A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kreutz, Kátia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-23082021-223227/
Resumo: O projeto busca estudar o protagonismo feminino na produção audiovisual brasileira contemporânea, mais especificamente nos filmes O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, e Pela Janela (2017), de Caroline Leone, tendo como ponto de partida a \"jornada do herói\", de Joseph Campbell. A análise fílmica se debruça sobre elementos como o desenvolvimento das protagonistas, observando aspectos narrativos e visuais, para investigar de que modo a emancipação - financeira e da dependência masculina - pode ser uma ferramenta para completar a jornada heroica das personagens, a fim de obter verdadeiro protagonismo; tendo em vista que a vivência feminina, tanto no cinema quanto fora das telas, desenvolve-se de maneira diversa de modelos estabelecidos, apresentando gradações e desdobramentos únicos à realidade de cada mulher.
id USP_f1e4d91412bbb9c467caa0c46c34d252
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23082021-223227
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiroThe heroines\' journey: female protagonism in Brazilian contemporary cinemaBrazilian contemporary cinemacinema brasileiro contemporâneofemale protagonismheroine's journeyjornada da heroínaprotagonismo femininoO projeto busca estudar o protagonismo feminino na produção audiovisual brasileira contemporânea, mais especificamente nos filmes O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, e Pela Janela (2017), de Caroline Leone, tendo como ponto de partida a \"jornada do herói\", de Joseph Campbell. A análise fílmica se debruça sobre elementos como o desenvolvimento das protagonistas, observando aspectos narrativos e visuais, para investigar de que modo a emancipação - financeira e da dependência masculina - pode ser uma ferramenta para completar a jornada heroica das personagens, a fim de obter verdadeiro protagonismo; tendo em vista que a vivência feminina, tanto no cinema quanto fora das telas, desenvolve-se de maneira diversa de modelos estabelecidos, apresentando gradações e desdobramentos únicos à realidade de cada mulher.The project studies female protagonism in the Brazilian contemporary film production, specifically the feature films Love for Sale / O Céu de Suely (2006), directed by Karim Aïnouz, The Second Mother / Que Horas Ela Volta? (2015), by Anna Muylaert, and A Window to Rosália / Pela Janela (2017), by Caroline Leone, taking Joseph Campbell\'s \"hero\'s journey\" as a starting point. The film analysis dwells on elements such as the main characters development, considering narrative and visual aspects, to investigate how their emancipation - both financial and from the male dependency - can be a way to complete the heroine\'s journey, in order to obtain real protagonism; taking into account that the female experience, in movies and in real life, diverges from established models with many levels of complexities that are particular to the reality of each woman.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Irene de AraujoKreutz, Kátia2021-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-23082021-223227/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-24T17:50:02Zoai:teses.usp.br:tde-23082021-223227Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-24T17:50:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
The heroines\' journey: female protagonism in Brazilian contemporary cinema
title A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
spellingShingle A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
Kreutz, Kátia
Brazilian contemporary cinema
cinema brasileiro contemporâneo
female protagonism
heroine's journey
jornada da heroína
protagonismo feminino
title_short A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
title_full A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
title_fullStr A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
title_full_unstemmed A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
title_sort A jornada das heroínas: protagonismo feminino no cinema contemporâneo brasileiro
author Kreutz, Kátia
author_facet Kreutz, Kátia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Irene de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kreutz, Kátia
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian contemporary cinema
cinema brasileiro contemporâneo
female protagonism
heroine's journey
jornada da heroína
protagonismo feminino
topic Brazilian contemporary cinema
cinema brasileiro contemporâneo
female protagonism
heroine's journey
jornada da heroína
protagonismo feminino
description O projeto busca estudar o protagonismo feminino na produção audiovisual brasileira contemporânea, mais especificamente nos filmes O Céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, Que Horas Ela Volta? (2015), de Anna Muylaert, e Pela Janela (2017), de Caroline Leone, tendo como ponto de partida a \"jornada do herói\", de Joseph Campbell. A análise fílmica se debruça sobre elementos como o desenvolvimento das protagonistas, observando aspectos narrativos e visuais, para investigar de que modo a emancipação - financeira e da dependência masculina - pode ser uma ferramenta para completar a jornada heroica das personagens, a fim de obter verdadeiro protagonismo; tendo em vista que a vivência feminina, tanto no cinema quanto fora das telas, desenvolve-se de maneira diversa de modelos estabelecidos, apresentando gradações e desdobramentos únicos à realidade de cada mulher.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-23082021-223227/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-23082021-223227/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091021683818496