A psicanálise e os crimes de ódio contra população LGBT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062019-152039/ |
Resumo: | Esta tese busca analisar os crimes de ódio contra a população LGBT a partir de uma perspectiva psicanalítica. O ponto de partida teórico é reconhecimento que um dos grandes legados da análise freudiana está na associação entre patologias psíquicas e processos de socialização dos sujeitos na cultura. Um duplo propósito orienta essa pesquisa. Primeiramente, trata-se de compreender de que maneira o pacto civilizacional descrito por Freud, fundado pela repressão à agressividade e à sexualidade, não é cumprido no que se refere a tais crimes de ódio. Pelo contrário, a pulsão destrutiva presente no ato criminal é consentida por determinadas estruturas sociais, sendo possível dizer que a relação entre crimes de ódio e cultura é, em certa medida, uma relação de retroalimentação. Num segundo momento, explora-se a hipótese de que esses crimes, cometidos em sua maioria por homens, revelariam uma intolerância ainda maior em relação àqueles que teriam abdicado do corpo dito masculino e se aproximariam do que seria compreendido como posição feminina. Como conclusão, notamos, por um lado, que os crimes de ódio resultam de um sistema social perverso. Por outro lado, a violência contra população LGBT estaria baseada na ideia de punição daqueles que abdicaram do estatuto fálico e na opressão histórica à figura feminina |
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A psicanálise e os crimes de ódio contra população LGBTPsychoanalysis and hate crimes against the LGBT populationGenderLGBTPsicanálisePsychoanalysisSexualidadeSexualityViolenceViolênciaEsta tese busca analisar os crimes de ódio contra a população LGBT a partir de uma perspectiva psicanalítica. O ponto de partida teórico é reconhecimento que um dos grandes legados da análise freudiana está na associação entre patologias psíquicas e processos de socialização dos sujeitos na cultura. Um duplo propósito orienta essa pesquisa. Primeiramente, trata-se de compreender de que maneira o pacto civilizacional descrito por Freud, fundado pela repressão à agressividade e à sexualidade, não é cumprido no que se refere a tais crimes de ódio. Pelo contrário, a pulsão destrutiva presente no ato criminal é consentida por determinadas estruturas sociais, sendo possível dizer que a relação entre crimes de ódio e cultura é, em certa medida, uma relação de retroalimentação. Num segundo momento, explora-se a hipótese de que esses crimes, cometidos em sua maioria por homens, revelariam uma intolerância ainda maior em relação àqueles que teriam abdicado do corpo dito masculino e se aproximariam do que seria compreendido como posição feminina. Como conclusão, notamos, por um lado, que os crimes de ódio resultam de um sistema social perverso. Por outro lado, a violência contra população LGBT estaria baseada na ideia de punição daqueles que abdicaram do estatuto fálico e na opressão histórica à figura femininaThis thesis intends to analyze hate crimes against the LGBT population from a psychoanalytical perspective. The theoretical starting point is the acknowledgment that one of the major contributions of Freuds analysis is the association of psychic pathologies and the process of cultural socialization of subjects. A double purpose guides this research. First, it aims to understand how the civilization pact, described by Freud and based on the repression of aggression and sexuality, does not properly function regarding these hate crimes. On the contrary, the destructive drive to the criminal act is endured by the social context, and it can be said that the relationship between hate crimes and culture is to some extent a feedback relationship. Secondly, we observe that these crimes, committed mostly by men, reveal a greater intolerance towards those who have seemingly \"abdicated\" the \"male body, choosing what could be understood as a \"feminine position\". As a conclusion, we have noticed that these hate crimes, on the one hand, is engaged in a perverse social system; and, on the other hand, they are based on the idea of \"punishment\" of those who have \"abdicated\" the phallic status, but also based on the historical oppression of the female figureBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva Junior, Nelson daSerra, Lia Novaes2019-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-13062019-152039/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-25T23:19:52Zoai:teses.usp.br:tde-13062019-152039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-25T23:19:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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