Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valkiria Venancio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-14052018-141305
Resumo: Este projeto de pesquisa, que desperta a vivência e suscita questionamentos pessoais sobre os aparentes resultados da formação continuada de professores com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC , inicia-se com a formação introdutória para uso de software de programação para professores de informática educativa do município de São Paulo. E, em razão do rápido avanço nas relações entre as novas tecnologias e a rede, em todas as áreas socioeconômico-culturais, constata ser imprescindível expandir o conceito de fluência digital, para fortalecer o currículo Trivium contemporâneo e melhorar a situação real da educação brasileira. E questiona: qual leitura segundo a abordagem antiessencialista da tecnologia é realizada, pelo professor em formação, do software de programação, neste caso o Scratch, para utilizá-lo com seus alunos em nossas atuais escolas? Para tal investigação, utiliza-se o estudo de caso com a técnica do process tracing, adaptada à educação, de maneira a transferir a análise das causas e dos resultados para o processo em si, que é desconhecido, na criação de uma teoria. Por meio das manifestações e das atividades reais, desde a formação até a aplicação do Scratch em classe, preveem-se e testam-se evidências em mecanismo causal hipotético. Tais evidências, confirmadas ou não pelas observações em classe, por entrevistas, questionários, depoimentos e rotinas de aula, nos casos em estudo, contribuem para que se proponha a Formação Insubordinada de Professores para o uso das TDIC FoIP-TDIC. O modelo traz como premissas serem as TDIC dependentes da cultura; por meio delas, o professor pode estimular a criatividade, a consciência cidadã, a investigação e a resolução de problemas reais e relevantes, de forma a elaborar criticamente seu cotidiano. A FoIP-TDIC relativiza as evidências tidas por formadores e formandos como necessárias e/ou imprescindíveis em uma formação. Portanto, pretende ampliar ideias para a estrutura e a organização de formação inicial ou continuada do professor da educação básica, seja ela presencial ou semipresencial. Aprofundar pesquisas da FoIP-TDIC poderá contribuir para a formação rumo à Educação 4.0 em uma sociedade que se deseja solidária.
id USP_fcfbc44d37629bc1f6e08b7f94f90c98
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052018-141305
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula Antiessentialist view of technology in education: a study on the interpretation by teachers in training of programming software used in the classroom 2018-04-12Oscar Joao AbdounurUbiratan D'AmbrosioAbigail Fregni LinsRoseli de Deus LopesCristiane Coppe de OliveiraValkiria VenancioUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Antiessencialismo da tecnologia Antiessentialism of technologies Continuing education in TDIC Formação continuada em TDIC Process tracing Process tracing Software de programação na educação Software programming in education Este projeto de pesquisa, que desperta a vivência e suscita questionamentos pessoais sobre os aparentes resultados da formação continuada de professores com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC , inicia-se com a formação introdutória para uso de software de programação para professores de informática educativa do município de São Paulo. E, em razão do rápido avanço nas relações entre as novas tecnologias e a rede, em todas as áreas socioeconômico-culturais, constata ser imprescindível expandir o conceito de fluência digital, para fortalecer o currículo Trivium contemporâneo e melhorar a situação real da educação brasileira. E questiona: qual leitura segundo a abordagem antiessencialista da tecnologia é realizada, pelo professor em formação, do software de programação, neste caso o Scratch, para utilizá-lo com seus alunos em nossas atuais escolas? Para tal investigação, utiliza-se o estudo de caso com a técnica do process tracing, adaptada à educação, de maneira a transferir a análise das causas e dos resultados para o processo em si, que é desconhecido, na criação de uma teoria. Por meio das manifestações e das atividades reais, desde a formação até a aplicação do Scratch em classe, preveem-se e testam-se evidências em mecanismo causal hipotético. Tais evidências, confirmadas ou não pelas observações em classe, por entrevistas, questionários, depoimentos e rotinas de aula, nos casos em estudo, contribuem para que se proponha a Formação Insubordinada de Professores para o uso das TDIC FoIP-TDIC. O modelo traz como premissas serem as TDIC dependentes da cultura; por meio delas, o professor pode estimular a criatividade, a consciência cidadã, a investigação e a resolução de problemas reais e relevantes, de forma a elaborar criticamente seu cotidiano. A FoIP-TDIC relativiza as evidências tidas por formadores e formandos como necessárias e/ou imprescindíveis em uma formação. Portanto, pretende ampliar ideias para a estrutura e a organização de formação inicial ou continuada do professor da educação básica, seja ela presencial ou semipresencial. Aprofundar pesquisas da FoIP-TDIC poderá contribuir para a formação rumo à Educação 4.0 em uma sociedade que se deseja solidária. This research project, which awakens the experience and raises personal questions about the apparent results of the ongoing training of teachers with the use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC), begins with the introductory training for the use of programming software for teachers of educational computing in the city of São Paulo. Because of the rapid progress in the relations between the new technologies and the network in all socioeconomic and cultural areas, it is essential to expand the concept of digital fluency, to strengthen the contemporary Trivium curriculum and to improve the real situation of Brazilian education. He questions: what reading - according to the antiessentialist approach of technology - is carried out by the teacher in training of programming software, in this case Scratch, to use it with his students in our current schools? For this investigation, the case study is used with the process tracing technique, adapted to education, in order to transfer the analysis of causes and results to the process itself, which is unknown, in the creation of a theory. Through the manifestations and real activities, from the formation to the application of the Scratch in class, evidence and tests in hypothetical causal mechanism are foreseen and they are tested. These evidences, confirmed or not by classroom observations, through interviews, questionnaires, statements and classroom routines, in the cases under study, contribute to the proposed Insubordinate Teacher Training for the use of TDIC - FoIP-TDIC. The model assumes that the culture-dependent TDICs are; through them, the teacher can stimulate creativity, citizen awareness, research and resolution of real and relevant problems, in order to, critically elaborate their daily lives. The FoIP-TDIC relativizes the evidences taken by trainers and trainees as necessary and / or essential in a formation. Therefore, it intends to broaden ideas for the structure and organization of initial or continuing training of the elementary school teacher, whether it is classroom or semi-presential. Deepening FoIP-TDIC research may contribute to the formation towards Education 4.0 in a society that wishes to be in solidarity. https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-14052018-141305info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:56:27Zoai:teses.usp.br:tde-14052018-141305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:38:53.813916Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Antiessentialist view of technology in education: a study on the interpretation by teachers in training of programming software used in the classroom
title Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
spellingShingle Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
Valkiria Venancio
title_short Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
title_full Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
title_fullStr Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
title_full_unstemmed Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
title_sort Visão antiessencialista de tecnologia na educação: estudo sobre a interpretação, por professores em formação, do software de programação usado em sala de aula
author Valkiria Venancio
author_facet Valkiria Venancio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oscar Joao Abdounur
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ubiratan D'Ambrosio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Abigail Fregni Lins
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Roseli de Deus Lopes
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cristiane Coppe de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Valkiria Venancio
contributor_str_mv Oscar Joao Abdounur
Ubiratan D'Ambrosio
Abigail Fregni Lins
Roseli de Deus Lopes
Cristiane Coppe de Oliveira
description Este projeto de pesquisa, que desperta a vivência e suscita questionamentos pessoais sobre os aparentes resultados da formação continuada de professores com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC , inicia-se com a formação introdutória para uso de software de programação para professores de informática educativa do município de São Paulo. E, em razão do rápido avanço nas relações entre as novas tecnologias e a rede, em todas as áreas socioeconômico-culturais, constata ser imprescindível expandir o conceito de fluência digital, para fortalecer o currículo Trivium contemporâneo e melhorar a situação real da educação brasileira. E questiona: qual leitura segundo a abordagem antiessencialista da tecnologia é realizada, pelo professor em formação, do software de programação, neste caso o Scratch, para utilizá-lo com seus alunos em nossas atuais escolas? Para tal investigação, utiliza-se o estudo de caso com a técnica do process tracing, adaptada à educação, de maneira a transferir a análise das causas e dos resultados para o processo em si, que é desconhecido, na criação de uma teoria. Por meio das manifestações e das atividades reais, desde a formação até a aplicação do Scratch em classe, preveem-se e testam-se evidências em mecanismo causal hipotético. Tais evidências, confirmadas ou não pelas observações em classe, por entrevistas, questionários, depoimentos e rotinas de aula, nos casos em estudo, contribuem para que se proponha a Formação Insubordinada de Professores para o uso das TDIC FoIP-TDIC. O modelo traz como premissas serem as TDIC dependentes da cultura; por meio delas, o professor pode estimular a criatividade, a consciência cidadã, a investigação e a resolução de problemas reais e relevantes, de forma a elaborar criticamente seu cotidiano. A FoIP-TDIC relativiza as evidências tidas por formadores e formandos como necessárias e/ou imprescindíveis em uma formação. Portanto, pretende ampliar ideias para a estrutura e a organização de formação inicial ou continuada do professor da educação básica, seja ela presencial ou semipresencial. Aprofundar pesquisas da FoIP-TDIC poderá contribuir para a formação rumo à Educação 4.0 em uma sociedade que se deseja solidária.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-14052018-141305
url https://doi.org/10.11606/T.48.2018.tde-14052018-141305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502730194092032