O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/ |
Resumo: | Esta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação. |
id |
USP_feb15e6b4f31c4b067d848b57e370214 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13062024-204226 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professorTeaching irrational numbers: a study about some Content Knowledge for Teaching utilized by teachersAdlerAdlerAprendizagemBallBallConhecimento especializadoContentFormaçãoHuilletHuilletirracionaisIrrationalKnowledgeLearningTardifTardifTrainingEsta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação.This research on Deborah Ball\'s Specialized Content Knowledge emphasizes its complexity, showcasing its presence in observed classes in 2019 and 2021 on irrational numbers. While challenging to list, comprehensively, their observability underscores the depth in the act of teaching. In 2021, one of the observed teachers exemplified skills through a square-duplication activity, emphasizing the importance of Specialized Content Knowledge in student engagement. Acknowledging the difficulty of teaching aspects of irrational numbers, the research highlights the opportunity to foster collaborative learning environments and encourage the sharing of experiences among teachers in training. Aligned with Adler and Huillet, it proposes discussion circles between practicing and prospective teachers, stressing the potential for extracting formal knowledge from analyzing teachers\' classroom experiences to enhance education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDias, David PiresBonacella, Isabel Villas Bôas2024-05-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-01T19:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-13062024-204226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-01T19:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor Teaching irrational numbers: a study about some Content Knowledge for Teaching utilized by teachers |
title |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor |
spellingShingle |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor Bonacella, Isabel Villas Bôas Adler Adler Aprendizagem Ball Ball Conhecimento especializado Content Formação Huillet Huillet irracionais Irrational Knowledge Learning Tardif Tardif Training |
title_short |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor |
title_full |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor |
title_fullStr |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor |
title_full_unstemmed |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor |
title_sort |
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor |
author |
Bonacella, Isabel Villas Bôas |
author_facet |
Bonacella, Isabel Villas Bôas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, David Pires |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonacella, Isabel Villas Bôas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adler Adler Aprendizagem Ball Ball Conhecimento especializado Content Formação Huillet Huillet irracionais Irrational Knowledge Learning Tardif Tardif Training |
topic |
Adler Adler Aprendizagem Ball Ball Conhecimento especializado Content Formação Huillet Huillet irracionais Irrational Knowledge Learning Tardif Tardif Training |
description |
Esta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45135/tde-13062024-204226/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256937760030720 |