A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Herédia Miotto
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-05052023-185102
Resumo: Esta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções.
id USP_fab312b7d17201f80d77f1d4665abe93
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05052023-185102
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes The fissure of a bliss: a reading of Hilda Hilst\'s The pink notebook by Lori Lamby (1990) through the work The pleasure of the text(1973), by Roland Barthes 2023-03-03Claudia Consuelo Amigo PinoGisela Anauate BergonzoniMarcos Lemos Ferreira dos SantosFlávia Herédia MiottoUniversidade de São PauloLetras (Língua e Literatura Francesa)USPBR Hilda Hilst Hilda Hilst Leitor Lori Lamby's Pink Notebook O caderno rosa de Lori Lamby O prazer do texto Reader Recepção Reception Roland Barthes Roland Barthes Text of jouissance Texto de gozo The Pleasure of the Text Esta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções. This dissertation proposes a Barthesian reading of Lori Lamby\'s Pink Notebook (1990) with the hypothesis that it can be read as a text of jouissance (a Barthesian notion present in The Pleasure of the Text, 1973) since it produces a gap, a rupture, a transgression in relation to the social order. This reading dialogues with the theoretical assumptions of Freud and Lacan (in relation to the concept of jouissance), in addition to the critical fortune of Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, among others). Some authors who have studied the concepts of pornography and eroticism (such as Branco, Brandão, Bataille and Maingueneau) are also invited. As a text of jouissance (according to the reading proposal of this work), when the reader reads Lori Lamby\'s Pink Notebook (1990), is led to a process of deculturation, named, in this research, perverse asceticism, because one is invoked to move away from conventions and the rule, transgressing the limits that culture, society and moralism impose on, so that the readee can elaborate meanings to what was read. In order to discuss the reader\'s figure and role in the attribution of meanings to the literary text, authors such as Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck and others are invited into the debate. This dissertation, therefore, intends to explore the echoes of Barthesian texts in literary works and in their receptions, contributing to the studies of Barthes and Hilst in Brazil, revisiting their texts and provoking new (and plural) readings around these productions. https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-05052023-185102info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:28Zoai:teses.usp.br:tde-05052023-185102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:09:47.491838Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The fissure of a bliss: a reading of Hilda Hilst\'s The pink notebook by Lori Lamby (1990) through the work The pleasure of the text(1973), by Roland Barthes
title A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
spellingShingle A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
Flávia Herédia Miotto
title_short A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_full A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_fullStr A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_full_unstemmed A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_sort A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
author Flávia Herédia Miotto
author_facet Flávia Herédia Miotto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Claudia Consuelo Amigo Pino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gisela Anauate Bergonzoni
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Lemos Ferreira dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Flávia Herédia Miotto
contributor_str_mv Claudia Consuelo Amigo Pino
Gisela Anauate Bergonzoni
Marcos Lemos Ferreira dos Santos
description Esta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-05052023-185102
url https://doi.org/10.11606/D.8.2023.tde-05052023-185102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Letras (Língua e Literatura Francesa)
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502482601181184