Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tondin, José Egidio Marin
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-20082009-184625/
Resumo: Na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos e da internet mostram-se fundamentais em todas as áreas da sociedade e a educação não poderia ficar afastada de tal evolução. Dessa forma, o ensino à distância é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional, mostrando-se elemento inovador e estimulante, não só por oferecer recursos variados e complementares à formação do educando mas, principalmente, diante das facilidades inerentes à sua utilização a distância, abrangendo localidades remotas e de difícil acesso, bem como possibilitando minimização de custos e, com isso, permitindo ampla difusão do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se a apuração do interesse e da viabilidade da implantação do curso a distância da disciplina de Fundamentos de Física Nuclear na Pós-Graduação do IPEN, utilizando infra-estrutura de software livre, através da realização de um Projeto Piloto de ensino à distância. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas, através de entrevistas com alunos e professores da Pós-Graduação do IPEN, a fim de avaliar o interesse dos entrevistados na utilização do ensino a distância. Os resultados da referida pesquisa servirão de subsídio para futura implantação do ensino à distância na Pós-Graduação do IPEN, tendo sido constatado o interesse e aceitabilidade por parte dos entrevistados na implantação do referido curso, bem como foram colhidos valiosos dados que servirão de embasamento para possibilitar a criação e implantação, com sucesso, do curso de Pós-Graduação à distância no IPEN.
id USP_f5e1da32c1db415d028df11f5ad185a5
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20082009-184625
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livrePROSPECTION OF IMPLEMENTATION OF DISTANCE LEARNING FOR THE COURSE ON FUNDAMENTALS OF NUCLEAR PHYSICS AT THE GRADUATE COURSE OF IPEN USING FREE SOFTWARE INFRA-STRUCTUREEnsino a distânciaEnsino a distânciaFundamentos de Física NuclearFundamentos de física nuclearSoftware livreSoftware livreNa sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos e da internet mostram-se fundamentais em todas as áreas da sociedade e a educação não poderia ficar afastada de tal evolução. Dessa forma, o ensino à distância é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional, mostrando-se elemento inovador e estimulante, não só por oferecer recursos variados e complementares à formação do educando mas, principalmente, diante das facilidades inerentes à sua utilização a distância, abrangendo localidades remotas e de difícil acesso, bem como possibilitando minimização de custos e, com isso, permitindo ampla difusão do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se a apuração do interesse e da viabilidade da implantação do curso a distância da disciplina de Fundamentos de Física Nuclear na Pós-Graduação do IPEN, utilizando infra-estrutura de software livre, através da realização de um Projeto Piloto de ensino à distância. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas, através de entrevistas com alunos e professores da Pós-Graduação do IPEN, a fim de avaliar o interesse dos entrevistados na utilização do ensino a distância. Os resultados da referida pesquisa servirão de subsídio para futura implantação do ensino à distância na Pós-Graduação do IPEN, tendo sido constatado o interesse e aceitabilidade por parte dos entrevistados na implantação do referido curso, bem como foram colhidos valiosos dados que servirão de embasamento para possibilitar a criação e implantação, com sucesso, do curso de Pós-Graduação à distância no IPEN.In modern society, the utilization of technological resources and of the internet are of fundamental importance in all areas and as such the educational activities have to follow this evolution. In this context, distance learning is a fundamental tool for educational development, being innovative and stimulating , offering a variety of resources that are complementary to the activities of the students. Also it is important to point out that distance learning can be brought to remote regions, of difficult access in many cases, so allowing a wide dissemination of knowledge and also implying in lower costs. The objective of this work is the prospection of the interest and viability of implantation of distance learning in the course on Fundamentals of Nuclear Physics at the graduate course of IPEN, using free software infra-structure , by means of a pilot project on distance learning. The work was developed in three phases. In the first phase, a questionnaire was applied to the students , with the aim of finding out about their profiles and interest in distance learning, before they had contact with the pilot project. In the second phase, other students were interviewed ,also with the objective of knowing their opinion about distance learning ,but after they had access to the pilot project. Finally,the professors of the graduate course of IPEN were consulted, also by means of a questionnaire, in order to know about their interest in the utilization of distance learning. The results obtained in the present work show that distance learning is a welcome pedagogical resource for students as well for teachers; these results will subsidize the future implementation of distance learning in the graduate course of IPEN.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcellos, Marina Beatriz AgostiniTondin, José Egidio Marin2009-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-20082009-184625/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-20082009-184625Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
PROSPECTION OF IMPLEMENTATION OF DISTANCE LEARNING FOR THE COURSE ON FUNDAMENTALS OF NUCLEAR PHYSICS AT THE GRADUATE COURSE OF IPEN USING FREE SOFTWARE INFRA-STRUCTURE
title Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
spellingShingle Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
Tondin, José Egidio Marin
Ensino a distância
Ensino a distância
Fundamentos de Física Nuclear
Fundamentos de física nuclear
Software livre
Software livre
title_short Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
title_full Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
title_fullStr Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
title_full_unstemmed Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
title_sort Prospecção de implementação de ensino à distância  para a disciplina de fundamentos de física nuclear na Pós- Graduação  do Ipen  utilizando  infra - estrutura de software livre
author Tondin, José Egidio Marin
author_facet Tondin, José Egidio Marin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcellos, Marina Beatriz Agostini
dc.contributor.author.fl_str_mv Tondin, José Egidio Marin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino a distância
Fundamentos de Física Nuclear
Fundamentos de física nuclear
Software livre
Software livre
topic Ensino a distância
Ensino a distância
Fundamentos de Física Nuclear
Fundamentos de física nuclear
Software livre
Software livre
description Na sociedade atual a utilização dos recursos tecnológicos e da internet mostram-se fundamentais em todas as áreas da sociedade e a educação não poderia ficar afastada de tal evolução. Dessa forma, o ensino à distância é ferramenta essencial no desenvolvimento educacional, mostrando-se elemento inovador e estimulante, não só por oferecer recursos variados e complementares à formação do educando mas, principalmente, diante das facilidades inerentes à sua utilização a distância, abrangendo localidades remotas e de difícil acesso, bem como possibilitando minimização de custos e, com isso, permitindo ampla difusão do conhecimento. Neste trabalho objetivou-se a apuração do interesse e da viabilidade da implantação do curso a distância da disciplina de Fundamentos de Física Nuclear na Pós-Graduação do IPEN, utilizando infra-estrutura de software livre, através da realização de um Projeto Piloto de ensino à distância. A pesquisa desenvolveu-se em três etapas, através de entrevistas com alunos e professores da Pós-Graduação do IPEN, a fim de avaliar o interesse dos entrevistados na utilização do ensino a distância. Os resultados da referida pesquisa servirão de subsídio para futura implantação do ensino à distância na Pós-Graduação do IPEN, tendo sido constatado o interesse e aceitabilidade por parte dos entrevistados na implantação do referido curso, bem como foram colhidos valiosos dados que servirão de embasamento para possibilitar a criação e implantação, com sucesso, do curso de Pós-Graduação à distância no IPEN.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-20082009-184625/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-20082009-184625/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090896801562624