Principio de impessoalidade: direito administrativo com sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-14082020-005737/ |
Resumo: | Esta tese trata do princípio de impessoalidade administrativa, do art. 37, caput, da Constituição de 1988, considerado como um aspecto de ser do modo constitucional de e para a comunicação da Administração Pública com a Sociedade, orientado e materializado pelo Direito Administrativo. Contrapõe-se a esta compreensão uma realidade baseada na pessoalidade, na incomunicabilidade entre Estado e Sociedade, própria do pensamento pré-político até 1988. A abordagem analítica parcial realizada pela doutrina confere ao princípio constitucional um sentido normativo aquém dos valores e dos objetivos e dos compromissos da Constituição de 1988. A incompreensão do caráter político da atividade administrativa em bases constitucionais de 1988 é subjacente a esta abordagem parcial, que não reconhece a complementaridade entre fato, valor e norma. A atividade da Administração Pública tem sido pautada pela teoria administrativa que gera distinções opositivas e, assim, pela noção de processo, ao modo judicial, e, por conseguinte, ao de controle judicial, como forma de comunicação entre a Administração Pública e a Sociedade. O princípio de impessoalidade, como referente teórico-doutrinário, redireciona a atividade administrativa de uma teoria geral do processo para uma teoria geral de comunicação, potencializando a comunicatividade interna e externa da Administração Pública e empenhando-se com a atividade administrativa propriamente dita e não em seu controle judicial. |
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Principio de impessoalidade: direito administrativo com sociedadeLe principe d\'impersonnalité administratif: Droit Administrative avec SociétéAdministração PúblicaAdministration PubliqueCommunicabilitéComunicabilidadeImpersonnalitéImpessoalidadeLiberdadeLibertéPersonnalitéPessoalidadePolíticoPolitiquePrincipePrincípioSociedadeSociétéEsta tese trata do princípio de impessoalidade administrativa, do art. 37, caput, da Constituição de 1988, considerado como um aspecto de ser do modo constitucional de e para a comunicação da Administração Pública com a Sociedade, orientado e materializado pelo Direito Administrativo. Contrapõe-se a esta compreensão uma realidade baseada na pessoalidade, na incomunicabilidade entre Estado e Sociedade, própria do pensamento pré-político até 1988. A abordagem analítica parcial realizada pela doutrina confere ao princípio constitucional um sentido normativo aquém dos valores e dos objetivos e dos compromissos da Constituição de 1988. A incompreensão do caráter político da atividade administrativa em bases constitucionais de 1988 é subjacente a esta abordagem parcial, que não reconhece a complementaridade entre fato, valor e norma. A atividade da Administração Pública tem sido pautada pela teoria administrativa que gera distinções opositivas e, assim, pela noção de processo, ao modo judicial, e, por conseguinte, ao de controle judicial, como forma de comunicação entre a Administração Pública e a Sociedade. O princípio de impessoalidade, como referente teórico-doutrinário, redireciona a atividade administrativa de uma teoria geral do processo para uma teoria geral de comunicação, potencializando a comunicatividade interna e externa da Administração Pública e empenhando-se com a atividade administrativa propriamente dita e não em seu controle judicial.Cette thèse porte sur le principe d\'impersonnalité administratif, art. 37, caput, de la Constitution de 1988, considérée comme un aspect d\'être en mode constitutionnel de et pour la communication de l\'Administration Publique avec la Société, orientée et matérialisée par le Droit Administratif. S\'oppose à cette compréhension d\'une réalité basée sur la personnalité, l\'incommunicabilité entre l\'État et la Société, propre à la pensée politique jusqu\'en 1988. L\'approche analytique partielle de la doctrine donne au principe constitutionnel un sens normatif qui n\'est pas conforme aux valeurs, aux objectifs et aux engagements de la Constitution de 1988. L\'incompréhension du caractère politique de l\'activité administrative sur les bases constitutionnelles de 1988 sous-tend cette approche partielle, qui ne reconnaît pas la complémentarité entre fait, valeur et norme. L\'activité de l\'Administration Publique a été guidée par la théorie administrative qui génère des distinctions opposées et donc par la notion de process, par le mode judiciaire et, par conséquent, par le contrôle judiciaire, comme forme de communication entre l\'Administration Publique et la Société. Le principe de l\'impersonnalité, en tant que référence théorico-doctrinale, réoriente l\'activité administrative d\'une théorie générale du process vers une théorie générale de la communication, renforçant la communication interne et externe de l\'Administration Publique et s\'engageant dans l\'activité administrative elle-même et non son contrôle judiciaire.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Edmir Netto deCarvalho, Paulo de Tarso Bilard de2019-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-14082020-005737/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-08-14T12:58:31Zoai:teses.usp.br:tde-14082020-005737Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-08-14T12:58:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta tese trata do princípio de impessoalidade administrativa, do art. 37, caput, da Constituição de 1988, considerado como um aspecto de ser do modo constitucional de e para a comunicação da Administração Pública com a Sociedade, orientado e materializado pelo Direito Administrativo. Contrapõe-se a esta compreensão uma realidade baseada na pessoalidade, na incomunicabilidade entre Estado e Sociedade, própria do pensamento pré-político até 1988. A abordagem analítica parcial realizada pela doutrina confere ao princípio constitucional um sentido normativo aquém dos valores e dos objetivos e dos compromissos da Constituição de 1988. A incompreensão do caráter político da atividade administrativa em bases constitucionais de 1988 é subjacente a esta abordagem parcial, que não reconhece a complementaridade entre fato, valor e norma. A atividade da Administração Pública tem sido pautada pela teoria administrativa que gera distinções opositivas e, assim, pela noção de processo, ao modo judicial, e, por conseguinte, ao de controle judicial, como forma de comunicação entre a Administração Pública e a Sociedade. O princípio de impessoalidade, como referente teórico-doutrinário, redireciona a atividade administrativa de uma teoria geral do processo para uma teoria geral de comunicação, potencializando a comunicatividade interna e externa da Administração Pública e empenhando-se com a atividade administrativa propriamente dita e não em seu controle judicial. |
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