A produção de textos em tela por alunos recém-alfabetizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Heloisa Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05102020-153603/
Resumo: Esta tese tem como objetivo descrever e analisar práticas de produção de textos escritos por alunos recém-alfabetizados com o uso do computador e do editor de textos. Considerando que alunos desta etapa de escolarização apresentam características únicas, apontamos problemas de três naturezas: i) a representação ortográfica das palavras, ii) o domínio da competência gráfico-técnica e iii) os saberes vinculados aos encadeamentos entre palavras e frases que irão compor o texto final (SOARES, 2003). Amparados nos estudos desenvolvidos por Frade (2011b) e Frade e Galvão (2016), temos como hipótese que a materialidade dos instrumentos de escrita envolve uma correspondência física e mental por parte do escrevente e, consequentemente, as transformações nas tecnologias para inscrever acarretam no domínio de novos gestos e relações com a cultura escrita, o que implicaria a necessidade de promover, em aulas de língua materna, o ensino desses novos gestos que constituem o saber-fazer dos escritores da atualidade. Com o intuito de subsidiar a reflexão sobre a influência dos instrumentos de escrita nas práticas sociais e escolares apresentamos uma retrospectiva histórica do ensino da escrita na escola com foco nos materiais disponíveis para inscrever e receber a escrita. (TANK de ESTRADA, 1988, 1990; A.M. CHARTIER, 2007, 2011, 2016; RAZZINI, 2008). Apoiados em Soares (2016), Barbeiro e Pereira (2011) e Calil e Pereira (2018), abordamos as especificidades do ensino da produção de textos por alunos em processo do desenvolvimento de automatismos gráficos e ortográficos da escrita e discutimos inserção dos artefatos digitais em contextos escolares (DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM 2016). Os dados foram gerados em situações reais de ensino desenvolvidos em uma escola pública, caracterizando um estudo qualitativo, optamos pela abordagem microgenética em uma perspectiva enunciativa para analisar os comentários feitos por alunos recém-alfabetizados durante a produção de texto em tela (GÓES, 2000). Os resultados indicam que o desenvolvimento da produção de textos para alunos recém- alfabetizados depende, no âmbito linguístico, de tarefas que fomentem o desenvolvimento de competências relacionadas a reflexão metalinguística no nível lexical e gramatical. No âmbito técnico-gráfico, o uso de computadores e editores de textos envolvem novos gestos que precisam ser considerados como novos objetos de ensino. Constatou-se que alunos com melhor domínio de escrita detinham um pequeno conjunto de conhecimentos acerca do uso dos periféricos e do software. Já os alunos com dificuldades na escrita apresentaram pouca familiaridade no manejo dos instrumentos o que acarretou problemas ainda mais complexos no desenvolvimento de suas produções escritas.
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Amparados nos estudos desenvolvidos por Frade (2011b) e Frade e Galvão (2016), temos como hipótese que a materialidade dos instrumentos de escrita envolve uma correspondência física e mental por parte do escrevente e, consequentemente, as transformações nas tecnologias para inscrever acarretam no domínio de novos gestos e relações com a cultura escrita, o que implicaria a necessidade de promover, em aulas de língua materna, o ensino desses novos gestos que constituem o saber-fazer dos escritores da atualidade. Com o intuito de subsidiar a reflexão sobre a influência dos instrumentos de escrita nas práticas sociais e escolares apresentamos uma retrospectiva histórica do ensino da escrita na escola com foco nos materiais disponíveis para inscrever e receber a escrita. (TANK de ESTRADA, 1988, 1990; A.M. CHARTIER, 2007, 2011, 2016; RAZZINI, 2008). Apoiados em Soares (2016), Barbeiro e Pereira (2011) e Calil e Pereira (2018), abordamos as especificidades do ensino da produção de textos por alunos em processo do desenvolvimento de automatismos gráficos e ortográficos da escrita e discutimos inserção dos artefatos digitais em contextos escolares (DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM 2016). Os dados foram gerados em situações reais de ensino desenvolvidos em uma escola pública, caracterizando um estudo qualitativo, optamos pela abordagem microgenética em uma perspectiva enunciativa para analisar os comentários feitos por alunos recém-alfabetizados durante a produção de texto em tela (GÓES, 2000). Os resultados indicam que o desenvolvimento da produção de textos para alunos recém- alfabetizados depende, no âmbito linguístico, de tarefas que fomentem o desenvolvimento de competências relacionadas a reflexão metalinguística no nível lexical e gramatical. No âmbito técnico-gráfico, o uso de computadores e editores de textos envolvem novos gestos que precisam ser considerados como novos objetos de ensino. Constatou-se que alunos com melhor domínio de escrita detinham um pequeno conjunto de conhecimentos acerca do uso dos periféricos e do software. Já os alunos com dificuldades na escrita apresentaram pouca familiaridade no manejo dos instrumentos o que acarretou problemas ainda mais complexos no desenvolvimento de suas produções escritas.This thesis aims to describe and analyze text production practices written by pairs of newly literate students of the 3rd year of elementary school using the computer and the text editor. Considering that students at this stage of schooling have unique characteristics, we point out problems of three natures: i) orthographic representation of words, not yet automated, ii) mastery of graphic-technical competence and iii) the knowledge linked to the chaining between words and phrases that will compose the final text (SOARES, 2003). Supported by the studies developed by Frade (2011b) and Frade and Galvão (2016), we hypothesize that the materiality of writing instruments requires a physical and mental correspondence adjusted to the object and, consequently, when changing the technology to enroll, it becomes It is necessary for the subject writer to master new gestures and develop new modes of relationship with written culture, so it would be necessary to promote the teaching of written production in school so that these new gestures, which constitute the know-how of today\'s writers, can be learned. In order to support the reflection on the influence of writing instruments on social and school practices, we present a historical retrospective of the teaching of writing at school, focusing on the materials available to enroll and receive writing (TANK de ESTRADA, 1988, 1990; A.M. CHARTIER, 2007, 2011, 2016; RAZZINI, 2008). Supported by Soares (2016), Barbeiro and Pereira (2011), Calil and Pereira (2018), we address the specificities of the teaching of text production by students in the process of developing graphical and orthographic automations. writing and discuss insertion of digital artifacts in school contexts (DUDENEY, HOCKLY, PEGRUM 2016). The data were generated in real teaching situations of a public school in the city of São Paulo, characterizing a qualitative study because it involves the comprehensive interpretation of the processes through the analysis of situated interactions. We opted for the microgenetic approach from an enunciative perspective to analyze the comments made by newly literate students during the production of text on screen (GÓES, 2000). The results indicate that the teaching of text production for newly literate students depends, in the linguistic context, on tasks that foster the development of skills related to metalinguistic reflection at the lexical and grammatical level. In the technical-graphic area, the use of computers and text editors involves new gestures that need to be considered as new teaching objects in text production classes. It was found that students with better mastery of writing had a small set of knowledge about the use of peripherals and software. Already students with writing difficulties had little familiarity in the handling of the instruments which led to even more complex problems in the development of their written productions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Sandoval Nonato GomesJordão, Heloisa Gonçalves2020-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05102020-153603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-12T06:18:02Zoai:teses.usp.br:tde-05102020-153603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-12T06:18:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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