Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-132817/ |
Resumo: | A lei periódica é uma ideia central na Química, relevante na educação científica, pois permite explicar e prever diversas propriedades da matéria, sendo que a tabela periódica, que consiste em sua representação gráfica, é considerada um dos ícones fundamentais da ciência. Para o ensino deste tema, textos literários de divulgação científica (TLDC) podem trazer contribuições, pois além de fomentarem o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, podem promover uma boa problematização do conhecimento científico com aspectos socioculturais por possibilitarem discutir questões referentes à ciência e à tecnologia e suas relações com outras áreas da cultura, e, por isso, favorecem uma abordagem interdisciplinar. Desta forma, o objetivo deste trabalho é elaborar, aplicar e validar uma sequência didática (SD) para o ensino da lei periódica, a qual foi elaborada utilizando excertos de textos literários de divulgação científica, para assim verificar potencialidades e limitações dos TLDC em contextos de sala de aula de Química. A SD foi desenvolvida fundamentada no Modelo Topológico de Ensino e avaliada mediante o processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração. O resultado da aplicação foi avaliado principalmente de acordo interações discursivas observadas nos registros audiovisuais das aulas, nos quais foram caracterizados episódios de ensino em que ocorreram retextualizações dos TLDC. Nessas retextualizações foi constatado que foi predominante a abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, o que sugere uma forma específica de adaptação do discurso de divulgação científica à esfera escolar. Além disso, embora tenham sido observadas dificuldades de interpretação de metáforas presentes nos TLDC, o que exigiu um esforço dos professores e alunos para transposição do discurso de divulgação científica para a linguagem científica escolar, também foram observadas reflexões sobre propriedades de elementos químicos, o que sugere uma potencialidade didática dos TLDC. |
id |
USP_fb3b320e4306af209d2ba84803737187 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-30012018-132817 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicosLiteray texts of scientific communication in the elaboration and application of a didactic sequence about the periodic law of the chemistry elementsChemistry teachingDivulgação científicaEnsino de químicaLiteraturaLiteraturePeriodic tablePublic communication of scienceTabela periódicaA lei periódica é uma ideia central na Química, relevante na educação científica, pois permite explicar e prever diversas propriedades da matéria, sendo que a tabela periódica, que consiste em sua representação gráfica, é considerada um dos ícones fundamentais da ciência. Para o ensino deste tema, textos literários de divulgação científica (TLDC) podem trazer contribuições, pois além de fomentarem o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, podem promover uma boa problematização do conhecimento científico com aspectos socioculturais por possibilitarem discutir questões referentes à ciência e à tecnologia e suas relações com outras áreas da cultura, e, por isso, favorecem uma abordagem interdisciplinar. Desta forma, o objetivo deste trabalho é elaborar, aplicar e validar uma sequência didática (SD) para o ensino da lei periódica, a qual foi elaborada utilizando excertos de textos literários de divulgação científica, para assim verificar potencialidades e limitações dos TLDC em contextos de sala de aula de Química. A SD foi desenvolvida fundamentada no Modelo Topológico de Ensino e avaliada mediante o processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração. O resultado da aplicação foi avaliado principalmente de acordo interações discursivas observadas nos registros audiovisuais das aulas, nos quais foram caracterizados episódios de ensino em que ocorreram retextualizações dos TLDC. Nessas retextualizações foi constatado que foi predominante a abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, o que sugere uma forma específica de adaptação do discurso de divulgação científica à esfera escolar. Além disso, embora tenham sido observadas dificuldades de interpretação de metáforas presentes nos TLDC, o que exigiu um esforço dos professores e alunos para transposição do discurso de divulgação científica para a linguagem científica escolar, também foram observadas reflexões sobre propriedades de elementos químicos, o que sugere uma potencialidade didática dos TLDC.The periodic law is a central idea in Chemistry and also relevant in scientific education because it allows to explain and predict several properties of matter, and the periodic table, which consists of its graphical representation, is considered one of the fundamental icons of science. For teaching this topic, literary texts of scientific communication (LTSC) have been applied in this research because besides fomenting the development of reading and writing skills, they might promote a good problematization of the scientific knowledge with sociocultural aspects, allowing the discussion of many questions related to science and Technology and their relationships with others areas of culture, as well as promoting an interdisciplinary approach. In this way, the objective of this work is to elaborate, apply and validate a didactic sequence (DS) for the teaching of the periodic law, which was elaborated using excerpts from LTSC, in order to verify the affordances of the LTSC in contexts of Chemistry classroom. DS was developed based on the Topological Model of Teaching and evaluated through the Elaboration, Application and Re-elaboration process. The result of the application was evaluated mainly according to discursive interactions that were observed in the audiovisual records of the classes, from where teaching episodes were characterized in terms of the occurrency of retextualizations of the LTSC. In these retextualizations it was observed that the interactive/authoratative communicative approach has prevailed, which suggests a particular form of adaptating the discourse of public communication of science to the school sphere. In addition, although difficulties were observed in the interpretation of metaphors present in the LTSC, which has required an effort by teachers and students to translate the discourse of public communication of science into scientific school language, reflections on the properties of chemical elements were also observed, which suggests a didactic potentiality of the LTSC.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Marcelo GiordanTargino, Arcenira Resende Lopes2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-132817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T20:50:39Zoai:teses.usp.br:tde-30012018-132817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T20:50:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos Literay texts of scientific communication in the elaboration and application of a didactic sequence about the periodic law of the chemistry elements |
title |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos |
spellingShingle |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos Targino, Arcenira Resende Lopes Chemistry teaching Divulgação científica Ensino de química Literatura Literature Periodic table Public communication of science Tabela periódica |
title_short |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos |
title_full |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos |
title_fullStr |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos |
title_full_unstemmed |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos |
title_sort |
Textos literários de divulgação científica na elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a lei periódica dos elementos químicos |
author |
Targino, Arcenira Resende Lopes |
author_facet |
Targino, Arcenira Resende Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Marcelo Giordan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Targino, Arcenira Resende Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Chemistry teaching Divulgação científica Ensino de química Literatura Literature Periodic table Public communication of science Tabela periódica |
topic |
Chemistry teaching Divulgação científica Ensino de química Literatura Literature Periodic table Public communication of science Tabela periódica |
description |
A lei periódica é uma ideia central na Química, relevante na educação científica, pois permite explicar e prever diversas propriedades da matéria, sendo que a tabela periódica, que consiste em sua representação gráfica, é considerada um dos ícones fundamentais da ciência. Para o ensino deste tema, textos literários de divulgação científica (TLDC) podem trazer contribuições, pois além de fomentarem o desenvolvimento das competências de leitura e escrita, podem promover uma boa problematização do conhecimento científico com aspectos socioculturais por possibilitarem discutir questões referentes à ciência e à tecnologia e suas relações com outras áreas da cultura, e, por isso, favorecem uma abordagem interdisciplinar. Desta forma, o objetivo deste trabalho é elaborar, aplicar e validar uma sequência didática (SD) para o ensino da lei periódica, a qual foi elaborada utilizando excertos de textos literários de divulgação científica, para assim verificar potencialidades e limitações dos TLDC em contextos de sala de aula de Química. A SD foi desenvolvida fundamentada no Modelo Topológico de Ensino e avaliada mediante o processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração. O resultado da aplicação foi avaliado principalmente de acordo interações discursivas observadas nos registros audiovisuais das aulas, nos quais foram caracterizados episódios de ensino em que ocorreram retextualizações dos TLDC. Nessas retextualizações foi constatado que foi predominante a abordagem comunicativa do tipo interativa de autoridade, o que sugere uma forma específica de adaptação do discurso de divulgação científica à esfera escolar. Além disso, embora tenham sido observadas dificuldades de interpretação de metáforas presentes nos TLDC, o que exigiu um esforço dos professores e alunos para transposição do discurso de divulgação científica para a linguagem científica escolar, também foram observadas reflexões sobre propriedades de elementos químicos, o que sugere uma potencialidade didática dos TLDC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-132817/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-132817/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091193195200512 |