, a respeito de elementos para o aprimoramento da modalidade educacional denominada de inclusiva bilíngue. A coleta de dados se deu por entrevistas online com três participantes voluntários e de diferentes e aleatórias localidades do Brasil surdos que sinalizam e adultos, egressos de escolas comuns, inclusivas e públicas. Utilizou-se um roteiro semiestruturado com itens pertinentes aos objetivos propostos. Para o alcance desses objetivos o estudo se pautou na abordagem qualitativa pela análise de conteúdo dos relatos. Sua justificativa e relevância situam-se no intuito de compreender os entraves da inclusão escolar dos alunos surdos que sinalizam a partir de suas próprias perspectivas. Superar os obstáculos da inclusão escolar exige reconhecer e refletir sobre os seus determinantes. Assente aos relatos dos participantes evidenciou-se nos resultados do estudo a pseudoinclusão como forma de integração, ou a exclusão, propriamente, e a necessidade de intensa mobilização na direção de mudanças na educação de surdos que sinalizam em função de uma série de problemas identificados: ausência de acessibilidade, de equidade, de sentimento de pertencimento e de participação efetiva nas instituições escolares; precária condição para o desenvolvimento, a aprendizagem e a formação desses ex-alunos; carência de relações e de interações entre surdos sinalizantes e ouvintes, sejam os educadores ou os demais alunos; e reprodutividade de diversos elementos socioculturais no interior das escolas que obstaculizam o movimento inclusivo, como a sistematização social, a padronização, a normalização, a lógica do desempenho e muita manifestação de vários tipos de preconceito. Elementos como educadores e abordagem educacional bilíngues, a Libras como disciplina curricular, a pedagogia visual, o reconhecimento e a valorização das especificidades e potencialidades dos alunos surdos que sinalizam, especialmente da Libras, e o compromisso, a responsabilidade, a reflexão, a formação e as parcerias dos coeducadores em face da inclusão e da formação desses alunos foram apresentados como primordiais para o aprimoramento da educação inclusiva bilíngue dos alunos surdos que sinalizam. Ademais, os achados deste estudo são importantes tendo em vista a necessidade de políticas públicas educacionais para a inclusão escolar dos alunos surdos que sinalizam.The conceptual basis of this study is based on the Critical Theory of Society and references from deaf studies and inclusive education. In the current context called social inclusion, with strengthening in the 1990s, especially in school inclusion, there are contradictions and limits that need to be reflected and debated. In this study, such discussions specifically focus on the inclusive bilingual educational modality for deaf students who speak Sign Language. Thus, the question was: what do deaf people who speak Sign Language, egress from regular and public schools, say about their passage through the educational modality called inclusive bilingual? From this question, the objectives of the study were outlined: (A) identify and analyze what deaf people who speak Sign Language, former students of common, inclusive and public schools, say about the feeling of belonging to the school community, especially in to aspects of education, the educational process, participation effective in all school dynamics and relationships with educators and other hearing students; and (B) identify and analyze possible indications and demands from deaf people who speak Sign Language, former students of common, inclusive and public schools, regarding elements for improving the educational modality called inclusive bilingual. Data collection was done through online interviews with three voluntary participants and from different locations in Brazil deaf people who speak Sign Language and adults, egress of common, inclusive and public schools. A semi-structured script was used with items relevant to the proposed objectives. To achieve these objectives, the study was based on a qualitative approach through content analysis of the reports. Its justification and relevance are in understanding the obstacles to the school inclusion of deaf students who speak Sign Language from their own perspectives. Overcoming obstacles to school inclusion requires considering and reflecting on their determinants. Based on the participants\' reports, the results of the study revealed a false inclusion as a form of integration, or exclusion itself, and the need for intense mobilization towards changes in the education of deaf people who speak Sign Language, which are due to a series of identified problems: lack of accessibility, lack equity, lack sense of belonging and lack effective participation in school institutions; precarious conditions for the development, learning and education of these former students; lack of relationships and interactions between deaf who speak Sign Language and people who listen, whether educators or other students; and the reproduction of various sociocultural elements within schools that hinder the inclusive movement, such as social systematization, standardization, normalization, the logic of performance and many manifestations of various types of prejudice. Elements such as bilingual educators and bilingual educational approach, Libras as a curricular subject, visual pedagogy, recognition and appreciation of the specificities and potentialities of deaf students who speak Sign Language, especially the Libras, and commitment, responsibility, reflection, teacher training and the partnerships of co-educators in the face of the inclusion and education of these students were presented as essential for improving inclusive bilingual education for deaf students who speak Sign Language. Furthermore, the results of this study are important given the need for public educational policies for the school inclusion of deaf students who speak Sign Language.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Pedro Fernando daSouza, Rejane de Aquino2024-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-05072024-130558/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-05T16:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-05072024-130558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-05T16:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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