Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Virgínia Maria Ferraz de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-01042020-114755/
Resumo: O objetivo do presente estudo compreende a análise das estratégias adotadas pelo consumidor por ocasião da seleção, aquisição e uso dos alimentos, no que tange o conteúdo informativo das embalagens de alimentos. Realizou-se um Estudo Exploratório Internacional Comparado (EEIC), segundo a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo. O enfoque da pesquisa voltou-se para os aspectos relacionados à identificação da estrutura ordenada de preferência pelos atributos de uma dada categoria de produto alimentício. A abordagem sistêmica contribuiu para ressaltar que a comunicação dos atributos do produto é feita em função do seu público consumidor. Concluí-se que a adoção de medidas que levem em consideração a relevância dos atributos do produto, bem como as peculiaridades de cada cultura irão subsidiar a tomada de decisão dos profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento da embalagem, no sentido de buscar o aprimoramento do conjunto de informações voltado para a promoção e venda dos gêneros alimentícios, segundo as exigências do mercado de consumo. A busca constante pela atualização, modernização e padronização das informações contidas nas embalagens de alimentos evitará que o consumidor desenvolva conceitos errôneos e/ou empregue inadequadamente um determinado produto alimentício em sua dieta alimentar diária.
id USP_f96710b68eeab26f6408e2c3354250f4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01042020-114755
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumoInformative content of food packaging: an exploratory international comparative study, from the point of view of Brazilian and American production and consumption agents. São Paulo, 2000ComércioConsumo de AlimentosEmbalagens de AlimentosNot availableRotulagem de AlimentosO objetivo do presente estudo compreende a análise das estratégias adotadas pelo consumidor por ocasião da seleção, aquisição e uso dos alimentos, no que tange o conteúdo informativo das embalagens de alimentos. Realizou-se um Estudo Exploratório Internacional Comparado (EEIC), segundo a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo. O enfoque da pesquisa voltou-se para os aspectos relacionados à identificação da estrutura ordenada de preferência pelos atributos de uma dada categoria de produto alimentício. A abordagem sistêmica contribuiu para ressaltar que a comunicação dos atributos do produto é feita em função do seu público consumidor. Concluí-se que a adoção de medidas que levem em consideração a relevância dos atributos do produto, bem como as peculiaridades de cada cultura irão subsidiar a tomada de decisão dos profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento da embalagem, no sentido de buscar o aprimoramento do conjunto de informações voltado para a promoção e venda dos gêneros alimentícios, segundo as exigências do mercado de consumo. A busca constante pela atualização, modernização e padronização das informações contidas nas embalagens de alimentos evitará que o consumidor desenvolva conceitos errôneos e/ou empregue inadequadamente um determinado produto alimentício em sua dieta alimentar diária.This study examined the effect of the information content on the consumer\'s strategies when selecting, acquiring and using foods. Based on the bibliography about these issues, an exploratory international comparative study has been carried out, from the point of view of Brazilian and American production and consumption agents. The study attempted to obtain new information on the preference structure of consumer through a list of attributes of a food item which is commercialized in both countries studied. The proposed systemic approach has demonstrated to be helpful for recognition that the communication of the attributes of a food item is done based on the behavior of the consumer in relation to the use that he or she makes of the information contained on food packaging. Briefly stated the adoption of measures which take in consideration the ranking of the attributes of a food item, as well the peculiar characteristics of each culture might contribute to facilitate the made decision of professionals charged in the process for package development to improve the presentation of a set of information, for the publicity and sales of foodstuffs according to the demands of the market. The search for a set of information up-to-date, modem and standardized might help the consumers to use property a foodstuff in their daily feed diet.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Rubens da CostaCastro, Virgínia Maria Ferraz de2000-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-01042020-114755/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-04-01T17:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-01042020-114755Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-04-01T17:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
Informative content of food packaging: an exploratory international comparative study, from the point of view of Brazilian and American production and consumption agents. São Paulo, 2000
title Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
spellingShingle Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
Castro, Virgínia Maria Ferraz de
Comércio
Consumo de Alimentos
Embalagens de Alimentos
Not available
Rotulagem de Alimentos
title_short Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
title_full Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
title_fullStr Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
title_full_unstemmed Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
title_sort Conteúdo informativo das embalagens de alimentos: um estudo exploratório internacional comparado, sob a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo
author Castro, Virgínia Maria Ferraz de
author_facet Castro, Virgínia Maria Ferraz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rubens da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Virgínia Maria Ferraz de
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio
Consumo de Alimentos
Embalagens de Alimentos
Not available
Rotulagem de Alimentos
topic Comércio
Consumo de Alimentos
Embalagens de Alimentos
Not available
Rotulagem de Alimentos
description O objetivo do presente estudo compreende a análise das estratégias adotadas pelo consumidor por ocasião da seleção, aquisição e uso dos alimentos, no que tange o conteúdo informativo das embalagens de alimentos. Realizou-se um Estudo Exploratório Internacional Comparado (EEIC), segundo a ótica brasileira e norte-americana dos agentes de produção e consumo. O enfoque da pesquisa voltou-se para os aspectos relacionados à identificação da estrutura ordenada de preferência pelos atributos de uma dada categoria de produto alimentício. A abordagem sistêmica contribuiu para ressaltar que a comunicação dos atributos do produto é feita em função do seu público consumidor. Concluí-se que a adoção de medidas que levem em consideração a relevância dos atributos do produto, bem como as peculiaridades de cada cultura irão subsidiar a tomada de decisão dos profissionais envolvidos no processo de desenvolvimento da embalagem, no sentido de buscar o aprimoramento do conjunto de informações voltado para a promoção e venda dos gêneros alimentícios, segundo as exigências do mercado de consumo. A busca constante pela atualização, modernização e padronização das informações contidas nas embalagens de alimentos evitará que o consumidor desenvolva conceitos errôneos e/ou empregue inadequadamente um determinado produto alimentício em sua dieta alimentar diária.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-01042020-114755/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6133/tde-01042020-114755/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090272068370432