Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hesse, Roberta de Queiroz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/
Resumo: A dissertação focaliza as teorias dos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá sobre a mistura de pessoas enquanto operadores da alteridade na Terra Indigena São Jerônimo (TI SJ, Paraná, Brasil), antigo aldeamento indígena, hoje compartilhado por diferentes povos indígenas. Através de uma abordagem que contrapõe as teorias indígenas às políticas públicas, revisita-se os conceitos de aculturação mobilizados nas dinâmicas voltadas para povos indígenas no Brasil meridional. Por meio da análise bibliográfica, identifica-se duas acepções do conceito de aculturação da antropologia: uma etapista de viés assimilacionista, amplamente conhecida pela literatura antropológica brasileira e vinculada às políticas públicas; a outra, menos conhecida, expressa um entendimento êmico do conceito, mobilizado por etnólogos alemães americanistas na virada do século XIX para o XX ao descrever relações entre diferentes povos indígenas, como sugeriu Peter Gow (2015). A pesquisa etnográfica, por sua vez, realizada junto aos moradores de São Jerônimo, enuncia a teoria indígena da mistura e os lados, que expressam as dinâmicas da divisão política interna da TI. Acompanha-se a concepção e prática dos protocolos de reclassificação da exogamia operacionalizados pelos Kaingang, que passou a incluir os Guarani e Xetá como potenciais iambré (genros). A mistura emerge como uma solução criativa processada pelos indígenas de SJ, de modo a explicar as composições de humanidades plenamente indígenas de pessoas oriundas de uniões kaingang-guarani, guarani-xetá e kaingang-xetá, e destes com não-indígenas. A teoria indígena da mistura se opõe, por outro lado, à noção de mestiço, usada pelo órgão indigenista. Os moradores indígenas de São Jerônimo lançam mão do conceito de mestiço para questionar a integridade humana. Inspirada na \'teoria da ação melanesista\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) e na \'teoria da afinidade amazônica\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) esta monografia busca revelar os \'feixes de relações\' que atualizam as políticas de alteridade em São Jerônimo
id USP_fa8f525d6a3107c42ddb785f5a4fc372
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13052022-144603
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)Indigenous theories of mixture: politics, sides and person composition in the Indigenous Territory São Jerônimo (Paraná, Brazil)AcculturationAculturação GuaraniGuaraniIndigenous Mixture PoliciesKaingangKaingangNoção de pessoaPerson notionPolíticas Indígenas da MisturaXetáXetáA dissertação focaliza as teorias dos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá sobre a mistura de pessoas enquanto operadores da alteridade na Terra Indigena São Jerônimo (TI SJ, Paraná, Brasil), antigo aldeamento indígena, hoje compartilhado por diferentes povos indígenas. Através de uma abordagem que contrapõe as teorias indígenas às políticas públicas, revisita-se os conceitos de aculturação mobilizados nas dinâmicas voltadas para povos indígenas no Brasil meridional. Por meio da análise bibliográfica, identifica-se duas acepções do conceito de aculturação da antropologia: uma etapista de viés assimilacionista, amplamente conhecida pela literatura antropológica brasileira e vinculada às políticas públicas; a outra, menos conhecida, expressa um entendimento êmico do conceito, mobilizado por etnólogos alemães americanistas na virada do século XIX para o XX ao descrever relações entre diferentes povos indígenas, como sugeriu Peter Gow (2015). A pesquisa etnográfica, por sua vez, realizada junto aos moradores de São Jerônimo, enuncia a teoria indígena da mistura e os lados, que expressam as dinâmicas da divisão política interna da TI. Acompanha-se a concepção e prática dos protocolos de reclassificação da exogamia operacionalizados pelos Kaingang, que passou a incluir os Guarani e Xetá como potenciais iambré (genros). A mistura emerge como uma solução criativa processada pelos indígenas de SJ, de modo a explicar as composições de humanidades plenamente indígenas de pessoas oriundas de uniões kaingang-guarani, guarani-xetá e kaingang-xetá, e destes com não-indígenas. A teoria indígena da mistura se opõe, por outro lado, à noção de mestiço, usada pelo órgão indigenista. Os moradores indígenas de São Jerônimo lançam mão do conceito de mestiço para questionar a integridade humana. Inspirada na \'teoria da ação melanesista\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) e na \'teoria da afinidade amazônica\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) esta monografia busca revelar os \'feixes de relações\' que atualizam as políticas de alteridade em São JerônimoThe dissertation focuses the theories of the Kaingang, Guarani and Xetá indigenous people about the \'mixture of people\' as operators of alterity in the São Jerônimo Indigenous Territory (TI SJ, Paraná, Brazil), a former indigenous settlement, today shared by different indigenous people. Through an approach that contrasts indigenous theories with public policies, the concepts of acculturation mobilized in the dynamics directed towards indigenous people in southern Brazil are revisited. Through the bibliographical analysis, two meanings of the concept of acculturation in anthropology are identified: one of stages, with an assimilationist bias, widely known in the Brazilian anthropological literature and linked to public policies; the other, less known, expresses an emic understanding of the concept, mobilized by German Americanist ethnologists at the turn of the 19th to the 20th century when describing relationships between different indigenous people, as suggested by Peter Gow (2015). The ethnographic research, in turn, carried out with the residents of São Jerônimo, enunciates the indigenous theories of mixture and the sides, which express the dynamics of the territory internal political division. The conception and practice of the exogamy reclassification protocols operated by the Kaingang is observed, which includes the Guarani and Xetá as potential iambre (son-in-law). The mixture emerges as a creative solution processed by the indigenous people of SJ, in order to explain the compositions of fully indigenous humanities from people descendent from kaingang-guarani, guarani-xetá and kaingang-xetá unions, and of these with non-indigenous people. The indigenous theories of mixture is opposed, on the other hand, to the notion of \"mestizo\" used by the indigenous state agency. The indigenous inhabitants of São Jerônimo use the concept of mestizo to question human integrity. Inspired by the \'theory of Melanesist action\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) and in the \'theory of Amazonian affinity\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) this monography seeks to reveal the \'beams of relations\' that update the politics of alterity in São JerônimoBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmoroso, Marta RosaHesse, Roberta de Queiroz2021-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-16T15:39:36Zoai:teses.usp.br:tde-13052022-144603Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-16T15:39:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
Indigenous theories of mixture: politics, sides and person composition in the Indigenous Territory São Jerônimo (Paraná, Brazil)
title Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
spellingShingle Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
Hesse, Roberta de Queiroz
Acculturation
Aculturação Guarani
Guarani
Indigenous Mixture Policies
Kaingang
Kaingang
Noção de pessoa
Person notion
Políticas Indígenas da Mistura
Xetá
Xetá
title_short Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
title_full Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
title_fullStr Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
title_full_unstemmed Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
title_sort Teorias indígenas da mistura: política, lados e composição da pessoa na Terra Indígena São Jerônimo (Paraná, Brasil)
author Hesse, Roberta de Queiroz
author_facet Hesse, Roberta de Queiroz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amoroso, Marta Rosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hesse, Roberta de Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Acculturation
Aculturação Guarani
Guarani
Indigenous Mixture Policies
Kaingang
Kaingang
Noção de pessoa
Person notion
Políticas Indígenas da Mistura
Xetá
Xetá
topic Acculturation
Aculturação Guarani
Guarani
Indigenous Mixture Policies
Kaingang
Kaingang
Noção de pessoa
Person notion
Políticas Indígenas da Mistura
Xetá
Xetá
description A dissertação focaliza as teorias dos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá sobre a mistura de pessoas enquanto operadores da alteridade na Terra Indigena São Jerônimo (TI SJ, Paraná, Brasil), antigo aldeamento indígena, hoje compartilhado por diferentes povos indígenas. Através de uma abordagem que contrapõe as teorias indígenas às políticas públicas, revisita-se os conceitos de aculturação mobilizados nas dinâmicas voltadas para povos indígenas no Brasil meridional. Por meio da análise bibliográfica, identifica-se duas acepções do conceito de aculturação da antropologia: uma etapista de viés assimilacionista, amplamente conhecida pela literatura antropológica brasileira e vinculada às políticas públicas; a outra, menos conhecida, expressa um entendimento êmico do conceito, mobilizado por etnólogos alemães americanistas na virada do século XIX para o XX ao descrever relações entre diferentes povos indígenas, como sugeriu Peter Gow (2015). A pesquisa etnográfica, por sua vez, realizada junto aos moradores de São Jerônimo, enuncia a teoria indígena da mistura e os lados, que expressam as dinâmicas da divisão política interna da TI. Acompanha-se a concepção e prática dos protocolos de reclassificação da exogamia operacionalizados pelos Kaingang, que passou a incluir os Guarani e Xetá como potenciais iambré (genros). A mistura emerge como uma solução criativa processada pelos indígenas de SJ, de modo a explicar as composições de humanidades plenamente indígenas de pessoas oriundas de uniões kaingang-guarani, guarani-xetá e kaingang-xetá, e destes com não-indígenas. A teoria indígena da mistura se opõe, por outro lado, à noção de mestiço, usada pelo órgão indigenista. Os moradores indígenas de São Jerônimo lançam mão do conceito de mestiço para questionar a integridade humana. Inspirada na \'teoria da ação melanesista\' (Cf: Marilyn Strathern, 2006) e na \'teoria da afinidade amazônica\' (Cf: Eduardo Viveiros de Castro, 2013) esta monografia busca revelar os \'feixes de relações\' que atualizam as políticas de alteridade em São Jerônimo
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-13052022-144603/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090678775349248