Práticas do ensino da dança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luiza Cerri
Data de Publicação: 0024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256374
Resumo: A dança na escola, geralmente é trabalhada com ideias do senso comum aparecendo na maioria das vezes, apenas em datas comemorativas através de movimentos estereotipados. A falta de embasamento teórico-conceitual e metodológico na formação do profissional formado em Pedagogia, contribui para essa prática. Considerando essa problemática, interessa realizar aqui, uma pesquisa de natureza qualitativa que parte da análise da menção da dança nos documentos orientadores dessa etapa para a partir disso, buscar através de uma revisão bibliográfica, as possíveis práticas para trabalhar a dança na Educação Infantil, para além de passos coreografados, focando em seu potencial educativo, artístico e social. Entende-se aqui, a dança enquanto uma linguagem que possibilita a expressividade. Para tanto, procura-se: Refletir sobre a noção de linguagem para, a partir disso, situar a prática da dança como linguagem no contexto da Educação Infantil. Além disso, como essa dança (entendida como linguagem) pode contribuir para potencializar a formação de professores que atuam nessa etapa? Para orientar o encaminhamento da pesquisa bibliográfica, parte-se dos estudos de Rudolf Laban que ajudam a pensar a dança com autonomia e protagonismo do aluno, o que faz com que esse conhecimento seja encarado de fato enquanto linguagem do movimento Junto a isso, os estudos de Isabel Marques e seus interlocutores que, na esteira dos estudos labanianos, permitem movimentar as possibilidades dessa dança que imprime também, uma concepção da construção do planejamento pedagógico mais criativo e contextualizado.
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