Um cinema para os ouvidos: mapeando o radiodocumentário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gustavo Nascimento dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-09032017-101526/
Resumo: Este estudo busca demonstrar de que maneira o documentário, gênero originalmente cinematográfico, desenvolve-se no rádio. Entendido como uma narrativa autoral de não-ficção, trata-se de um gênero radiofônico pouco conhecido no Brasil. Para mapeá-lo, analisamos esse objeto sob diversos aspectos. Em primeiro lugar, buscamos contextualizá-lo dentro de um campo de estudo do Rádio Autoral. Considerando sua estreita relação com o documentário audiovisual, comparamos essas duas formas de abordagem e representação do real. Buscamos, em seguida, a definição de um conceito de radiodocumentário, apontando para as diferentes terminologias que congregam esse repertório de peças ao redor do mundo. Posteriormente, elencamos os elementos que compõe sua linguagem e descrevemos seu desenvolvimento histórico em alguns países, sob a perspectiva técnica e estética. Além disso, discutimos a presença do dispositivo documental no passado do rádio brasileiro e contextualizamos a presença do gênero no Brasil. Considerando que as novas formas de distribuição de áudio em plataformas digitais vêm transformando, nas últimas duas décadas, o modo de produção, difusão e o status cultural do radiodcumentário, propomos um estudo comparativo de dois modelos representativos do panorama contemporâneo: a webrádio francesa ARTE Radio e o programa semanal americano This American Life. Por fim, analisamos alguns exemplos de radiodocumentários desses dois modelos.
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