Aprendizagem implícita em crianças com desordens específicas de aprendizagem - DEA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-25112019-175022/ |
Resumo: | Diferenças no desenvolvimento cognitivo, em virtude do défice de memória e défice fonológico, dentre outros, são encontradas em crianças com desordem específica de aprendizagem-DEA, tais como a dislexia e a discalculia do desenvolvimento. Isso ocorre em função da comorbidade entre défices na matemática e realização de leitura, os quais podem ser responsáveis por um efeito negativo no desenvolvimento da Aprendizagem Implícita-AI. Esta se caracteriza por um sistema que possibilita ao sujeito, por exposição pertinente, encontrar regularidades no ambiente. Os paradigmas clássicos e mais recorrentes para avaliar a AI são a aprendizagem de gramática artificial (AGL) e o tempo de reação em tarefas seriadas (SRTT) que, por sua vez, evidenciam resultados variados. Este estudo investigou se perturbação no mecanismo da AI pode estar relacionada às dificuldades associadas à dislexia e a discalculia do desenvolvimento, por meio da AGL e SRTT. Foi também verificado qual paradigma desvela ser mais sensível para acessar a AI, e qual deles se associa com aprendizagem de leitura, escrita e aritmética dos sujeitos. Os paradigmas foram aplicados a dois grupos experimentais: i) com e sem dislexia do desenvolvimento do ensino fundamental (primeiro e segundo ciclo) de escola pública e particular; ii) com e sem discalculia do desenvolvimento do ensino fundamental (primeiro ciclo) de escola pública. Os dois grupos experimentais foram emparelhados conforme nível sócio econômico, rede de ensino, escolaridade, gênero, idade cronológica e dificuldades em leitura, escrita e aritmética. As crianças com dislexia e discalculia não apresentaram pertubações no processo da AI. O paradigma AGL revelou ser mais sensível para aferir processos implícitos, quando comparado com o paradigma SRTT; para identificar qualitativamente as diferenças no processo de aquisição da AI ocoridas entre o grupo com e sem dislexia; além de exibir maior associação entre aprendizagem de leitura/escrita e aritmética nos distintos grupos experimentais |
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