Discursos sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas: análise da polifonia midiática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renato Melo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-03052023-114944/
Resumo: Esta pesquisa analisa e discute a circulação da controvérsia sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas publicadas no Brasil, entre 2007 e 2014 - período de avanço institucional do aparelho avaliativo e de acirramento dos debates no campo da avaliação educacional. O objetivo central é responder a seguinte pergunta: como a arena social que discute avaliação externa da educação básica foi representada (reconstruída) na polifonia midiática que circulou em revistas pedagógicas? Para tanto, examina-se a configuração polifônica das revistas em função de três eixos: a agenda temática da controvérsia; os sujeitos da controvérsia e suas características socioinstitucionais; os posicionamentos na controvérsia, sob a forma de discursos, argumentos e opinião. O interesse investigativo recai sobre as revistas Nova Escola (Fundação Victor Civita, São Paulo - SP), Presença Pedagógica (Editora Dimensão, Belo Horizonte - MG) e Pátio - Ensino Fundamental (Editora ArtMed, Porto Alegre - RS), a partir de um corpus com diferentes gêneros textuais e enunciadores que abordaram a temática em tela. A abordagem ancora-se na noção de polifonia (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) para operacionalizar uma decomposição polifônica das vozes inscritas nos textos midiáticos. Tal decomposição mobiliza igualmente procedimentos e instrumentos inspirados na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), tendo em vista a produção de evidências sobre o viés de opinião das revistas e a permeabilidade de cada periódico a posicionamentos não alinhados a seu viés midiático. Nos limites do material textual e do intervalo histórico analisado, conclui-se que a arena social que debate avaliação externa foi recontextualizada pelas revistas pedagógicas sob a forma de uma arena avaliativa midiatizada, sobrerrepresentando o campo de apoio à avaliação em larga escala, e subrepresentando os campos de crítica propositiva e de recusa a essas avaliações. No âmbito das pesquisas avaliativas e educacionais, esta investigação realiza uma descrição e uma síntese interpretativa original das condições de produção e de circulação do debate sobre avaliações em larga escala no Brasil. Além disso, desenvolve-se um conjunto de dispositivos metodológicos que poderão ser adaptados para a análise de outras controvérsias públicas em educação.
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spelling Discursos sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas: análise da polifonia midiáticaDiscourses on large-scale assessment in pedagogical journals: analysis of the polyphony mediaAvaliação educacionalAvaliação em larga escalaControvérsia educacionalEducational controversyEducational evaluationLarge-scale assessmentPedagogical journalPolifoniaPolyphonyRevistas pedagógicasEsta pesquisa analisa e discute a circulação da controvérsia sobre avaliações de larga escala em revistas pedagógicas publicadas no Brasil, entre 2007 e 2014 - período de avanço institucional do aparelho avaliativo e de acirramento dos debates no campo da avaliação educacional. O objetivo central é responder a seguinte pergunta: como a arena social que discute avaliação externa da educação básica foi representada (reconstruída) na polifonia midiática que circulou em revistas pedagógicas? Para tanto, examina-se a configuração polifônica das revistas em função de três eixos: a agenda temática da controvérsia; os sujeitos da controvérsia e suas características socioinstitucionais; os posicionamentos na controvérsia, sob a forma de discursos, argumentos e opinião. O interesse investigativo recai sobre as revistas Nova Escola (Fundação Victor Civita, São Paulo - SP), Presença Pedagógica (Editora Dimensão, Belo Horizonte - MG) e Pátio - Ensino Fundamental (Editora ArtMed, Porto Alegre - RS), a partir de um corpus com diferentes gêneros textuais e enunciadores que abordaram a temática em tela. A abordagem ancora-se na noção de polifonia (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) para operacionalizar uma decomposição polifônica das vozes inscritas nos textos midiáticos. Tal decomposição mobiliza igualmente procedimentos e instrumentos inspirados na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), tendo em vista a produção de evidências sobre o viés de opinião das revistas e a permeabilidade de cada periódico a posicionamentos não alinhados a seu viés midiático. Nos limites do material textual e do intervalo histórico analisado, conclui-se que a arena social que debate avaliação externa foi recontextualizada pelas revistas pedagógicas sob a forma de uma arena avaliativa midiatizada, sobrerrepresentando o campo de apoio à avaliação em larga escala, e subrepresentando os campos de crítica propositiva e de recusa a essas avaliações. No âmbito das pesquisas avaliativas e educacionais, esta investigação realiza uma descrição e uma síntese interpretativa original das condições de produção e de circulação do debate sobre avaliações em larga escala no Brasil. Além disso, desenvolve-se um conjunto de dispositivos metodológicos que poderão ser adaptados para a análise de outras controvérsias públicas em educação.This research analyses and discusses the dissemination of the controversy in large-scale assessment in pedagogical journals published in Brazil, during 2007 and 2014 period in which there was an institutional progress in the assessment device and the increase of the debates in the field of educational assessment. The main goal is to answer the following question: how was the social arena that discusses external assessment in elementary school represented (reconstructed) in the media polyphony divulged in pedagogical journals? To achieve this, the polyphonic configuration of the journals is examined based on three axes: the thematic agenda of the controversy; the subjects of the controversy and their socioinstitutional characteristics; the placements on the controversy, under the form of discourse arguments and opinion. The interest of the research lies in the journals Nova Escola (Victor Civita Foundation São Paulo SP), Presença Pedagógica (Publisher Dimensão, Belo Horizonte MG) and Pátio Ensino Fundamental (Publisher ArtMed, Porto Alegre RS), based on a corpus with different textual genres and enunciators that approach the theme. The approach is founded upon the notion of polyphony (BAKHTIN, 2003, 2005, 2014) to prepare a polyphonic decomposition of the voices subscribed on the media texts. Such decomposition equally encourages procedures and tools inspired in Content Analysis (BARDIN, 2011; FRANCO, 2003), having in mind the production of evidence under the perspective of the journal opinion and the influence of each periodical which are not in accordance with its media bias. In the boundaries of the textual material and the analyzed historical period, it was concluded that the social arena which debates external assessment was re-contextualized by the pedagogical journals by means of a mediatized evaluative arena, over representing the field of support in large-scale assessment, and under representing the fields of propositional criticism and refusal of these evaluations. In the scope of evaluative and educational research, this research describes and produces an original interpretative synthesis of the production conditions and the dissemination of the debate about large-scale assessment in Brazil. Moreover, a set of methodological devices is developed that could be adapted for the analysis of other public controversies in education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSousa, Sandra Maria Zákia LianRibeiro, Renato Melo2023-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48139/tde-03052023-114944/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-03T20:41:03Zoai:teses.usp.br:tde-03052023-114944Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-03T20:41:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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