Burocracia, políticas públicas e a demanda da mobilidade urbana pelo DETRAN.SP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21659 |
Resumo: | O presente estudo buscou conceituar a relação do Estado com a sociedade diante a demanda da mobilidade urbana, considerando a variável burocracia. A urbanização desordenada trouxe um grande desafio aos gestores públicos, mobilidade urbana é uma demanda que entra na agenda política a partir do momento em que gera conflito de interesses. Os interesses envolvidos nesse espectro privilegiam o uso do veículo de modo individualizado. Através dessa ótica buscou-se estabelecer uma relação entre o conceito da burocracia no sentido de instrumento de poder e controle e a resposta do Estado para a sociedade no que se refere aos desafios da mobilidade urbana. A coleta de dados foi documental, sendo realizada através das portarias e normativas formuladas pelo DETRAN.SP para organização procedimental dentro do órgão, analisando o cenário em que a instituição encontra-se atualmente e o anterior a sua reestruturação, onde foi revista a burocracia na organização, como no caso das portarias 540/1999 e 101/2016 que regulam o credenciamento dos CFCs, sendo observado que na portaria mais recente as exigências para esse CFCs tornarem-se aptos aumentou de forma significativa quanto a sua estrutura física. Através dessa coleta pode ser percebido que burocracia presente dentro do Estado possui uma função diante à demanda da mobilidade urbana, tendo como resultado uma política pública no campo do tema abordado tem privilegiado o veículo individual em detrimento do coletivo e outras formas de locomoção não motorizadas como as bicicletas. Nesse sentido o DETRAN.SP, como órgão do SNT, demonstra sua contribuição para esse contexto ao materializar essa política pública, sendo esse um quadro que deve ser superado pelo gestor público. |
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Através dessa ótica buscou-se estabelecer uma relação entre o conceito da burocracia no sentido de instrumento de poder e controle e a resposta do Estado para a sociedade no que se refere aos desafios da mobilidade urbana. A coleta de dados foi documental, sendo realizada através das portarias e normativas formuladas pelo DETRAN.SP para organização procedimental dentro do órgão, analisando o cenário em que a instituição encontra-se atualmente e o anterior a sua reestruturação, onde foi revista a burocracia na organização, como no caso das portarias 540/1999 e 101/2016 que regulam o credenciamento dos CFCs, sendo observado que na portaria mais recente as exigências para esse CFCs tornarem-se aptos aumentou de forma significativa quanto a sua estrutura física. Através dessa coleta pode ser percebido que burocracia presente dentro do Estado possui uma função diante à demanda da mobilidade urbana, tendo como resultado uma política pública no campo do tema abordado tem privilegiado o veículo individual em detrimento do coletivo e outras formas de locomoção não motorizadas como as bicicletas. Nesse sentido o DETRAN.SP, como órgão do SNT, demonstra sua contribuição para esse contexto ao materializar essa política pública, sendo esse um quadro que deve ser superado pelo gestor público.The present job sought to conceptualize the relationship between the State and society in the face of the demand for urban mobility through bureaucracy. Disorganized urbanization has brought a great challenge to public managers, urban mobility is a demand that enters the political agenda from the moment it generates conflict of interest. The interests involved in this spectrum privilege the use of the vehicle in an individualized way.Through this perspective, we sought to establish a relationship between the concept of bureaucracy as an instrument of power and control and the response of the State to society regarding the challenges of urban mobility.The data collection was documentary, being performed through the ordinances and regulations formulated by DETRAN.SP for procedural organization within the agency. Analyzing the scenario in which the institution is currently and the previous one to its restructuring, where the bureaucracy in the organization was reviewed, as in the case of ordinances 540/1999 and 101/2016 that regulate the accreditation of CFCs, being observed that in the most recent ordinance the requirements for this CFCs to become fit increased significantly as to its physical structure. Through this collection can be perceived to which bureaucracy present within the State has a function in front of the demand of urban mobility, has as a result a public policy in the field of the subject addressed has privileged the individual vehicle to the detriment of the collective and other forms non-motorized vehicles such as bicycles. In this sense, DETRAN.SP, as an organ of the SNT, demonstrates its contribution to this context by materializing this public policy, which is a framework that must be overcome by the public manager.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização em Gestão Pública MunicipalUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICASão Paulo (Estado). 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