Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/ |
Resumo: | A dissertação focaliza as teorias dos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá sobre a mistura de pessoas enquanto operadores da alteridade na Terra Indigena São Jerônimo (TI SJ, Paraná, Brasil), antigo aldeamento indígena, hoje compartilhado por diferentes povos indígenas. Através de uma abordagem que contrapõe as teorias indígenas às políticas públicas, revisita-se os conceitos de aculturação mobilizados nas dinâmicas voltadas para povos indígenas no Brasil meridional. Por meio da análise bibliográfica, identifica-se duas acepções do conceito de aculturação da antropologia: uma etapista de viés assimilacionista, amplamente conhecida pela literatura antropológica brasileira e vinculada às políticas públicas; a outra, menos conhecida, expressa um entendimento êmico do conceito, mobilizado por etnólogos alemães americanistas na virada do século XIX para o XX ao descrever relações entre diferentes povos indígenas, como sugeriu Peter Gow (2015). A pesquisa etnográfica, por sua vez, realizada junto aos moradores de São Jerônimo, enuncia a teoria indígena da mistura e os lados, que expressam as dinâmicas da divisão política interna da TI. Acompanha-se a concepção e prática dos protocolos de reclassificação da exogamia operacionalizados pelos Kaingang, que passou a incluir os Guarani e Xetá como potenciais iambré (genros). A mistura emerge como uma solução criativa processada pelos indígenas de SJ, de modo a explicar as composições de humanidades plenamente indígenas de pessoas oriundas de uniões kaingang-guarani, guarani-xetá e kaingang-xetá, e destes com não-indígenas. A teoria indígena da mistura se opõe, por outro lado, à noção de mestiço, usada pelo órgão indigenista. Os moradores indígenas de São Jerônimo lançam mão do conceito de mestiço para questionar a integridade humana. Inspirada na \'teoria da ação melanesista\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) e na \'teoria da afinidade amazônica\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) esta monografia busca revelar os \'feixes de relações\' que atualizam as políticas de alteridade em São Jerônimo |
id |
USP_fa8f525d6a3107c42ddb785f5a4fc372 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13052022-144603 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)Indigenous theories of mixture: politics, sides and person composition in the Indigenous Territory São Jerônimo (Paraná, Brazil)AcculturationAculturação GuaraniGuaraniIndigenous Mixture PoliciesKaingangKaingangNoção de pessoaPerson notionPolíticas Indígenas da MisturaXetáXetáA dissertação focaliza as teorias dos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá sobre a mistura de pessoas enquanto operadores da alteridade na Terra Indigena São Jerônimo (TI SJ, Paraná, Brasil), antigo aldeamento indígena, hoje compartilhado por diferentes povos indígenas. Através de uma abordagem que contrapõe as teorias indígenas às políticas públicas, revisita-se os conceitos de aculturação mobilizados nas dinâmicas voltadas para povos indígenas no Brasil meridional. Por meio da análise bibliográfica, identifica-se duas acepções do conceito de aculturação da antropologia: uma etapista de viés assimilacionista, amplamente conhecida pela literatura antropológica brasileira e vinculada às políticas públicas; a outra, menos conhecida, expressa um entendimento êmico do conceito, mobilizado por etnólogos alemães americanistas na virada do século XIX para o XX ao descrever relações entre diferentes povos indígenas, como sugeriu Peter Gow (2015). A pesquisa etnográfica, por sua vez, realizada junto aos moradores de São Jerônimo, enuncia a teoria indígena da mistura e os lados, que expressam as dinâmicas da divisão política interna da TI. Acompanha-se a concepção e prática dos protocolos de reclassificação da exogamia operacionalizados pelos Kaingang, que passou a incluir os Guarani e Xetá como potenciais iambré (genros). A mistura emerge como uma solução criativa processada pelos indígenas de SJ, de modo a explicar as composições de humanidades plenamente indígenas de pessoas oriundas de uniões kaingang-guarani, guarani-xetá e kaingang-xetá, e destes com não-indígenas. A teoria indígena da mistura se opõe, por outro lado, à noção de mestiço, usada pelo órgão indigenista. Os moradores indígenas de São Jerônimo lançam mão do conceito de mestiço para questionar a integridade humana. Inspirada na \'teoria da ação melanesista\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) e na \'teoria da afinidade amazônica\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) esta monografia busca revelar os \'feixes de relações\' que atualizam as políticas de alteridade em São JerônimoThe dissertation focuses the theories of the Kaingang, Guarani and Xetá indigenous people about the \'mixture of people\' as operators of alterity in the São Jerônimo Indigenous Territory (TI SJ, Paraná, Brazil), a former indigenous settlement, today shared by different indigenous people. Through an approach that contrasts indigenous theories with public policies, the concepts of acculturation mobilized in the dynamics directed towards indigenous people in southern Brazil are revisited. Through the bibliographical analysis, two meanings of the concept of acculturation in anthropology are identified: one of stages, with an assimilationist bias, widely known in the Brazilian anthropological literature and linked to public policies; the other, less known, expresses an emic understanding of the concept, mobilized by German Americanist ethnologists at the turn of the 19th to the 20th century when describing relationships between different indigenous people, as suggested by Peter Gow (2015). The ethnographic research, in turn, carried out with the residents of São Jerônimo, enunciates the indigenous theories of mixture and the sides, which express the dynamics of the territory internal political division. The conception and practice of the exogamy reclassification protocols operated by the Kaingang is observed, which includes the Guarani and Xetá as potential iambre (son-in-law). The mixture emerges as a creative solution processed by the indigenous people of SJ, in order to explain the compositions of fully indigenous humanities from people descendent from kaingang-guarani, guarani-xetá and kaingang-xetá unions, and of these with non-indigenous people. The indigenous theories of mixture is opposed, on the other hand, to the notion of \"mestizo\" used by the indigenous state agency. The indigenous inhabitants of São Jerônimo use the concept of mestizo to question human integrity. Inspired by the \'theory of Melanesist action\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) and in the \'theory of Amazonian affinity\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) this monography seeks to reveal the \'beams of relations\' that update the politics of alterity in São JerônimoBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmoroso, Marta RosaHesse, Roberta de Queiroz2021-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-16T15:39:36Zoai:teses.usp.br:tde-13052022-144603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-16T15:39:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) Indigenous theories of mixture: politics, sides and person composition in the Indigenous Territory São Jerônimo (Paraná, Brazil) |
title |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) |
spellingShingle |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) Hesse, Roberta de Queiroz Acculturation Aculturação Guarani Guarani Indigenous Mixture Policies Kaingang Kaingang Noção de pessoa Person notion Políticas Indígenas da Mistura Xetá Xetá |
title_short |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) |
title_full |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) |
title_fullStr |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) |
title_full_unstemmed |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) |
title_sort |
Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil) |
author |
Hesse, Roberta de Queiroz |
author_facet |
Hesse, Roberta de Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amoroso, Marta Rosa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hesse, Roberta de Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acculturation Aculturação Guarani Guarani Indigenous Mixture Policies Kaingang Kaingang Noção de pessoa Person notion Políticas Indígenas da Mistura Xetá Xetá |
topic |
Acculturation Aculturação Guarani Guarani Indigenous Mixture Policies Kaingang Kaingang Noção de pessoa Person notion Políticas Indígenas da Mistura Xetá Xetá |
description |
A dissertação focaliza as teorias dos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá sobre a mistura de pessoas enquanto operadores da alteridade na Terra Indigena São Jerônimo (TI SJ, Paraná, Brasil), antigo aldeamento indígena, hoje compartilhado por diferentes povos indígenas. Através de uma abordagem que contrapõe as teorias indígenas às políticas públicas, revisita-se os conceitos de aculturação mobilizados nas dinâmicas voltadas para povos indígenas no Brasil meridional. Por meio da análise bibliográfica, identifica-se duas acepções do conceito de aculturação da antropologia: uma etapista de viés assimilacionista, amplamente conhecida pela literatura antropológica brasileira e vinculada às políticas públicas; a outra, menos conhecida, expressa um entendimento êmico do conceito, mobilizado por etnólogos alemães americanistas na virada do século XIX para o XX ao descrever relações entre diferentes povos indígenas, como sugeriu Peter Gow (2015). A pesquisa etnográfica, por sua vez, realizada junto aos moradores de São Jerônimo, enuncia a teoria indígena da mistura e os lados, que expressam as dinâmicas da divisão política interna da TI. Acompanha-se a concepção e prática dos protocolos de reclassificação da exogamia operacionalizados pelos Kaingang, que passou a incluir os Guarani e Xetá como potenciais iambré (genros). A mistura emerge como uma solução criativa processada pelos indígenas de SJ, de modo a explicar as composições de humanidades plenamente indígenas de pessoas oriundas de uniões kaingang-guarani, guarani-xetá e kaingang-xetá, e destes com não-indígenas. A teoria indígena da mistura se opõe, por outro lado, à noção de mestiço, usada pelo órgão indigenista. Os moradores indígenas de São Jerônimo lançam mão do conceito de mestiço para questionar a integridade humana. Inspirada na \'teoria da ação melanesista\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) e na \'teoria da afinidade amazônica\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) esta monografia busca revelar os \'feixes de relações\' que atualizam as políticas de alteridade em São Jerônimo |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090678775349248 |