O paradigma da fluidez do automóvel: burocracias estatais e mobilidade em São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-16062015-124807/ |
Resumo: | A pesquisa busca compreender se e como a trajetória das burocracias municipais ligadas à circulação viária teve e tem efeito sobre o destino das políticas públicas de mobilidade urbana em São Paulo. Os achados permitem argumentar que o insulamento e a capacitação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quando de sua fundação nos anos 1970 lhe possibilitaram estabelecer e manter um paradigma de política o paradigma da fluidez do automóvel. Esse paradigma, por sua vez, impacta negativamente o desempenho do transporte coletivo viário, administrado por uma burocracia historicamente menos capacitada (SPTrans). Programas recentes que enfrentaram o paradigma da fluidez do automóvel são compreendidos como resultado do sucesso do poder executivo municipal em ativar, no sentido da mudança, o trabalho de ambas burocracias (CET e SPTrans). Além de procurar avolumar a agenda de pesquisas sobre Estado e políticas públicas, a presente dissertação pretende ampliar as explicações oferecidas para o crítico status quo da mobilidade urbana em São Paulo, propondo a incorporação da análise de políticas de circulação viária à esparsa investigação sobre mobilidade urbana feita pelas ciências sociais. |
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O paradigma da fluidez do automóvel: burocracias estatais e mobilidade em São PauloThe automobile flow paradigm: state bureaucracies and mobility in São PauloBureaucracyBurocraciaCETCETEstadoMobilidade urbanaPolíticas públicasPublic policyStateTrafficTrânsitoTransportTransportesUrban mobilityA pesquisa busca compreender se e como a trajetória das burocracias municipais ligadas à circulação viária teve e tem efeito sobre o destino das políticas públicas de mobilidade urbana em São Paulo. Os achados permitem argumentar que o insulamento e a capacitação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quando de sua fundação nos anos 1970 lhe possibilitaram estabelecer e manter um paradigma de política o paradigma da fluidez do automóvel. Esse paradigma, por sua vez, impacta negativamente o desempenho do transporte coletivo viário, administrado por uma burocracia historicamente menos capacitada (SPTrans). Programas recentes que enfrentaram o paradigma da fluidez do automóvel são compreendidos como resultado do sucesso do poder executivo municipal em ativar, no sentido da mudança, o trabalho de ambas burocracias (CET e SPTrans). Além de procurar avolumar a agenda de pesquisas sobre Estado e políticas públicas, a presente dissertação pretende ampliar as explicações oferecidas para o crítico status quo da mobilidade urbana em São Paulo, propondo a incorporação da análise de políticas de circulação viária à esparsa investigação sobre mobilidade urbana feita pelas ciências sociais.This research attempts to understand if and how the trajectory of municipal bureaucracies linked to road circulation impact the destiny of urban mobility policies in São Paulo. Evidence leads us to argue that the insulation and empowerment of the Traffic Engineering Company (CET in Portuguese) at the time of its foundation in the 1970s allowed it to establish and maintain a policy paradigm the paradigm of automobile flow. This paradigm impacts negatively the performance of road collective transport, run by a historically less empowered bureaucracy (SPTrans). Recent programs confronting the paradigm of automobile flow are understood to be the result of the success of the municipal executive power in inducing the work of both bureaucracies toward change. Besides intending to add to the research agenda on the State and public policy, this dissertation aims to broaden the explanations regarding the critical status of urban mobility in São Paulo, suggesting the inclusion of the analysis of road-circulation policies in the sparse investigation of urban mobility done by the social sciences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Eduardo Cesar LeãoRequena, Carolina 2015-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-16062015-124807/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-16062015-124807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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