O método prático para viola - sua nova atualização com coletânea de imagens, 7 escalas maiores em progressão tonal, 7 minuetos de autores eruditos e 14 duetos com análise técnica da mão esquerda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-19112010-120413/ |
Resumo: | Passados oito anos desde a publicação do Método Prático para Viola -Nível Inicial, consideramos a necessidade de uma atualização com correção de tópicos que, com o decorrer do tempo tornaram-se ultrapassados. Os exercícios foram aprimorados, acreditamos ser mais eficientes, exemplificados por uma coletânea de imagens dando referência e maior nitidez ao material teórico apresentado. A clave de fá na quarta linha, a principio uma ferramenta útil para o entendimento da extensão do instrumento nos hinários evangélicos, desta vez foi retirada dando lugar a exercícios elaborados exclusivamente na clave de dó na terceira linha, a clave correta do instrumento. As escalas foram organizadas por ordem de progressão tonal (dó maior, sol maior, fa maior, ré maior, si maior, lá maior e mi maior) e para cada tonalidade foi inserida uma melodia em movimento de minueto, especialmente adaptado para tonalidade, de autores consagrados dos períodos barroco, clássico e romântico Para que o instrumento, que normalmente desempenha papel de instrumento acompanhante na execução dos hinos, foram inseridos duetos para o instrumento contendo novas melodias, baseadas em hinários evangélicos, elevando a viola para a categoria de instrumento solista, pois nestes duos uma das violas executa a melodia principal, enquanto que nos hinários evangélicos a viola executa a terceira voz. Estes hinos vêm acompanhados de análise técnica da mão direita e análise técnica da mão esquerda, detalhando a execução compasso por compasso. Pretendemos com esta atualização, contribuir para o ensino da viola no meio acadêmico formando adequadamente instrumentistas e artistas preparados para o exercício da profissão musical. |
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O método prático para viola - sua nova atualização com coletânea de imagens, 7 escalas maiores em progressão tonal, 7 minuetos de autores eruditos e 14 duetos com análise técnica da mão esquerdaO método para viola : sua nova atualização com coletânea de imagens, 7 escalas maiores em progressão tonal, 7 minuetos de aturores eruditos e 14 duetos com análise técnica da mão esquerdaInstrumentos musicais (Estudo e ensino)Instrumentos musicais de cordaInstrumentos musicais de cordaInstrumentos musicais(Estudo e ensino)Método facilitado para viola (método de ensino)Método facilitado para viola (método de ensino)Métodos de ensinoMétodos de ensinoTécnica musicalTécnica musicalViolaViolaPassados oito anos desde a publicação do Método Prático para Viola -Nível Inicial, consideramos a necessidade de uma atualização com correção de tópicos que, com o decorrer do tempo tornaram-se ultrapassados. Os exercícios foram aprimorados, acreditamos ser mais eficientes, exemplificados por uma coletânea de imagens dando referência e maior nitidez ao material teórico apresentado. A clave de fá na quarta linha, a principio uma ferramenta útil para o entendimento da extensão do instrumento nos hinários evangélicos, desta vez foi retirada dando lugar a exercícios elaborados exclusivamente na clave de dó na terceira linha, a clave correta do instrumento. As escalas foram organizadas por ordem de progressão tonal (dó maior, sol maior, fa maior, ré maior, si maior, lá maior e mi maior) e para cada tonalidade foi inserida uma melodia em movimento de minueto, especialmente adaptado para tonalidade, de autores consagrados dos períodos barroco, clássico e romântico Para que o instrumento, que normalmente desempenha papel de instrumento acompanhante na execução dos hinos, foram inseridos duetos para o instrumento contendo novas melodias, baseadas em hinários evangélicos, elevando a viola para a categoria de instrumento solista, pois nestes duos uma das violas executa a melodia principal, enquanto que nos hinários evangélicos a viola executa a terceira voz. Estes hinos vêm acompanhados de análise técnica da mão direita e análise técnica da mão esquerda, detalhando a execução compasso por compasso. Pretendemos com esta atualização, contribuir para o ensino da viola no meio acadêmico formando adequadamente instrumentistas e artistas preparados para o exercício da profissão musical.Passados oito anos desde a publicação do Método Prático para Viola -Nível Inicial, consideramos a necessidade de uma atualização com correção de tópicos que, com o decorrer do tempo tornaram-se ultrapassados. Os exercícios foram aprimorados, acreditamos ser mais eficientes, exemplificados por uma coletânea de imagens dando referência e maior nitidez ao material teórico apresentado. A clave de fá na quarta linha, a principio uma ferramenta útil para o entendimento da extensão do instrumento nos hinários evangélicos, desta vez foi retirada dando lugar a exercícios elaborados exclusivamente na clave de dó na terceira linha, a clave correta do instrumento. As escalas foram organizadas por ordem de progressão tonal (dó maior, sol maior, fa maior, ré maior, si maior, lá maior e mi maior) e para cada tonalidade foi inserida uma melodia em movimento de minueto, especialmente adaptado para tonalidade, de autores consagrados dos períodos barroco, clássico e romântico Para que o instrumento, que normalmente desempenha papel de instrumento acompanhante na execução dos hinos, foram inseridos duetos para o instrumento contendo novas melodias, baseadas em hinários evangélicos, elevando a viola para a categoria de instrumento solista, pois nestes duos uma das violas executa a melodia principal, enquanto que nos hinários evangélicos a viola executa a terceira voz. Estes hinos vêm acompanhados de análise técnica da mão direita e análise técnica da mão esquerda, detalhando a execução compasso por compasso. Pretendemos com esta atualização, contribuir para o ensino da viola no meio acadêmico formando adequadamente instrumentistas e artistas preparados para o exercício da profissão musical.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCascapera, SergioGama, Nadilson Martins2010-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-19112010-120413/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-19112010-120413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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