Engenharia de transportes no ensino de graduação: competências, habilidades, processo de ensino-aprendizagem e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Carlos Alberto Prado da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10092014-164601/
Resumo: O ensino de graduação em engenharia deveria estar amparado nos seguintes aspectos: i) especificação de objetivos educacionais alinhados com os conteúdos das principais áreas de conhecimento e com as competências e habilidades pretendidas; ii) delimitação das estratégias de ensino-aprendizagem; e iii) os mecanismos de avaliação da aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo introduzir, monitorar e avaliar alterações em uma abordagem pedagógica que mesclou aulas expositivas e aprendizagem ativa, concebida com o propósito de ampliar competências e habilidades de alunos de graduação para a área de Engenharia de Transportes. Esta abordagem envolveu processo de ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem por meio das análises da aquisição de competências e habilidades dos alunos. Foram desenvolvidos estudos em uma disciplina que tratou de Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes. Estes estudos envolveram o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas em dois períodos letivos e em turmas diferentes. No primeiro período letivo apenas uma turma da referida disciplina participou dos experimentos. Já no segundo período letivo houve a participação de duas turmas da disciplina de Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes. Os resultados indicam que o uso das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas e de avaliação que combinou provas e mapas conceituais parece promissor e pode garantir um processo mais fidedigno. Além disso, o formato diferenciado da disciplina, que mesclou aulas expositivas, e-learning e aprendizagem ativa, possibilitou a aquisição de competências e habilidades de domínio conceitual. Com base nestes resultados foi também possível apresentar uma proposta de ensino integrado em graduação de Engenharia de Transportes baseada na abordagem testada neste trabalho e que poderá compor um Regime de Estudos Especiais em Engenharia de Transportes.
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spelling Engenharia de transportes no ensino de graduação: competências, habilidades, processo de ensino-aprendizagem e avaliaçãoTransportation engineering education for undergraduate students: competencies, skills, teaching-learning and evaluationActive learningAprendizagem ativaAvaliação da aprendizagemConceptual mapsEngenharia de transportesEnsino-aprendizagemEvaluation of the learningMapas conceituaisTeaching-learningTransportation engineeringO ensino de graduação em engenharia deveria estar amparado nos seguintes aspectos: i) especificação de objetivos educacionais alinhados com os conteúdos das principais áreas de conhecimento e com as competências e habilidades pretendidas; ii) delimitação das estratégias de ensino-aprendizagem; e iii) os mecanismos de avaliação da aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo introduzir, monitorar e avaliar alterações em uma abordagem pedagógica que mesclou aulas expositivas e aprendizagem ativa, concebida com o propósito de ampliar competências e habilidades de alunos de graduação para a área de Engenharia de Transportes. Esta abordagem envolveu processo de ensino-aprendizagem e avaliação da aprendizagem por meio das análises da aquisição de competências e habilidades dos alunos. Foram desenvolvidos estudos em uma disciplina que tratou de Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes. Estes estudos envolveram o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas em dois períodos letivos e em turmas diferentes. No primeiro período letivo apenas uma turma da referida disciplina participou dos experimentos. Já no segundo período letivo houve a participação de duas turmas da disciplina de Planejamento e Análise de Sistemas de Transportes. Os resultados indicam que o uso das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas e de avaliação que combinou provas e mapas conceituais parece promissor e pode garantir um processo mais fidedigno. Além disso, o formato diferenciado da disciplina, que mesclou aulas expositivas, e-learning e aprendizagem ativa, possibilitou a aquisição de competências e habilidades de domínio conceitual. Com base nestes resultados foi também possível apresentar uma proposta de ensino integrado em graduação de Engenharia de Transportes baseada na abordagem testada neste trabalho e que poderá compor um Regime de Estudos Especiais em Engenharia de Transportes.In general terms, engineering education at the undergraduate level should be based on the definition of at least three essential elements: i) learning outcomes aligned not only with theoretical contents but also with competencies and skills, ii) effective teaching-learning strategies; and iii) appropriate methods for the evaluation of the learning outcomes. Based on this assumption, the objective of this study was to introduce, monitor and evaluate changes in a pedagogical approach that combines traditional lectures and active learning into one strategy to help in the development of competencies and skills demanded by the transportation engineering profession. An experiment was conducted for the specific case of the course Planning and Analysis of Transport Systems, in three phases: i) planning the teaching-learning process; ii) evaluation of the teaching-learning process; and iii) evaluation of the teaching-learning product. The activities were conducted in two academic semesters and with different classes. In the first semester, only one class took part of the experiment, whereas in the second semester two classes were considered. The results suggest that the teaching-learning and evaluation strategies tested, which combine exams and conceptual maps, are valuable alternatives for education and training of transportation engineers. In addition, the course format, which combined conventional classes, e-learning and active learning, led to the acquisition of competencies and abilities that are part of the conceptual domain. The outcomes of the experiment were then used in the development of a proposal for a Special Studies Program in Transportation Engineering. Although the case considered here was meant as part of a Civil Engineering degree, this integrated education program could be applied in combination with different undergraduate degrees.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antônio Nélson Rodrigues daSilva Junior, Carlos Alberto Prado da2014-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18144/tde-10092014-164601/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-10092014-164601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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