O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thiago de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-27032012-135927/
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da interferência contextual em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo 160 adultos de ambos os sexos. Os participantes divididos em grupos de experientes e inexperientes praticaram uma tarefa simples ou complexa de timing coincidente, sob regime aleatório ou por blocos, totalizando oito grupos experimentais. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade (nominal e funcional). Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não é dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa
id USP_f534038a6ecb544ad9c6306a9c805797
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27032012-135927
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefaThe contextual interference effect in motor skill acquisition in terms of functional and nominal difficulties of the taskContextual interferenceDificuldade funcionalDificuldade nominalEfeito da interferência contextualFunctional difficultyNominal difficultyO objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da interferência contextual em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo 160 adultos de ambos os sexos. Os participantes divididos em grupos de experientes e inexperientes praticaram uma tarefa simples ou complexa de timing coincidente, sob regime aleatório ou por blocos, totalizando oito grupos experimentais. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade (nominal e funcional). Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não é dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefaThe objective of this study was to investigate the effect of contextual interference due to the lack of functional and nominal task. The study included 160 adults of both sexes. Participants were divided in groups of experience and inexperience, which performed a simple or complex task of coincident timing, under random or blocked schedule. It resulted in eight experimental groups. Performance measures were the absolute, variable, and constant errors. Results did not show differences between random and blocked groups in all conditions of difficult (nominal and functional). Therefore, it was conclude that the effect of contextual interference is not dependent of the nominal and functional difficulties of the taskBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCorrea, Umberto CesarSouza, Thiago de Oliveira2012-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-27032012-135927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-27032012-135927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
The contextual interference effect in motor skill acquisition in terms of functional and nominal difficulties of the task
title O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
spellingShingle O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
Souza, Thiago de Oliveira
Contextual interference
Dificuldade funcional
Dificuldade nominal
Efeito da interferência contextual
Functional difficulty
Nominal difficulty
title_short O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
title_full O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
title_fullStr O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
title_full_unstemmed O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
title_sort O efeito da interferência contextual na aquisição de habilidades motoras em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa
author Souza, Thiago de Oliveira
author_facet Souza, Thiago de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correa, Umberto Cesar
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thiago de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Contextual interference
Dificuldade funcional
Dificuldade nominal
Efeito da interferência contextual
Functional difficulty
Nominal difficulty
topic Contextual interference
Dificuldade funcional
Dificuldade nominal
Efeito da interferência contextual
Functional difficulty
Nominal difficulty
description O objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da interferência contextual em função das dificuldades funcional e nominal da tarefa. Participaram do estudo 160 adultos de ambos os sexos. Os participantes divididos em grupos de experientes e inexperientes praticaram uma tarefa simples ou complexa de timing coincidente, sob regime aleatório ou por blocos, totalizando oito grupos experimentais. As medidas de desempenho foram os erros absoluto, variável e constante. Os resultados não mostraram diferenças entre os grupos de prática aleatória e por blocos em nenhuma das condições de dificuldade (nominal e funcional). Sendo assim, concluiu-se que o efeito da interferência contextual não é dependente das dificuldades funcional e nominal da tarefa
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-27032012-135927/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-27032012-135927/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257416719138816