Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lopes Cristovão, Vera Lúcia, Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294
Resumo: O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior.
id UTFPR-10_15d7ae2b425ad2630ef49e74a8f0132c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15294
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências BiológicasLinguística, Letras e Artes - Linguística aplicadaArtigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo.O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Instituto Federal do Paraná.Aviles Cabrera Nuvoli Correia, IsadoraLopes Cristovão, Vera LúciaFerrarini-Bigareli, Marlene Aparecida2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1529410.3895/rl.v24n45.15294Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n45reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294/9338Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T21:47:49Zoai:periodicos.utfpr:article/15294Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T21:47:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
title Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
spellingShingle Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora
Linguística, Letras e Artes - Linguística aplicada
Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo.
title_short Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
title_full Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
title_fullStr Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
title_full_unstemmed Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
title_sort Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
author Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora
author_facet Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora
Lopes Cristovão, Vera Lúcia
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
author_role author
author2 Lopes Cristovão, Vera Lúcia
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Instituto Federal do Paraná.
dc.contributor.author.fl_str_mv Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora
Lopes Cristovão, Vera Lúcia
Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística, Letras e Artes - Linguística aplicada
Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo.
topic Linguística, Letras e Artes - Linguística aplicada
Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo.
description O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294
10.3895/rl.v24n45.15294
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294
identifier_str_mv 10.3895/rl.v24n45.15294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294/9338
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v24n45
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059670773760