Videoarte no MAC-USP: o suporte de ideias nos anos 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Carolina Amaral de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-31082022-112713/
Resumo: Entre as novas práticas que invadiram museus e galerias nos anos 1970, o vídeo se destacou pelo imenso interesse que despertava, mas também pela dificuldade de acesso a sua tecnologia. Nesse contexto, as iniciativas do MAC-USP, dirigido por Walter Zanini, foram fundamentais para que os artistas pudessem se apropriar desse suporte, utilizando-o para transmitir suas idéias aos moldes da tendência conceitualista em voga: através de um veículo reprodutível, com grande potencial de alcance, rompiam com as características almejadas pelo mercado para democratizar o acesso à arte e inseri-la em espaços cotidianos. A relação fraternal entre o VT e a TV foi marcada pelo conflito e por uma proposta de subversão da mídia televisiva, que alcançava hegemonia na época ao unir os interesses de grandes empresários com os desejos da ditadura militar vigente no país. Nas mãos dos artistas, o vídeo adquiria um caráter crítico da sociedade e um potencial criativo, sintonizado com o experimentalismo e com o ambiente da contracultura. A videoarte, em seu início, encontrou apoio em uma instituição museológica, o que foi fundamental para sua consolidação e seu reconhecimento como prática artística. Esse processo de institucionalização ocorreu principalmente entre os anos de 1974 e 1978 período em que esta pesquisa está centrada , intervalo entre duas exposições: a Video Art, no Instituto de Arte Contemporânea da Universidade da Pensilvânia, para a qual Walter Zanini foi convidado a selecionar artistas brasileiros (os vídeos produzidos para a mostra datam de 1974, embora ela só tenha ocorrido em janeiro de 1975); e o I Encontro Internacional de Vídeo Arte de São Paulo, realizado no MIS. A opção por dois eventos de caráter internacional - sendo que nenhum deles sediado no MAC-USP - reflete a consolidação da videoarte nos anos em que ocorreram as iniciativas do museu abordadas pela pesquisa. Se, no primeiro caso, os artistas brasileiros enfrentaram adversidades para participar da exposição norte-americana, mas fundaram uma primeira geração de videoartistas; no segundo, um encontro internacional de vídeo em São Paulo serviu de vitrine para as várias produções brasileiras e mundiais dos anos anteriores
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A relação fraternal entre o VT e a TV foi marcada pelo conflito e por uma proposta de subversão da mídia televisiva, que alcançava hegemonia na época ao unir os interesses de grandes empresários com os desejos da ditadura militar vigente no país. Nas mãos dos artistas, o vídeo adquiria um caráter crítico da sociedade e um potencial criativo, sintonizado com o experimentalismo e com o ambiente da contracultura. A videoarte, em seu início, encontrou apoio em uma instituição museológica, o que foi fundamental para sua consolidação e seu reconhecimento como prática artística. Esse processo de institucionalização ocorreu principalmente entre os anos de 1974 e 1978 período em que esta pesquisa está centrada , intervalo entre duas exposições: a Video Art, no Instituto de Arte Contemporânea da Universidade da Pensilvânia, para a qual Walter Zanini foi convidado a selecionar artistas brasileiros (os vídeos produzidos para a mostra datam de 1974, embora ela só tenha ocorrido em janeiro de 1975); e o I Encontro Internacional de Vídeo Arte de São Paulo, realizado no MIS. A opção por dois eventos de caráter internacional - sendo que nenhum deles sediado no MAC-USP - reflete a consolidação da videoarte nos anos em que ocorreram as iniciativas do museu abordadas pela pesquisa. Se, no primeiro caso, os artistas brasileiros enfrentaram adversidades para participar da exposição norte-americana, mas fundaram uma primeira geração de videoartistas; no segundo, um encontro internacional de vídeo em São Paulo serviu de vitrine para as várias produções brasileiras e mundiais dos anos anterioresWithin the new practices that invaded museums and galleries in the seventies, video was the most evidenced by the great interest it brought, but also by the difficult access to its technology. In this context, the MAC-USP initiatives, under the direction of Walter Zanini, where essential so that artists could appropriate this support, using it to communicate their ideas embodied in the conceptualist trend of the time: through a reproductive vehicle, with great potential amplitude, breaking with aspired market intentions and thus creating a more democratic access to art and introducing it to more common spaces. The fraternal relation between the VT and TV was marked by conflict and by a proposal of subversion of television media, which achieved hegemony at the time combining the interests of big companies and the desires of the military dictatorship regime. In the hand of artists, video acquired a criticai view of society and a Creative potential, tuned with the experimentalism of the contra culture environment. Video art, in this scenario, in the beginning found support in a museum institution, which was fundamental for its consolidation and approval as an artistic practice. This institutionalized process occurred mainly during the years of 1974 and 1978, period determined by the focus on two exhibitions: the Video Art in the Contemporary Art Institute of the University of Pennsylvania, where Zanini ended up being invited for the selection of Brazilians (the videos for the exhibition date from 1974, although it only happened in January 1975); and the First São Paulos International Video Art Meeting, held in the MIS. The option of two events of intemational value - considering none occurred in the MAC-USP - reflects the consolidation of video art during the years of the initiatives of the museum object of this research. If, in the First case, Brazilian artists faced adversity to take part in the North American exhibition, but established the first generation of video artists; in the second, an intemational video meeting in São Paulo became a window for Brazilian and world productions of earlier yearsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPeccinini, Daisy Valle MachadoAguiar, Carolina Amaral de2007-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-31082022-112713/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-31T14:40:11Zoai:teses.usp.br:tde-31082022-112713Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-31T14:40:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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