O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonacella, Isabel Villas Bôas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/
Resumo: Esta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação.
id USP_feb15e6b4f31c4b067d848b57e370214
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13062024-204226
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professorTeaching irrational numbers: a study about some Content Knowledge for Teaching utilized by teachersAdlerAdlerAprendizagemBallBallConhecimento especializadoContentFormaçãoHuilletHuilletirracionaisIrrationalKnowledgeLearningTardifTardifTrainingEsta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação.This research on Deborah Ball\'s Specialized Content Knowledge emphasizes its complexity, showcasing its presence in observed classes in 2019 and 2021 on irrational numbers. While challenging to list, comprehensively, their observability underscores the depth in the act of teaching. In 2021, one of the observed teachers exemplified skills through a square-duplication activity, emphasizing the importance of Specialized Content Knowledge in student engagement. Acknowledging the difficulty of teaching aspects of irrational numbers, the research highlights the opportunity to foster collaborative learning environments and encourage the sharing of experiences among teachers in training. Aligned with Adler and Huillet, it proposes discussion circles between practicing and prospective teachers, stressing the potential for extracting formal knowledge from analyzing teachers\' classroom experiences to enhance education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, David PiresBonacella, Isabel Villas Bôas2024-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-13062024-204226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
Teaching irrational numbers: a study about some Content Knowledge for Teaching utilized by teachers
title O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
spellingShingle O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
Bonacella, Isabel Villas Bôas
Adler
Adler
Aprendizagem
Ball
Ball
Conhecimento especializado
Content
Formação
Huillet
Huillet
irracionais
Irrational
Knowledge
Learning
Tardif
Tardif
Training
title_short O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
title_full O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
title_fullStr O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
title_full_unstemmed O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
title_sort O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
author Bonacella, Isabel Villas Bôas
author_facet Bonacella, Isabel Villas Bôas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, David Pires
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonacella, Isabel Villas Bôas
dc.subject.por.fl_str_mv Adler
Adler
Aprendizagem
Ball
Ball
Conhecimento especializado
Content
Formação
Huillet
Huillet
irracionais
Irrational
Knowledge
Learning
Tardif
Tardif
Training
topic Adler
Adler
Aprendizagem
Ball
Ball
Conhecimento especializado
Content
Formação
Huillet
Huillet
irracionais
Irrational
Knowledge
Learning
Tardif
Tardif
Training
description Esta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090682066829312