Conhecimento científico e cotidiano: concepções, preocupações e ações de estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-12052022-130402/ |
Resumo: | Para que Ensino de Química seja significativo e possibilite uma formação para o exercício da cidadania é essencial que a escola proporcione aos estudantes uma educação que desenvolva as relações entre os conceitos científicos e aspectos sociais, ambientais, tecnológicos, éticos e políticos. Como ponto de partida para um ensino de Química que construa as relações CTSA, que permita o debate de diferentes opiniões e posicionamentos dos estudantes, bem como, proporcione a tomada de decisão, os docentes podem se utilizar de temas sociocientíficos. Esses temas têm como ponto de partida o contexto e a realidade social que os discentes estão inseridos e contemplam situações locais, regionais e até mesmo globais. Para que a educação possa abordar esses temas é essencial conhecer opiniões, visões, interesses e preocupações que os estudantes indicam. Nesse sentido, o presente trabalho buscou conhecer e discutir as opiniões de alguns alunos dos estados de Minas Gerais e de São Paulo sobre as diferentes situações locais, regionais e globais que lhes são fontes de preocupação. Investigamos, também, como os estudantes reconhecem a química em seu dia a dia, quais são as suas opiniões sobre os conteúdos de química que são abordados nas escolas e por fim, suas preferências sobre as disciplinas de ciências da natureza. Nossos resultados mostram que os estudantes têm preocupações com alimentação, poluição, lixo, falta de reciclagem e aquecimento global, temas esses que podem ser construídos pelos professores nas aulas de Química. Outras preocupações como violência, desigualdade social, economia, discriminação podem não ser pontos de partida para as aulas de Química, mas podem permear as discussões de diferentes conceitos ou serem temas de projetos interdisciplinares e de feiras de ciências. Os estudantes, ainda, reconhecem a importância dos conceitos químicos e estabelecem relações entre eles e seu cotidiano e a sociedade. Apesar disso, os alunos não desejam seguir a carreira científica e nem a carreira de Químico, e os conceitos discutidos em sala parecem pouco contribuir para criticidade, para apreciação da natureza e para a tomada de decisões. Os resultados de nossa pesquisa parecem evidenciar um pequeno avanço no ensino de Química, em que os professores ainda constroem um ensino pautado na memorização e na grande realização de exercícios, mas que também abordam as aplicações de química na sociedade e de algumas implicações sociais e ambientais. Os dados obtidos como as situações preocupantes podem contribuir para professores abordarem com maior ou menor ênfase determinados temas em suas aulas, relacionando sempre com aspectos ambientais, tecnológicos, éticos e políticos. Ainda, esta pesquisa mostra a necessidade de elaboração de materiais didáticos para os diferentes assuntos, numa abordagem CTSA, para que os professores possam consultar e utilizar em suas aulas. |
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Conhecimento científico e cotidiano: concepções, preocupações e ações de estudantes do ensino médioScientific and everyday knowledge: conceptions, concerns and actions of high school studentsChemistry teachingCidadania,Citizenship,Ensino CTSAEnsino de químicaSituações preocupantesSTSE teachingWorrying situationsPara que Ensino de Química seja significativo e possibilite uma formação para o exercício da cidadania é essencial que a escola proporcione aos estudantes uma educação que desenvolva as relações entre os conceitos científicos e aspectos sociais, ambientais, tecnológicos, éticos e políticos. Como ponto de partida para um ensino de Química que construa as relações CTSA, que permita o debate de diferentes opiniões e posicionamentos dos estudantes, bem como, proporcione a tomada de decisão, os docentes podem se utilizar de temas sociocientíficos. Esses temas têm como ponto de partida o contexto e a realidade social que os discentes estão inseridos e contemplam situações locais, regionais e até mesmo globais. Para que a educação possa abordar esses temas é essencial conhecer opiniões, visões, interesses e preocupações que os estudantes indicam. Nesse sentido, o presente trabalho buscou conhecer e discutir as opiniões de alguns alunos dos estados de Minas Gerais e de São Paulo sobre as diferentes situações locais, regionais e globais que lhes são fontes de preocupação. Investigamos, também, como os estudantes reconhecem a química em seu dia a dia, quais são as suas opiniões sobre os conteúdos de química que são abordados nas escolas e por fim, suas preferências sobre as disciplinas de ciências da natureza. Nossos resultados mostram que os estudantes têm preocupações com alimentação, poluição, lixo, falta de reciclagem e aquecimento global, temas esses que podem ser construídos pelos professores nas aulas de Química. Outras preocupações como violência, desigualdade social, economia, discriminação podem não ser pontos de partida para as aulas de Química, mas podem permear as discussões de diferentes conceitos ou serem temas de projetos interdisciplinares e de feiras de ciências. Os estudantes, ainda, reconhecem a importância dos conceitos químicos e estabelecem relações entre eles e seu cotidiano e a sociedade. Apesar disso, os alunos não desejam seguir a carreira científica e nem a carreira de Químico, e os conceitos discutidos em sala parecem pouco contribuir para criticidade, para apreciação da natureza e para a tomada de decisões. Os resultados de nossa pesquisa parecem evidenciar um pequeno avanço no ensino de Química, em que os professores ainda constroem um ensino pautado na memorização e na grande realização de exercícios, mas que também abordam as aplicações de química na sociedade e de algumas implicações sociais e ambientais. Os dados obtidos como as situações preocupantes podem contribuir para professores abordarem com maior ou menor ênfase determinados temas em suas aulas, relacionando sempre com aspectos ambientais, tecnológicos, éticos e políticos. Ainda, esta pesquisa mostra a necessidade de elaboração de materiais didáticos para os diferentes assuntos, numa abordagem CTSA, para que os professores possam consultar e utilizar em suas aulas.A meaningful chemistry teaching aiming to contribute to the development of citizenship has to provide to the students scientific and technologic knowledge related to social and environmental contexts. As a starting point for a STSE chemistry education, teachers can make use of social and scientific themes that allow the debate of different points of view, as well as it provides the development of students\' decision-making skills. The STSE teaching approach contributes to improving students\' expressions of their opinions, interests, and concerns. In this sense, this work sought to discuss the opinions of some high school students of Minas Gerais and São Paulo states (Brazil), about local, regional, and global situations that are sources of concern to them. We also investigated how students recognize the chemistry present in their daily lives, what are their opinions about the school contents of chemistry, and finally, their preferences regarding natural sciences subjects. Our results show that some of concerning situations that students pointed out such as nutrition habits, pollution, waste generation, lack of recycling, and global warming may be influenced by the chemistry teaching. Other concerns such as violence, social inequality, and discrimination are not easily related to chemistry concepts but they can permeate discussions of different context-based lessons or be themes of interdisciplinary projects and science fairs. Students were still able to recognize the importance of chemical concepts by establishing relationships between those concepts and their daily lives and society. Although they realized the importance of chemistry, the students do not intend to make a scientific career or to become a chemist. They mentioned the chemistry classes contribute little to increase their critical thinking and decision-making skills and their appreciation of nature. The results of our research seems to indicate some advance in the teaching of Chemistry, whereas teachers include in their lessons applications of chemistry in society and its social and environmental implications, although they are not invest in developing students critical thinking. The situations of pointed out by the students may contribute for teachers to treat some social and scientific issues relating them to environmental, technological, ethical, and political aspects. These results also show the need to design context-based instructional materials that can contribute to teachers in planning their lessons.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarcondes, Maria Eunice RibeiroSilva, Raniele Aparecida da2022-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-12052022-130402/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-30T21:44:24Zoai:teses.usp.br:tde-12052022-130402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-30T21:44:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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