Um olhar (auto)etnográfico sobre os modos de pensamento monolíngue e não-monolíngue na Escola de Aplicação da Feusp: desafios e potencialidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26062023-141145/ |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a presença de modos de pensamento monolíngue e não monolíngue circulantes na Escola de Aplicação da FEUSP. Apresentam-se aqui episódios recortados do cotidiano de professora-pesquisadora de francês da escola básica, histórias que foram lançadas à condição de método de pesquisa pela autoetnografia (ELLIS, 2004, HOLMAN, JONES, 2005; JONES, ADAMS E ELLIS, 2013) e pelas ideias de Bruner (1997; 2002) e Galvão (2005). As cenas foram analisadas buscando traços do modo de pensamento monolíngue e não monolíngue em ação na sua prática como professora, ou, ao contrário, foram esses acontecimentos que lhe deram a ver estes modos de pensamento. Apresenta-se, ainda, em uma abordagem etnográfica realizada por meio de entrevistas, a investigação dos modos de pensamento dos alunos de famílias de origem estrangeira da escola. A conclusão é que os modos de pensamento monolíngue e não monolíngue coexistem, em um jogo de forças que reflete questões epistemológicas e ontológicas dos participantes da pesquisa. |
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Um olhar (auto)etnográfico sobre os modos de pensamento monolíngue e não-monolíngue na Escola de Aplicação da Feusp: desafios e potencialidadesAn (auto)ethnographic look at the monolingual and nonmonolingual modes of thought at the Feusp Escola de Aplicação: challenges and potentialitiesAutoethnographyAutoetnografiaEducação linguísticaLanguage educationMonolingualismMonolinguismoTranslanguagingTranslinguismoEsta pesquisa investiga a presença de modos de pensamento monolíngue e não monolíngue circulantes na Escola de Aplicação da FEUSP. Apresentam-se aqui episódios recortados do cotidiano de professora-pesquisadora de francês da escola básica, histórias que foram lançadas à condição de método de pesquisa pela autoetnografia (ELLIS, 2004, HOLMAN, JONES, 2005; JONES, ADAMS E ELLIS, 2013) e pelas ideias de Bruner (1997; 2002) e Galvão (2005). As cenas foram analisadas buscando traços do modo de pensamento monolíngue e não monolíngue em ação na sua prática como professora, ou, ao contrário, foram esses acontecimentos que lhe deram a ver estes modos de pensamento. Apresenta-se, ainda, em uma abordagem etnográfica realizada por meio de entrevistas, a investigação dos modos de pensamento dos alunos de famílias de origem estrangeira da escola. A conclusão é que os modos de pensamento monolíngue e não monolíngue coexistem, em um jogo de forças que reflete questões epistemológicas e ontológicas dos participantes da pesquisa.This research investigates the presence of monolingual and non-monolingual modes of thought circulating in the Escola de Aplicação at FEUSP. It is presented episodes from the researcher\'s daily life as a French teacher in elementary school, stories that were launched as a research method by autoethnography (ELLIS, 2004, HOLMAN, JONES, 2005; JONES; ADAMS; ELLIS, 2013) and by the ideas of Bruner (1997; 2002) and Galvão (2005). The scenes were analyzed looking for traces of the monolingual and nonmonolingual way of thinking in action in her practice as a teacher, or, on the contrary, it was these events that made her perceive these ways of thinking. It is also presented, in an ethnographic approach carried out through interviews, the investigation of the ways of thinking of students from families of foreign origin at the school. The conclusion is that the monolingual and non-monolingual modes of thought coexist, in a game of forces that reflects epistemological and ontological questions of the research subjects.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDuboc, Ana Paula MartinezSaraiva, Cláudia Viegas2023-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-26062023-141145/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-27T18:34:26Zoai:teses.usp.br:tde-26062023-141145Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-27T18:34:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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