A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01112011-111616/ |
Resumo: | Nesta pesquisa estudamos a Biologia do Conhecer do epistemólogo chileno Humberto Maturana e discutimos as implicações educacionais da mesma. Foram investigadas as concepções sobre a relação pedagógica de 46 professores de ciências em exercício que aceitaram participar deste estudo exploratório com o objetivo de identificar o quanto essas concepções docentes se aproximavam ou se distanciavam das ideias propostas por Maturana. Para obter as concepções dos professores foi elaborado um com uma escala do tipo Likert com notas de 1 a 9. Além disso, se pediu ao professor que respondesse por extenso a quatro questões dissertativas. A análise quantitativa dos dados obtidos pela escala Likert, foi feita utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) e o teste Tukey para comparação de médias. Os textos produzidos pelos professores foram analisados qualitativamente pelo método dedutivo utilizando três categorias teóricas. Os resultados mostram que as concepções expressas pelos professores se distanciam das ideias de Maturana. A emoção em sala de aula é considerada de extrema importância, mas a razão é ainda mais valorizada, o conhecimento é considerado o fundamento do humano. Em geral não se valoriza o diálogo, e aparentemente o professor desempenha seu trabalho utilizando uma máscara social. Finalmente se discute que a relação de ensino/aprendizagem deveria promover relações humanas na sala de aula, e se as ideias de Maturana fossem discutidas durante o processo de formação inicial e continuada de professores, poderiam estimular a reflexão do professor e gerar a possibilidade de transformações na relação pedagógica destes profissionais. |
id |
USP_f895c13bb6839c0968bdaadd9c440fc6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-01112011-111616 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecerThe classroom, be together and the transformation from the perspective of Biology of CognitionBiologia do ConhecerBiology of CognitionHumberto MaturanaHumberto MaturanaPedagogical relationshipRelação pedagógicaNesta pesquisa estudamos a Biologia do Conhecer do epistemólogo chileno Humberto Maturana e discutimos as implicações educacionais da mesma. Foram investigadas as concepções sobre a relação pedagógica de 46 professores de ciências em exercício que aceitaram participar deste estudo exploratório com o objetivo de identificar o quanto essas concepções docentes se aproximavam ou se distanciavam das ideias propostas por Maturana. Para obter as concepções dos professores foi elaborado um com uma escala do tipo Likert com notas de 1 a 9. Além disso, se pediu ao professor que respondesse por extenso a quatro questões dissertativas. A análise quantitativa dos dados obtidos pela escala Likert, foi feita utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) e o teste Tukey para comparação de médias. Os textos produzidos pelos professores foram analisados qualitativamente pelo método dedutivo utilizando três categorias teóricas. Os resultados mostram que as concepções expressas pelos professores se distanciam das ideias de Maturana. A emoção em sala de aula é considerada de extrema importância, mas a razão é ainda mais valorizada, o conhecimento é considerado o fundamento do humano. Em geral não se valoriza o diálogo, e aparentemente o professor desempenha seu trabalho utilizando uma máscara social. Finalmente se discute que a relação de ensino/aprendizagem deveria promover relações humanas na sala de aula, e se as ideias de Maturana fossem discutidas durante o processo de formação inicial e continuada de professores, poderiam estimular a reflexão do professor e gerar a possibilidade de transformações na relação pedagógica destes profissionais.In this research we study the biology of Cognition of the Chilean epistemologist Humberto Maturana, and discuss his educational implications to the pedagogical relationship teacher-student-knowledge. We investigate also the conceptions of the pedagogical relationship of 46 active science teachers who agreed to participate in this exploratory study. The goal was to identify how close conceptions of science teachers are from the ideas proposed by Maturana. To get teachers ideas was prepared test asking if they agree or not with 15 ideas adapted from the works of the author, through a Likert-type scale with notes from 1 to 9. In addition, teachers were asked to respond in writing to four questions in order to share their criticisms, suggestions and thoughts about the test and also about the ideas of Maturana. The quantitative analysis of data obtained by scale Likert was made using the test analysis of variance (ANOVA) and Tukey test for comparison of averages. The texts produced by the teachers were analyzed qualitatively by deductive method using three theoretical categories. The results show ideas expressed by teachers do not match those from Maturana. The emotion in the classroom is considered of extreme importance, but the reason is even more valued, as knowledge is considered the foundation of human. In general the dialogue is not valued, and the teacher plays his role using a social mask. Finally it discusses that the relationship of teaching/learning should promote human relationships in the classroom. And that Maturana\'s ideas, discussed during the process of initial and continuous training of teachers, could stimulate the reflection of the teacher and generate the possibility of changes in pedagogical relationship of these professionals.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMalachias, Maria Elena InfanteContreiras, Jacqueline Camargo Nogueira2011-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01112011-111616/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-01112011-111616Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer The classroom, be together and the transformation from the perspective of Biology of Cognition |
title |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer |
spellingShingle |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer Contreiras, Jacqueline Camargo Nogueira Biologia do Conhecer Biology of Cognition Humberto Maturana Humberto Maturana Pedagogical relationship Relação pedagógica |
title_short |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer |
title_full |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer |
title_fullStr |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer |
title_full_unstemmed |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer |
title_sort |
A sala de aula, o estar junto e a transformação sob a perspectiva da biologia do conhecer |
author |
Contreiras, Jacqueline Camargo Nogueira |
author_facet |
Contreiras, Jacqueline Camargo Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Malachias, Maria Elena Infante |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contreiras, Jacqueline Camargo Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biologia do Conhecer Biology of Cognition Humberto Maturana Humberto Maturana Pedagogical relationship Relação pedagógica |
topic |
Biologia do Conhecer Biology of Cognition Humberto Maturana Humberto Maturana Pedagogical relationship Relação pedagógica |
description |
Nesta pesquisa estudamos a Biologia do Conhecer do epistemólogo chileno Humberto Maturana e discutimos as implicações educacionais da mesma. Foram investigadas as concepções sobre a relação pedagógica de 46 professores de ciências em exercício que aceitaram participar deste estudo exploratório com o objetivo de identificar o quanto essas concepções docentes se aproximavam ou se distanciavam das ideias propostas por Maturana. Para obter as concepções dos professores foi elaborado um com uma escala do tipo Likert com notas de 1 a 9. Além disso, se pediu ao professor que respondesse por extenso a quatro questões dissertativas. A análise quantitativa dos dados obtidos pela escala Likert, foi feita utilizando o teste de análise de variância (ANOVA) e o teste Tukey para comparação de médias. Os textos produzidos pelos professores foram analisados qualitativamente pelo método dedutivo utilizando três categorias teóricas. Os resultados mostram que as concepções expressas pelos professores se distanciam das ideias de Maturana. A emoção em sala de aula é considerada de extrema importância, mas a razão é ainda mais valorizada, o conhecimento é considerado o fundamento do humano. Em geral não se valoriza o diálogo, e aparentemente o professor desempenha seu trabalho utilizando uma máscara social. Finalmente se discute que a relação de ensino/aprendizagem deveria promover relações humanas na sala de aula, e se as ideias de Maturana fossem discutidas durante o processo de formação inicial e continuada de professores, poderiam estimular a reflexão do professor e gerar a possibilidade de transformações na relação pedagógica destes profissionais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01112011-111616/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-01112011-111616/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256590077394944 |