Costuras a muitos corpos para dançarelar na Educação Infantil: formação inicial docente e estágio supervisionado em Dança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-27022023-110826/ |
Resumo: | A presente tese de doutoramento carrega em seu bojo uma investigação sobre a formação inicial docente em Dança, especialmente, o estágio supervisionado obrigatório na licenciatura em Dança, com crianças pequenas da Educação Infantil. Parte do pressuposto de que meninas e meninos de pouca idade são capazes de construir saberes e sentidos às experiências, incorporando-as, decantando-as, no (re)conhecimento da alteridade da infância, em suas produções e expressões multilinguageiras, sensoriais, corpóreas e imaginativas, para uma formação de professoras/es em Dança, que as tenha como parceiras de aventuras lúdicas, rumo à curiosidade, ao inusitado, ao espanto, ao encantamento, à imaginação, à criação e à própria formação de estudantes e professoras/es. O interesse por tal tema emergiu de um exercício de autorreflexão acerca do percurso artístico, profissional e acadêmico, num processo que desvelou as relações entre as concepções de Educação, Dança, infância e Formação de professoras/es, na atuação como docente da Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Goiás (UFG), frente ao Estágio Curricular Obrigatório em Dança na Educação Infantil. Para isso, a produção de materiais para análise, ocorreu por meio do estado do conhecimento em Dança, Educação, Infância e Estágio, do acesso aos diários de campo de estudantes, em três diferentes experiências do estágio supervisionado com crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos anos de 2017 e 2018, exploração de fotos e apresentação das minhas impressões sobre o processo, bem como reflexões a respeito da minha própria atuação como formadora. Dessa maneira, ao empregar um ponto de vista multirreferencial para o objetivo dessa tese, em diálogo com construtos teóricos que atravessam os campos da Arte, da Educação e dos estudos sociais da infância, como a Sociologia da infância, a Pedagogia da Educação Infantil e a Filosofia, assumiu-se um modo bricoleur de investigar, que se desenhou, ao longo do processo, como uma pesquisa-ação. As análises dos materiais produzidos evidenciaram a importância do (re)conhecimento e acolhimento do desconhecido, do devir e do caos que a atuação com as crianças pequenas revela. Assim, após acompanhar in loco e refletir sobre três processos estéticos, identifiquei que: 1) a tentativa de se avizinhar das distintas lógicas e expressividades das crianças pequenas; 2) acessar suas brincadeiras e construções lúdicas; e 3) observar e escutar seus gestos e movimentos. podem se tornar o centro do processo criativo e formativo das/os estudantes e docentes, na elaboração de propostas dançantes que necessitavam envolver tempos, espaços, sensorialidades e materialidades diversificadas e flexíveis para a Educação Infantil. Uma formação inicial, e por que não, continuada e permanente, que adota concepções brincalhonas, imaginativas, infancializantes, dialógicas, integrativas, horizontais, autorais, decolonizadoras e transmutadoras, ao fomentar a emancipação, a autonomia, a investigação, a criação, os modos diversos de se apropriar, transformar e revigorar o saber mediado na Universidade, ao ambiente educativo infantil e as experiências artísticas de movimento. Um estágio que esteja mais próximo da escola, não só das/dos estudantes da graduação, mas as/os próprias/os docentes universitária/o e todo o curso de graduação, para uma formação de docentes que exerçam sua poética da docência em Dança que, ao ensinar também aprendam, desaprendam e reaprendam, constantemente, ao longo do fazer artístico pedagógico, inventando e reinventando criativamente sua docência. |
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Costuras a muitos corpos para dançarelar na Educação Infantil: formação inicial docente e estágio supervisionado em DançaSeams with many bodies to dance in Early Childhood Education: initial education of teachers and supervised internship in DanceDança e educação infantilDance and Early Childhood EducationEducation of teachersFormação docenteLicenciatura e estágio em dançaUndergraduate and internship in DanceA presente tese de doutoramento carrega em seu bojo uma investigação sobre a formação inicial docente em Dança, especialmente, o estágio supervisionado obrigatório na licenciatura em Dança, com crianças pequenas da Educação Infantil. Parte do pressuposto de que meninas e meninos de pouca idade são capazes de construir saberes e sentidos às experiências, incorporando-as, decantando-as, no (re)conhecimento da alteridade da infância, em suas produções e expressões multilinguageiras, sensoriais, corpóreas e imaginativas, para uma formação de professoras/es em Dança, que as tenha como parceiras de aventuras lúdicas, rumo à curiosidade, ao inusitado, ao espanto, ao encantamento, à imaginação, à criação e à própria formação de estudantes e professoras/es. O interesse por tal tema emergiu de um exercício de autorreflexão acerca do percurso artístico, profissional e acadêmico, num processo que desvelou as relações entre as concepções de Educação, Dança, infância e Formação de professoras/es, na atuação como docente da Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Goiás (UFG), frente ao Estágio Curricular Obrigatório em Dança na Educação Infantil. Para isso, a produção de materiais para análise, ocorreu por meio do estado do conhecimento em Dança, Educação, Infância e Estágio, do acesso aos diários de campo de estudantes, em três diferentes experiências do estágio supervisionado com crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos anos de 2017 e 2018, exploração de fotos e apresentação das minhas impressões sobre o processo, bem como reflexões a respeito da minha própria atuação como formadora. Dessa maneira, ao empregar um ponto de vista multirreferencial para o objetivo dessa tese, em diálogo com construtos teóricos que atravessam os campos da Arte, da Educação e dos estudos sociais da infância, como a Sociologia da infância, a Pedagogia da Educação Infantil e a Filosofia, assumiu-se um modo bricoleur de investigar, que se desenhou, ao longo do processo, como uma pesquisa-ação. As análises dos materiais produzidos evidenciaram a importância do (re)conhecimento e acolhimento do desconhecido, do devir e do caos que a atuação com as crianças pequenas revela. Assim, após acompanhar in loco e refletir sobre três processos estéticos, identifiquei que: 1) a tentativa de se avizinhar das distintas lógicas e expressividades das crianças pequenas; 2) acessar suas brincadeiras e construções lúdicas; e 3) observar e escutar seus gestos e movimentos. podem se tornar o centro do processo criativo e formativo das/os estudantes e docentes, na elaboração de propostas dançantes que necessitavam envolver tempos, espaços, sensorialidades e materialidades diversificadas e flexíveis para a Educação Infantil. Uma formação inicial, e por que não, continuada e permanente, que adota concepções brincalhonas, imaginativas, infancializantes, dialógicas, integrativas, horizontais, autorais, decolonizadoras e transmutadoras, ao fomentar a emancipação, a autonomia, a investigação, a criação, os modos diversos de se apropriar, transformar e revigorar o saber mediado na Universidade, ao ambiente educativo infantil e as experiências artísticas de movimento. Um estágio que esteja mais próximo da escola, não só das/dos estudantes da graduação, mas as/os próprias/os docentes universitária/o e todo o curso de graduação, para uma formação de docentes que exerçam sua poética da docência em Dança que, ao ensinar também aprendam, desaprendam e reaprendam, constantemente, ao longo do fazer artístico pedagógico, inventando e reinventando criativamente sua docência.This doctoral thesis carries with an investigation about undergraduate program in Dance Teaching. In particular, it deals with a supervised internship in the Dance, with young children from Early Childhood Education. Such a study is based on the comprehension that girls and boys are able to construct knowledge and meanings to their live experiences, incorporating and decanting them. Another studys base are the processes of recognize the otherness of childhood, in its multilingual, sensory, expressive, corporeal and imaginative productions and expressions. Both comprehension, assumes the ways of being and doing of young children, as a partners in playful adventures, towards curiosity, the unusual, the magical, the amazement, the imagination and creation of education of students and teachers. The interest in this theme emerged from self-reflection exercise on the artistic, professional and academic path, in a process that revealed the relationships between the concepts of Education, Dance, childhood and Teacher Training. A path that led to work as a teacher in an undergraduate program in Dance Teaching at the Federal University of Goiás (UFG), and the relation to the supervised internship in Dance in Early Childhood Education. For this task, the production of analysis materials occurred through the state of knowledge in Dance, Education, Childhood and Internship; access to students\' field diaries, in three different experiences of supervised internship with children enrolled in two Municipal Early Childhood Education Centers (CMEIs), between 2017 and 2018; from exploring photo and presenting my impressions about the process; as well as reflections on my own performance as a trainer. In this way, the studies used a multireferential point of view for the purpose of this thesis, in dialogue with theoretical constructs that cross the fields of Art, Education and Social Studies of Childhood, such as Sociology of childhood, Pedagogy of Early Childhood Education and Philosophy. Then, a bricoleur way of investigating was assumed, which was designed, throughout the investigative process, as action-research. The analyzes of the materials produced showed the importance of recognize and assume of the unknown, the becoming and the chaos that work with young children reveals. Thus, after supervising in situ and reflecting on three aesthetic processes, I identified: 1) trying to approach the different logics and expressiveness of young children; 2) access their games and playful constructions; and 3) observe and listen to their gestures and movements; that this three points can become the center of the creative and formative process of students and teachers, in the elaboration of dance proposals that needed to involve diversified and flexible times, spaces, sensorialities and materialities for Early Childhood Education. Initial education and, why not, continuous and permanente education, which adopts ludic, imaginative, \"infantilizing\", dialogical, integrating, horizontal, authorial, decolonizing and transmuting comprehension, by promoting emancipation, autonomy, investigation, creation, the different forms of appropriation, transformation and renewal of knowledge mediated at the University, the children\'s educational environment and artistic movement experiences. An internship closer to the school, not only to the undergraduate students, but to the university teachers themselves and to the all undergraduate course, for a education of teachers who exercise their poetics of the Dance teaching that, by teaching, they also learn, unlearn and relearn, constantly, throughout the artistic pedagogical practice, creatively inventing and reinventing their teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPrado, Patricia DiasAlmeida, Fernanda de Souza2023-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-27022023-110826/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-02-27T18:43:49Zoai:teses.usp.br:tde-27022023-110826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-02-27T18:43:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A presente tese de doutoramento carrega em seu bojo uma investigação sobre a formação inicial docente em Dança, especialmente, o estágio supervisionado obrigatório na licenciatura em Dança, com crianças pequenas da Educação Infantil. Parte do pressuposto de que meninas e meninos de pouca idade são capazes de construir saberes e sentidos às experiências, incorporando-as, decantando-as, no (re)conhecimento da alteridade da infância, em suas produções e expressões multilinguageiras, sensoriais, corpóreas e imaginativas, para uma formação de professoras/es em Dança, que as tenha como parceiras de aventuras lúdicas, rumo à curiosidade, ao inusitado, ao espanto, ao encantamento, à imaginação, à criação e à própria formação de estudantes e professoras/es. O interesse por tal tema emergiu de um exercício de autorreflexão acerca do percurso artístico, profissional e acadêmico, num processo que desvelou as relações entre as concepções de Educação, Dança, infância e Formação de professoras/es, na atuação como docente da Licenciatura em Dança, da Universidade Federal de Goiás (UFG), frente ao Estágio Curricular Obrigatório em Dança na Educação Infantil. Para isso, a produção de materiais para análise, ocorreu por meio do estado do conhecimento em Dança, Educação, Infância e Estágio, do acesso aos diários de campo de estudantes, em três diferentes experiências do estágio supervisionado com crianças matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nos anos de 2017 e 2018, exploração de fotos e apresentação das minhas impressões sobre o processo, bem como reflexões a respeito da minha própria atuação como formadora. Dessa maneira, ao empregar um ponto de vista multirreferencial para o objetivo dessa tese, em diálogo com construtos teóricos que atravessam os campos da Arte, da Educação e dos estudos sociais da infância, como a Sociologia da infância, a Pedagogia da Educação Infantil e a Filosofia, assumiu-se um modo bricoleur de investigar, que se desenhou, ao longo do processo, como uma pesquisa-ação. As análises dos materiais produzidos evidenciaram a importância do (re)conhecimento e acolhimento do desconhecido, do devir e do caos que a atuação com as crianças pequenas revela. Assim, após acompanhar in loco e refletir sobre três processos estéticos, identifiquei que: 1) a tentativa de se avizinhar das distintas lógicas e expressividades das crianças pequenas; 2) acessar suas brincadeiras e construções lúdicas; e 3) observar e escutar seus gestos e movimentos. podem se tornar o centro do processo criativo e formativo das/os estudantes e docentes, na elaboração de propostas dançantes que necessitavam envolver tempos, espaços, sensorialidades e materialidades diversificadas e flexíveis para a Educação Infantil. Uma formação inicial, e por que não, continuada e permanente, que adota concepções brincalhonas, imaginativas, infancializantes, dialógicas, integrativas, horizontais, autorais, decolonizadoras e transmutadoras, ao fomentar a emancipação, a autonomia, a investigação, a criação, os modos diversos de se apropriar, transformar e revigorar o saber mediado na Universidade, ao ambiente educativo infantil e as experiências artísticas de movimento. Um estágio que esteja mais próximo da escola, não só das/dos estudantes da graduação, mas as/os próprias/os docentes universitária/o e todo o curso de graduação, para uma formação de docentes que exerçam sua poética da docência em Dança que, ao ensinar também aprendam, desaprendam e reaprendam, constantemente, ao longo do fazer artístico pedagógico, inventando e reinventando criativamente sua docência. |
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