Categorias derivadas de categorias de funtores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula Olga Gneri
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.45.2011.tde-20220712-125818
Resumo: Dadas C uma categoria pequena e A uma categoria qualquer, podemos considerar a categoria C(A), cujos objetos são funtores de C em A e cujos morfismos são transformações naturais. Seja B outra categoria, e novamente, consideramos a categoria C(B). Agora, dado um funtor F : A « B construímos o funtor induzido Fc : C(A) « C(B). Acrescentando a hipótese de A e B serem categorias abelianas temos que as categorias C(A) e C(B) são também abelianas. Logo tem sentido falar da categoria derivada D(C(A)). Além disso, se A tem suficientes injetivos prova-se que C(A) também tem suficientes injetivos, o que possibilita pensar no funtor derivado R(Fc) : D(C(A)) « D (C(B)). Neste trabalho temos dois objetivos principais: 1. encontrar uma relação entre as categorias D(C(A)) e C(D(A)), 2. relacionar os funtores R(Fc) e (RF)c : C(D(A)) « C(D(B)) Inicialmente demonstramos que Kom(C(A)) e C(Kom(A)) são categorias isomorfas, onde Kom(A) denota a categoria dos complexos de A. Mostramos também que se Q é uma categoria gerada por um quiver sem relações, D(Q(A)) é uma subcategoria plena de Q(D(A)).
id USP_fb05366a073ad0e44315643f04c1a5b1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20220712-125818
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Categorias derivadas de categorias de funtores not available 2011-06-17Marcos Benevenuto JardimPaula Olga GneriUniversidade de São PauloMatemáticaUSPBR Álgebra Homológica Dadas C uma categoria pequena e A uma categoria qualquer, podemos considerar a categoria C(A), cujos objetos são funtores de C em A e cujos morfismos são transformações naturais. Seja B outra categoria, e novamente, consideramos a categoria C(B). Agora, dado um funtor F : A « B construímos o funtor induzido Fc : C(A) « C(B). Acrescentando a hipótese de A e B serem categorias abelianas temos que as categorias C(A) e C(B) são também abelianas. Logo tem sentido falar da categoria derivada D(C(A)). Além disso, se A tem suficientes injetivos prova-se que C(A) também tem suficientes injetivos, o que possibilita pensar no funtor derivado R(Fc) : D(C(A)) « D (C(B)). Neste trabalho temos dois objetivos principais: 1. encontrar uma relação entre as categorias D(C(A)) e C(D(A)), 2. relacionar os funtores R(Fc) e (RF)c : C(D(A)) « C(D(B)) Inicialmente demonstramos que Kom(C(A)) e C(Kom(A)) são categorias isomorfas, onde Kom(A) denota a categoria dos complexos de A. Mostramos também que se Q é uma categoria gerada por um quiver sem relações, D(Q(A)) é uma subcategoria plena de Q(D(A)). not available https://doi.org/10.11606/T.45.2011.tde-20220712-125818info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:43:37Zoai:teses.usp.br:tde-20220712-125818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:03:29.928729Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Categorias derivadas de categorias de funtores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv not available
title Categorias derivadas de categorias de funtores
spellingShingle Categorias derivadas de categorias de funtores
Paula Olga Gneri
title_short Categorias derivadas de categorias de funtores
title_full Categorias derivadas de categorias de funtores
title_fullStr Categorias derivadas de categorias de funtores
title_full_unstemmed Categorias derivadas de categorias de funtores
title_sort Categorias derivadas de categorias de funtores
author Paula Olga Gneri
author_facet Paula Olga Gneri
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Benevenuto Jardim
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Olga Gneri
contributor_str_mv Marcos Benevenuto Jardim
description Dadas C uma categoria pequena e A uma categoria qualquer, podemos considerar a categoria C(A), cujos objetos são funtores de C em A e cujos morfismos são transformações naturais. Seja B outra categoria, e novamente, consideramos a categoria C(B). Agora, dado um funtor F : A « B construímos o funtor induzido Fc : C(A) « C(B). Acrescentando a hipótese de A e B serem categorias abelianas temos que as categorias C(A) e C(B) são também abelianas. Logo tem sentido falar da categoria derivada D(C(A)). Além disso, se A tem suficientes injetivos prova-se que C(A) também tem suficientes injetivos, o que possibilita pensar no funtor derivado R(Fc) : D(C(A)) « D (C(B)). Neste trabalho temos dois objetivos principais: 1. encontrar uma relação entre as categorias D(C(A)) e C(D(A)), 2. relacionar os funtores R(Fc) e (RF)c : C(D(A)) « C(D(B)) Inicialmente demonstramos que Kom(C(A)) e C(Kom(A)) são categorias isomorfas, onde Kom(A) denota a categoria dos complexos de A. Mostramos também que se Q é uma categoria gerada por um quiver sem relações, D(Q(A)) é uma subcategoria plena de Q(D(A)).
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.45.2011.tde-20220712-125818
url https://doi.org/10.11606/T.45.2011.tde-20220712-125818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502931693699072