Processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista: perspectiva dos pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haduo, Michele Dias Hayssi Miranda
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05082024-173159/
Resumo: O estudo teve o objetivo de identificar características do processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na perspectiva de seus pais. Foram definidos dois objetivos específicos: Elaborar um questionário online para coletar informações sobre o desenvolvimento das habilidades metafonológicas e sobre o processo de alfabetização especificamente para crianças com TEA; Aplicar e descrever os achados sobre o desenvolvimento das habiidades metafonológicas de crianças autistas e suas relações com a alfabetização sob a perspectiva dos pais, por meio do instrumento. O questionário elaborado se enquadra na categoria mista, totalizando 67 questões, com perguntas fechadas (58 questões) e abertas (9 questões), que versam sobre o tema alvo do estudo e cadastrado em uma plataforma digital para ser veiculado por meio eletrônico. Houve análise do questionário por juízes, antes da sua aplicação. Os quesitos analisados foram: enunciados, opções de resposta, número de perguntas, clareza dos itens (linguagem), pertinência das questões e ordem das perguntas. Foram computados 245 questionários, mas somente 57 atendiam aos critérios de inclusão. A análise estatística para as questões abertas foi realizada por análise categorial, agrupando as respostas em categorias representadas por palavras-chave em um quadro de análise. As informações do primeiro e segundo ano escolar foram analisadas usando o programa eletrônico GraphPad Prism® 9.0.0. Nas questões fechadas, para verificar correlação foi empregado o coeficiente de correlação de Spearman (rS) para distribuição não-normal. As diferenças consideradas foram estatisticamente significantes quando p foi menor que 5% (p<0,05). Para os estudantes do terceiro, quarto e quinto ano escolar, os dados foram apresentados com estatística descritiva devido ao número reduzido de questionários de participantes. Os resultados apontaram quanto ao questionário que o instrumento construído foi fundamental para a coleta de informações de modo a compreender, identificar e analisar as características do processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com TEA. Houve correlação estatisticamente significante entre diversas habilidades metafonológicas com habilidades de linguagem expressiva e receptiva, escrita e leitura para o primeiro e segundo do ensino fundamental. Para o terceiro, quarto e quinto anos, houve extensa variabilidade de dados e observou-se declínio do desempenho de acordo com o passar dos anos escolares em algumas habilidades metafonológicas. A heterogeneidade de dados no público com TEA, se tratando das habilidades metafonológicas, de leitura e escrita, impacta no desenvolvimento pleno da linguagem escrita e desempenho acadêmico, dificultando também a organização em padrão de amostragem e na elaboração de recursos e metodologias de ensino que facilitem esta aquisição.
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O questionário elaborado se enquadra na categoria mista, totalizando 67 questões, com perguntas fechadas (58 questões) e abertas (9 questões), que versam sobre o tema alvo do estudo e cadastrado em uma plataforma digital para ser veiculado por meio eletrônico. Houve análise do questionário por juízes, antes da sua aplicação. Os quesitos analisados foram: enunciados, opções de resposta, número de perguntas, clareza dos itens (linguagem), pertinência das questões e ordem das perguntas. Foram computados 245 questionários, mas somente 57 atendiam aos critérios de inclusão. A análise estatística para as questões abertas foi realizada por análise categorial, agrupando as respostas em categorias representadas por palavras-chave em um quadro de análise. As informações do primeiro e segundo ano escolar foram analisadas usando o programa eletrônico GraphPad Prism® 9.0.0. Nas questões fechadas, para verificar correlação foi empregado o coeficiente de correlação de Spearman (rS) para distribuição não-normal. As diferenças consideradas foram estatisticamente significantes quando p foi menor que 5% (p<0,05). Para os estudantes do terceiro, quarto e quinto ano escolar, os dados foram apresentados com estatística descritiva devido ao número reduzido de questionários de participantes. Os resultados apontaram quanto ao questionário que o instrumento construído foi fundamental para a coleta de informações de modo a compreender, identificar e analisar as características do processo de aquisição de habilidades metafonológicas e alfabetização de crianças com TEA. Houve correlação estatisticamente significante entre diversas habilidades metafonológicas com habilidades de linguagem expressiva e receptiva, escrita e leitura para o primeiro e segundo do ensino fundamental. Para o terceiro, quarto e quinto anos, houve extensa variabilidade de dados e observou-se declínio do desempenho de acordo com o passar dos anos escolares em algumas habilidades metafonológicas. A heterogeneidade de dados no público com TEA, se tratando das habilidades metafonológicas, de leitura e escrita, impacta no desenvolvimento pleno da linguagem escrita e desempenho acadêmico, dificultando também a organização em padrão de amostragem e na elaboração de recursos e metodologias de ensino que facilitem esta aquisição.The study aimed to identify characteristics of the process of acquiring metaphonological and literacy skills in children with Autism Spectrum Disorder (ASD), from the perspective of their parents. Two specific objectives were defined: Develop an online questionnaire to collect information about the development of metaphonological skills and the literacy process specifically for children with ASD; Apply and describe the findings on the development of metaphonological skills in autistic children and their relationships with literacy from the parents\' perspective, using the instrument. The questionnaire prepared falls into the mixed category, totaling 67 questions, with closed (58 questions) and open (9 questions) questions, which deal with the target topic of the study and registered on a digital platform to be transmitted electronically. The questionnaire was analyzed by judges before its application. The items analyzed were: statements, answer options, number of questions, clarity of items (language), relevance of questions and order of questions. 245 questionnaires were computed, but only 57 met the inclusion criteria. Statistical analysis for open questions was performed using categorical analysis, grouping responses into categories represented by keywords in an analysis table. Information from the first and second school year was analyzed using the electronic program GraphPad Prism® 9.0.0. In closed questions, to check correlation, Spearman\'s correlation coefficient (rS) was used for non-normal distribution. The differences considered were statistically significant when p was less than 5% (p<0.05). For students in the third, fourth and fifth year of school, data were presented with descriptive statistics due to the reduced number of participant questionnaires. The results showed regarding the questionnaire that the constructed instrument was fundamental for collecting information in order to understand, identify and analyze the characteristics of the process of acquiring metaphonological and literacy skills of children with ASD. There was a statistically significant correlation between several metaphonological skills and expressive and receptive language, writing and reading skills for first and second elementary school students. For the third, fourth and fifth years, there was extensive data variability and a decline in performance was observed as the school years passed in some metaphonological skills. The heterogeneity of data in the public with ASD, when it comes to metaphonological, reading and writing skills, impacts the full development of written language and academic performance, also making it difficult to organize a sampling pattern and develop resources and teaching methodologies that facilitate this acquisition.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLamonica, Dionisia Aparecida CusinHaduo, Michele Dias Hayssi Miranda2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-05082024-173159/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-05082024-173159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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