A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miotto, Flávia Herédia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-05052023-185102/
Resumo: Esta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções.
id USP_fab312b7d17201f80d77f1d4665abe93
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05052023-185102
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland BarthesThe fissure of a bliss: a reading of Hilda Hilst\'s The pink notebook by Lori Lamby (1990) through the work The pleasure of the text(1973), by Roland BarthesHilda HilstHilda HilstLeitorLori Lamby's Pink NotebookO caderno rosa de Lori LambyO prazer do textoReaderRecepçãoReceptionRoland BarthesRoland BarthesText of jouissanceTexto de gozoThe Pleasure of the TextEsta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções.This dissertation proposes a Barthesian reading of Lori Lamby\'s Pink Notebook (1990) with the hypothesis that it can be read as a text of jouissance (a Barthesian notion present in The Pleasure of the Text, 1973) since it produces a gap, a rupture, a transgression in relation to the social order. This reading dialogues with the theoretical assumptions of Freud and Lacan (in relation to the concept of jouissance), in addition to the critical fortune of Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, among others). Some authors who have studied the concepts of pornography and eroticism (such as Branco, Brandão, Bataille and Maingueneau) are also invited. As a text of jouissance (according to the reading proposal of this work), when the reader reads Lori Lamby\'s Pink Notebook (1990), is led to a process of deculturation, named, in this research, perverse asceticism, because one is invoked to move away from conventions and the rule, transgressing the limits that culture, society and moralism impose on, so that the readee can elaborate meanings to what was read. In order to discuss the reader\'s figure and role in the attribution of meanings to the literary text, authors such as Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck and others are invited into the debate. This dissertation, therefore, intends to explore the echoes of Barthesian texts in literary works and in their receptions, contributing to the studies of Barthes and Hilst in Brazil, revisiting their texts and provoking new (and plural) readings around these productions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPino, Claudia Consuelo AmigoMiotto, Flávia Herédia2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-05052023-185102/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-05T22:27:01Zoai:teses.usp.br:tde-05052023-185102Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-05T22:27:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
The fissure of a bliss: a reading of Hilda Hilst\'s The pink notebook by Lori Lamby (1990) through the work The pleasure of the text(1973), by Roland Barthes
title A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
spellingShingle A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
Miotto, Flávia Herédia
Hilda Hilst
Hilda Hilst
Leitor
Lori Lamby's Pink Notebook
O caderno rosa de Lori Lamby
O prazer do texto
Reader
Recepção
Reception
Roland Barthes
Roland Barthes
Text of jouissance
Texto de gozo
The Pleasure of the Text
title_short A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_full A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_fullStr A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_full_unstemmed A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
title_sort A fenda do gozo: uma leitura de O caderno rosa de Lori Lamby (1990), de Hilda Hilst, por meio da obra O prazer do texto (1973), de Roland Barthes
author Miotto, Flávia Herédia
author_facet Miotto, Flávia Herédia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pino, Claudia Consuelo Amigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Miotto, Flávia Herédia
dc.subject.por.fl_str_mv Hilda Hilst
Hilda Hilst
Leitor
Lori Lamby's Pink Notebook
O caderno rosa de Lori Lamby
O prazer do texto
Reader
Recepção
Reception
Roland Barthes
Roland Barthes
Text of jouissance
Texto de gozo
The Pleasure of the Text
topic Hilda Hilst
Hilda Hilst
Leitor
Lori Lamby's Pink Notebook
O caderno rosa de Lori Lamby
O prazer do texto
Reader
Recepção
Reception
Roland Barthes
Roland Barthes
Text of jouissance
Texto de gozo
The Pleasure of the Text
description Esta dissertação propõe uma leitura barthesiana de O caderno rosa de Lori Lamby (1990) com a hipótese de que este pode ser lido enquanto um texto de gozo (noção barthesiana presente em O prazer do texto, de 1973), já que produz uma fenda, uma ruptura, uma transgressão em relação à ordem social. A proposta de leitura em questão dialoga com os pressupostos teóricos de Freud e Lacan (em relação ao conceito de gozo), além da fortuna crítica de Hilst (Rosenfeld, Muzart, Moraes, Pécora, Hansen, Fernandes, Visnadi, Silva, Cardoso, entre outros). Também são convocados alguns autores que se debruçaram sobre os conceitos de pornografia e erotismo (como Branco, Brandão, Bataille e Maingueneau). Enquanto um texto de gozo (segundo a proposta de leitura deste trabalho), o leitor, quando lê O caderno rosa de Lori Lamby (1990), é levado a um processo de desculturação, nomeado, nesta pesquisa, de ascese perversa, pois é convocado/invocado a se afastar das convenções e da regra, transgredindo os limites que a cultura, a sociedade e os moralismos lhe impõem para, então, elaborar significados àquilo que leu. A fim de discutir sobre a figura do leitor e sua função no processo de atribuição de sentidos ao texto literário, autores como Barthes, Perrone-Moisés, Culler, Jauss, Shattuck e outros são convidados ao debate. Esta dissertação, portanto, tem a intenção de explorar os ecos dos textos barthesianos nas obras literárias e em suas recepções, contribuindo com os estudos de Barthes e Hilst no Brasil, revisitando seus textos e suscitando novas (e plurais) leituras em torno dessas produções.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-05052023-185102/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8164/tde-05052023-185102/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090406903709696