O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Alberto Vicente de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-120236/
Resumo: Atualmente, tem crescido o número de pesquisas que tem a formação e a prática do professor universitário como objeto de estudos. Nesse cenário, a presente tese, vinculada à linha de pesquisa Didática, teorias do ensino e práticas escolares, teve como objetivo geral contribuir para a reflexão sobre a docência no ensino superior a partir do olhar que o estudante universitário lança aos seus professores. Pretendeu, ainda, identificar o perfil desses estudantes, quais as relações que estabelece com o seu curso, os sentidos atribuídos por ele à sua formação inicial e os processos utilizados nos processos de ensino na Universidade que contribuem para sua aprendizagem. Para tanto, foi aplicado questionário para estudantes ingressantes e concluintes de licenciaturas de todas as áreas do conhecimento - ofertadas no Campus Jataí, da Universidade Federal de Goiás (CAJ/UFG), e realizada entrevista coletiva com alguns estudantes desses cursos. Após a coleta, análise e discussão dos dados, foi possível perceber que o licenciando do CAJ/UFG tem um perfil que se aproxima das informações disponibilizadas pelo Censo do Ensino Superior (2011) e que escolheu a licenciatura como primeira opção com vistas a obter uma formação profissional em uma área de interesse. Esse aluno atribui valor significativo ao seu curso de graduação acreditando que este é a base para a sua futura atuação docente; considera bom professor aquele que domina e garante condições para a transmissão do conteúdo e, por vez, o mau professor é aquele que não respeita o aluno e não compreende suas dificuldades. Mantém uma boa relação com seu professor, porém revela que as metodologias de ensino que favorecem sua aprendizagem são aquelas nas quais pode participar ativamente. Nos depoimentos, os estudantes revelam, ainda, as dificuldades percorridas no relacionamento com seus professores e a distância entre aquilo que lhes é ensinado e a realidade da escola básica, mantendo, em alguns casos, a formação pedagógica para o final do curso. Conclui-se, defendendo com base naquilo que os estudantes pensam de seus professores a reconfiguração do papel do aluno nos processos de ensino na Universidade: tornar-se co-autor nesse fazer formativo.
id USP_f46318bcae3cfa5ec27a7ba72f854e4c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13022014-120236
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de GoiásWhat college students think about their teachers?: a study on professors of undergraduate courses at the Federal University of Goiás - campus JataíCollege studentDocência no ensino superiorEstudante universitárioTeaching in higher educationUniversidadeUniversityAtualmente, tem crescido o número de pesquisas que tem a formação e a prática do professor universitário como objeto de estudos. Nesse cenário, a presente tese, vinculada à linha de pesquisa Didática, teorias do ensino e práticas escolares, teve como objetivo geral contribuir para a reflexão sobre a docência no ensino superior a partir do olhar que o estudante universitário lança aos seus professores. Pretendeu, ainda, identificar o perfil desses estudantes, quais as relações que estabelece com o seu curso, os sentidos atribuídos por ele à sua formação inicial e os processos utilizados nos processos de ensino na Universidade que contribuem para sua aprendizagem. Para tanto, foi aplicado questionário para estudantes ingressantes e concluintes de licenciaturas de todas as áreas do conhecimento - ofertadas no Campus Jataí, da Universidade Federal de Goiás (CAJ/UFG), e realizada entrevista coletiva com alguns estudantes desses cursos. Após a coleta, análise e discussão dos dados, foi possível perceber que o licenciando do CAJ/UFG tem um perfil que se aproxima das informações disponibilizadas pelo Censo do Ensino Superior (2011) e que escolheu a licenciatura como primeira opção com vistas a obter uma formação profissional em uma área de interesse. Esse aluno atribui valor significativo ao seu curso de graduação acreditando que este é a base para a sua futura atuação docente; considera bom professor aquele que domina e garante condições para a transmissão do conteúdo e, por vez, o mau professor é aquele que não respeita o aluno e não compreende suas dificuldades. Mantém uma boa relação com seu professor, porém revela que as metodologias de ensino que favorecem sua aprendizagem são aquelas nas quais pode participar ativamente. Nos depoimentos, os estudantes revelam, ainda, as dificuldades percorridas no relacionamento com seus professores e a distância entre aquilo que lhes é ensinado e a realidade da escola básica, mantendo, em alguns casos, a formação pedagógica para o final do curso. Conclui-se, defendendo com base naquilo que os estudantes pensam de seus professores a reconfiguração do papel do aluno nos processos de ensino na Universidade: tornar-se co-autor nesse fazer formativo.The number of researches that have the training and practice of the University Professor as an object of study has currently increased. Based on this background, the present Ph. D. thesis, bounded by the research line of Didactic methods, pedagogical theories and school practices, aimed to contribute to a reflection on teaching practice in higher education, seen through the eyes of college students towards their teachers. It intended also to identify the profile of these students, what bond they have with their course, the meanings they attribute concerning their initial training and the processes used in teaching procedures at the University that may contribute to their learning. For this purpose, a questionnaire was applied to entering and graduating students of academic degrees in all areas of knowledge offered at the Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (CAJ/UFG); and a group interview has been developed with some students of these courses. After data collection, analysis and discussion, we noticed that the CAJ/UFGs undergraduate has both a profile that meets the info provided by the Census of Higher Education (2011) and has chosen the academic license as a first option in order to get initial training in an area of interest. That student attaches significant value to the current attended degree course, believing that it is where the basis for the own future teaching performance lies; that student also considers a good teacher the one who dominates and ensures conditions for the content transmission, and on the other hand, a bad teacher the one who neither respects the students nor understands their difficulties. CAJ/UFGs undergraduate maintains a good relationship with the teacher, but reveals that the teaching methodologies which promote their learning in advance are those in which you can participate actively. In testimonies collected, students also reveal the difficulties faced in the relationship with their teachers and the distance between what they are taught and the reality of the elementary school, upholding, in some cases, the pedagogical training for the end of the course. We conclude, by advocating based on what students think about their teachers the reconfiguration of the students role in the teaching processes at the University: becoming coauthor in this formative work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChamlian, Helena CoharikOliveira, Camila Alberto Vicente de2013-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-120236/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:46Zoai:teses.usp.br:tde-13022014-120236Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
What college students think about their teachers?: a study on professors of undergraduate courses at the Federal University of Goiás - campus Jataí
title O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
spellingShingle O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
Oliveira, Camila Alberto Vicente de
College student
Docência no ensino superior
Estudante universitário
Teaching in higher education
Universidade
University
title_short O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
title_full O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
title_fullStr O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
title_full_unstemmed O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
title_sort O que os estudantes universitários pensam sobre seus professores?: um estudo sobre os professores dos cursos de licenciatura do campus Jataí da Universidade Federal de Goiás
author Oliveira, Camila Alberto Vicente de
author_facet Oliveira, Camila Alberto Vicente de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chamlian, Helena Coharik
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Alberto Vicente de
dc.subject.por.fl_str_mv College student
Docência no ensino superior
Estudante universitário
Teaching in higher education
Universidade
University
topic College student
Docência no ensino superior
Estudante universitário
Teaching in higher education
Universidade
University
description Atualmente, tem crescido o número de pesquisas que tem a formação e a prática do professor universitário como objeto de estudos. Nesse cenário, a presente tese, vinculada à linha de pesquisa Didática, teorias do ensino e práticas escolares, teve como objetivo geral contribuir para a reflexão sobre a docência no ensino superior a partir do olhar que o estudante universitário lança aos seus professores. Pretendeu, ainda, identificar o perfil desses estudantes, quais as relações que estabelece com o seu curso, os sentidos atribuídos por ele à sua formação inicial e os processos utilizados nos processos de ensino na Universidade que contribuem para sua aprendizagem. Para tanto, foi aplicado questionário para estudantes ingressantes e concluintes de licenciaturas de todas as áreas do conhecimento - ofertadas no Campus Jataí, da Universidade Federal de Goiás (CAJ/UFG), e realizada entrevista coletiva com alguns estudantes desses cursos. Após a coleta, análise e discussão dos dados, foi possível perceber que o licenciando do CAJ/UFG tem um perfil que se aproxima das informações disponibilizadas pelo Censo do Ensino Superior (2011) e que escolheu a licenciatura como primeira opção com vistas a obter uma formação profissional em uma área de interesse. Esse aluno atribui valor significativo ao seu curso de graduação acreditando que este é a base para a sua futura atuação docente; considera bom professor aquele que domina e garante condições para a transmissão do conteúdo e, por vez, o mau professor é aquele que não respeita o aluno e não compreende suas dificuldades. Mantém uma boa relação com seu professor, porém revela que as metodologias de ensino que favorecem sua aprendizagem são aquelas nas quais pode participar ativamente. Nos depoimentos, os estudantes revelam, ainda, as dificuldades percorridas no relacionamento com seus professores e a distância entre aquilo que lhes é ensinado e a realidade da escola básica, mantendo, em alguns casos, a formação pedagógica para o final do curso. Conclui-se, defendendo com base naquilo que os estudantes pensam de seus professores a reconfiguração do papel do aluno nos processos de ensino na Universidade: tornar-se co-autor nesse fazer formativo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-120236/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-120236/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257002380623872