Instituto Ayrton Senna: proximidades e contradições da atuação empresarial na educação pública no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05122019-155938/ |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) no cenário político brasileiro como uma organização de uma fração da classe dominante e sua estratégia de atuação na educação pública do Brasil. Buscou, por meio de fontes documentais produzidas pelo próprio Instituto Ayrton Senna e uma rica e volumosa literatura produzida sobre a atuação do IAS, compreender a formação histórica de instituições de caráter privado e sua intrínseca relação com o Estado. A hipótese central dessa dissertação é que o Instituto Ayrton Senna vai alterando sua atuação no campo educacional, complexificando sua ação com o Estado. Combina uma ação direta, dentro das escolas públicas atrelada às relações institucionais com o capital empresarial e vai legitimando, ao longo de sua história, sua influência na proposição de políticas públicas. Com um discurso de preocupação da melhoria da qualidade do ensino, organizações, como o IAS, vêm promovendo, em conjunto com o poder público, parcerias públicas privadas, implementação de programas curriculares nas escolas e atuando diretamente na formulação de políticas públicas, em um movimento cada vez mais articulado de privatização do ensino. A dissertação mostra que a atuação dos empresários na educação é motivada por bandeiras e demandas que não conflitam com a lógica central do sistema capitalista e, é consolidada, por meio da criação e organização de uma série de instituições especialistas em educação com o objetivo de promover as mudanças necessárias para um projeto de reforma empresarial da educação. Por sua vez, o IAS constituiu uma capacidade de intervenção que o setor privado passa a dispor junto ao Estado, ao assumir responsabilidades até então atribuídas ao poder público. Para essa articulação, o IAS realiza uma ação para reafirmar e dar sentido às práticas voluntaristas e desagregadas das empresas, referenciando-se como capaz de solucionar os problemas educacionais no Brasil, convertendo sua atuação em estratégia orgânica da classe. |
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Instituto Ayrton Senna: proximidades e contradições da atuação empresarial na educação pública no BrasilAyrton Senna´s Institute: proximity and contradictions of business activities in the public education in BrazilAyrton Sennas InstituteEducação públicaEducational privatizationEmpresários e a educaçãoEntrepreneurs and educationInstituto Ayrton SennaPrivatizaçãoPublic educationSão PauloEsta pesquisa investigou a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) no cenário político brasileiro como uma organização de uma fração da classe dominante e sua estratégia de atuação na educação pública do Brasil. Buscou, por meio de fontes documentais produzidas pelo próprio Instituto Ayrton Senna e uma rica e volumosa literatura produzida sobre a atuação do IAS, compreender a formação histórica de instituições de caráter privado e sua intrínseca relação com o Estado. A hipótese central dessa dissertação é que o Instituto Ayrton Senna vai alterando sua atuação no campo educacional, complexificando sua ação com o Estado. Combina uma ação direta, dentro das escolas públicas atrelada às relações institucionais com o capital empresarial e vai legitimando, ao longo de sua história, sua influência na proposição de políticas públicas. Com um discurso de preocupação da melhoria da qualidade do ensino, organizações, como o IAS, vêm promovendo, em conjunto com o poder público, parcerias públicas privadas, implementação de programas curriculares nas escolas e atuando diretamente na formulação de políticas públicas, em um movimento cada vez mais articulado de privatização do ensino. A dissertação mostra que a atuação dos empresários na educação é motivada por bandeiras e demandas que não conflitam com a lógica central do sistema capitalista e, é consolidada, por meio da criação e organização de uma série de instituições especialistas em educação com o objetivo de promover as mudanças necessárias para um projeto de reforma empresarial da educação. Por sua vez, o IAS constituiu uma capacidade de intervenção que o setor privado passa a dispor junto ao Estado, ao assumir responsabilidades até então atribuídas ao poder público. Para essa articulação, o IAS realiza uma ação para reafirmar e dar sentido às práticas voluntaristas e desagregadas das empresas, referenciando-se como capaz de solucionar os problemas educacionais no Brasil, convertendo sua atuação em estratégia orgânica da classe.This research aims to investigate the Ayrton Sennas Institute (IAS) actuation on the brazilian political scene as an organization of the ruling class fraction and its strategy in the public education in Brazil. Through documental sources produced by the IAS and a rich and extensive voluminous literature produced upon IAS actuation, this work tries to understand the historical formation of the private institutions and its intrinsic relation with the State. The central hypothesis of this dissertation is that the Ayrton Sennas Institute changes its actuation in the educational field, complexifing the action with the State. It combines a direct action, inside the public schools linked with the institutional relations to the business capital and legitimizing, along its history, the influence in public and national proposed policies. With a discourse concerned about the quality improvement of education, organizations, such as the IAS, has been promoting, together with public authority, public-private partnerships, implementation of school curriculum and even acting directly in the formulation of public policies, in an movement increasingly articulated with the privatization of education. This work shows that the entrepreneurs actuation in education is motivated by flags and demands that don´t conflict with the central logic of the capitalist system and are consolidated trough the creation and organization of a series of institutions experts in education with the objective of promoting the necessary changes to its project of business educational reform. For its turn, the IAS constitutes a capacity of intervention that the private gains with public administration, through full or partial assumption of responsibilities by then attributed to the public authority in its totality. To this called of articulation, the IAS realizes a tactical action of conform and give meaning to a collectivity, to the voluntaristic and disaggregated practices of the companies, converting then in class organic strategies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArellaro, Lisete Regina GomesDepieri, Adriana Alvares de Lima2019-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05122019-155938/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-31T21:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-05122019-155938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-31T21:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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