Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20072022-134736/ |
Resumo: | Este trabalho problematiza uma modalidade de atendimento específica, desenvolvida na Clínica-escola de uma universidade privada: a entrevista devolutiva em grupo, procedimento integrante do psicodiagnóstico interventivo. O objetivo primacial desta pesquisa foi conceituar, analisar e interpretar o alcance da entrevista devolutiva em grupo no contexto da Clínica-escola, com vistas a construir padrões de reflexividade e preencher lacunas no âmbito das teorias e técnicas sobre o atendimento à criança e seus pais referente ao diagnóstico psicológico. Especificamente, o trabalho construiu-se no sentido de depreender o modelo das entrevistas de devolutivas parciais e finais, a partir da análise do procedimento realizado sob dois planos: o interventivo e o formativo, tomando como bases teóricas a psicanálise winnicottiana em diálogo com referências centrais para o trabalho com grupos. Ademais, buscou-se modelizar a utilização de estratégias de mediação como veículo para a condução das entrevistas. O método empreendido foi o do estudo de caso, dado o caráter profícuo desse procedimento à descrição e à compreensão do problema de pesquisa construído. Concluiu-se que a entrevista devolutiva, realizada em grupo, é um dispositivo eficiente para o cumprimento dos objetivos do psicodiagnóstico como prática clínica e formativa. Como modalidade clínica é capaz de promover o desenvolvimento e a saúde psicológica de pais e filhos, por conformar um espaço de esperança e hospitalidade holding. Já, como atividade formativa, favorece a transformação do aluno de Psicologia em estagiário, colaborando para a construção de maior autonomia frente ao fazer clínico. O setting grupal constitui-se como crucial ao desenvolvimento dos planos considerados |
id |
USP_fe1c2cf991f9d34515e7bc2a6cbbc714 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20072022-134736 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escolaHolding: the feedback group interview in the context of the school clinicAtendimento grupalClínica-escolaEntrevista devolutivaFeedback interviewFormação em PsicologiaGroup assistanceInterventional psychodiagnosisMediaçõesMediationsPsicodiagnóstico interventivoSchool clinicTraining in PsychologyEste trabalho problematiza uma modalidade de atendimento específica, desenvolvida na Clínica-escola de uma universidade privada: a entrevista devolutiva em grupo, procedimento integrante do psicodiagnóstico interventivo. O objetivo primacial desta pesquisa foi conceituar, analisar e interpretar o alcance da entrevista devolutiva em grupo no contexto da Clínica-escola, com vistas a construir padrões de reflexividade e preencher lacunas no âmbito das teorias e técnicas sobre o atendimento à criança e seus pais referente ao diagnóstico psicológico. Especificamente, o trabalho construiu-se no sentido de depreender o modelo das entrevistas de devolutivas parciais e finais, a partir da análise do procedimento realizado sob dois planos: o interventivo e o formativo, tomando como bases teóricas a psicanálise winnicottiana em diálogo com referências centrais para o trabalho com grupos. Ademais, buscou-se modelizar a utilização de estratégias de mediação como veículo para a condução das entrevistas. O método empreendido foi o do estudo de caso, dado o caráter profícuo desse procedimento à descrição e à compreensão do problema de pesquisa construído. Concluiu-se que a entrevista devolutiva, realizada em grupo, é um dispositivo eficiente para o cumprimento dos objetivos do psicodiagnóstico como prática clínica e formativa. Como modalidade clínica é capaz de promover o desenvolvimento e a saúde psicológica de pais e filhos, por conformar um espaço de esperança e hospitalidade holding. Já, como atividade formativa, favorece a transformação do aluno de Psicologia em estagiário, colaborando para a construção de maior autonomia frente ao fazer clínico. O setting grupal constitui-se como crucial ao desenvolvimento dos planos consideradosThis work investigates a specific type of assistance, developed by the Psychology school clinic of a private university in Sao Paulo, Brazil: the feedback group interview, an integral procedure of the interventional psychodiagnosis. The primary goal of this research was to conceptualize, analyze and interpret the scope of the feedback group interview in the context of the school clinic, aiming to build reflexivity patterns and fill gaps of theories and techniques on the care of children and their parents in the scope of psychological diagnosis. Specifically, the work was built to understand the model of mid and final feedback interviews, from the analysis of the procedure performed in two dimensions: the interventional and the formative, taking as theoretical bases the Winnicottian psychoanalysis in dialogue with central references for working with groups. Furthermore, we sought to model the use of mediation strategies as a vehicle for conducting the interviews. The method used was the case study, given the useful nature of this procedure for the description and understanding of the research problem constructed. It was concluded that the feedback interview, conducted in a group, is an efficient method for achieving the goals of psychodiagnosis as a clinical and training practice. As a clinical modality, it can promote the development and psychological health of parents and children, as it creates a holding. On the other hand, as a training activity, it favors the transformation of the Psychology student into an intern, collaborating for the construction of greater autonomy in the face of clinical practice. The group setting is decisive to the development of the considered plansBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAntúnez, Andrés Eduardo AguirreFantini, Mariana do Nascimento Arruda2022-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20072022-134736/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-20T17:48:45Zoai:teses.usp.br:tde-20072022-134736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-07-20T17:48:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola Holding: the feedback group interview in the context of the school clinic |
title |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola |
spellingShingle |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola Fantini, Mariana do Nascimento Arruda Atendimento grupal Clínica-escola Entrevista devolutiva Feedback interview Formação em Psicologia Group assistance Interventional psychodiagnosis Mediações Mediations Psicodiagnóstico interventivo School clinic Training in Psychology |
title_short |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola |
title_full |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola |
title_fullStr |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola |
title_full_unstemmed |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola |
title_sort |
Esperança e hospitalidade: a entrevista devolutiva em grupo no contexto da clínica-escola |
author |
Fantini, Mariana do Nascimento Arruda |
author_facet |
Fantini, Mariana do Nascimento Arruda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Antúnez, Andrés Eduardo Aguirre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fantini, Mariana do Nascimento Arruda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento grupal Clínica-escola Entrevista devolutiva Feedback interview Formação em Psicologia Group assistance Interventional psychodiagnosis Mediações Mediations Psicodiagnóstico interventivo School clinic Training in Psychology |
topic |
Atendimento grupal Clínica-escola Entrevista devolutiva Feedback interview Formação em Psicologia Group assistance Interventional psychodiagnosis Mediações Mediations Psicodiagnóstico interventivo School clinic Training in Psychology |
description |
Este trabalho problematiza uma modalidade de atendimento específica, desenvolvida na Clínica-escola de uma universidade privada: a entrevista devolutiva em grupo, procedimento integrante do psicodiagnóstico interventivo. O objetivo primacial desta pesquisa foi conceituar, analisar e interpretar o alcance da entrevista devolutiva em grupo no contexto da Clínica-escola, com vistas a construir padrões de reflexividade e preencher lacunas no âmbito das teorias e técnicas sobre o atendimento à criança e seus pais referente ao diagnóstico psicológico. Especificamente, o trabalho construiu-se no sentido de depreender o modelo das entrevistas de devolutivas parciais e finais, a partir da análise do procedimento realizado sob dois planos: o interventivo e o formativo, tomando como bases teóricas a psicanálise winnicottiana em diálogo com referências centrais para o trabalho com grupos. Ademais, buscou-se modelizar a utilização de estratégias de mediação como veículo para a condução das entrevistas. O método empreendido foi o do estudo de caso, dado o caráter profícuo desse procedimento à descrição e à compreensão do problema de pesquisa construído. Concluiu-se que a entrevista devolutiva, realizada em grupo, é um dispositivo eficiente para o cumprimento dos objetivos do psicodiagnóstico como prática clínica e formativa. Como modalidade clínica é capaz de promover o desenvolvimento e a saúde psicológica de pais e filhos, por conformar um espaço de esperança e hospitalidade holding. Já, como atividade formativa, favorece a transformação do aluno de Psicologia em estagiário, colaborando para a construção de maior autonomia frente ao fazer clínico. O setting grupal constitui-se como crucial ao desenvolvimento dos planos considerados |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20072022-134736/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-20072022-134736/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257162311532544 |