O entrelaçamento da comunicação integrada: um estudo de caso na Fiat do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Laura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-09052016-083708/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo avaliar o processo de comunicação interna quando do desenvolvimento do Projeto Fiat Mio, carro-conceito desenvolvido em plataforma colaborativa idealizada pela FIAT do Brasil, produzido em um formato ate então inédito na indústria automobilística - crowdsourcing - formato que rompeu com o sigilo industrial e quebrou paradigmas ao construir um automóvel em tempo real, podendo ser visto e comentado por qualquer pessoa, sem os teasers e solidão normalmente vividos por este segmento de mercado, ao produzir e lançar um novo carro. Essa nova forma de desenvolvimento de um carro-conceito em um mercado cada dia mais voraz e rápido, exigiu da empresa uma atitude positiva em relação as mudanças em seus ambientes, sejam políticos, sociais e ou econômicos. Neste momento a comunicação interna parece fundamental para que todos os funcionários possam ser envolvidos. Este estudo tem como foco a comunicação para esse envolvimento. Entender como de fato ocorreu a participação dos funcionário para o desenvolvimento desse projeto, tão diferente de tudo que estavam acostumados. A pesquisa seguiu os caminhos metodológicos com teoria e trabalho de campo, consubstanciado em um estudo de caso, iniciando com uma revisão bibliográfica que conduziu aos recortes da comunicação organizacional e comunicação interna, além de entrevistas com diversos funcionários que estavam envolvidos com o Projeto Fiat Mio, na fabrica da Fiat em Betim-MG, como na agenda responsável pela comunicação, em São Paulo. Os resultados mostram que a comunicação interna foi um grande diferencial, e que a construção de um novo formato de trabalho, abriu para novas oportunidades. O desafio de um projeto criativo, ousado e diferente fez com que o processo fosse mais participativa, visto que o interesse e a curiosidade em construir um carro-conceito tão inovador foram os maiores impulsionadores.
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