Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294 |
Resumo: | O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior. |
id |
UTFPR-10_15d7ae2b425ad2630ef49e74a8f0132c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15294 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências BiológicasLinguística, Letras e Artes - Linguística aplicadaArtigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo.O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Instituto Federal do Paraná.Aviles Cabrera Nuvoli Correia, IsadoraLopes Cristovão, Vera LúciaFerrarini-Bigareli, Marlene Aparecida2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1529410.3895/rl.v24n45.15294Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n45reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294/9338Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T21:47:49Zoai:periodicos.utfpr:article/15294Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T21:47:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
title |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora Linguística, Letras e Artes - Linguística aplicada Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo. |
title_short |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
title_full |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
title_fullStr |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
title_full_unstemmed |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
title_sort |
Modelo didático de gênero: as especificidades do gênero artigo científico de Ciências Biológicas |
author |
Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora |
author_facet |
Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora Lopes Cristovão, Vera Lúcia Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Lopes Cristovão, Vera Lúcia Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Instituto Federal do Paraná. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Isadora Lopes Cristovão, Vera Lúcia Ferrarini-Bigareli, Marlene Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística, Letras e Artes - Linguística aplicada Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo. |
topic |
Linguística, Letras e Artes - Linguística aplicada Artigo científico; Ciências Biológicas; Modelo didático de gênero; Interacionismo Sociodiscursivo. |
description |
O ambiente universitário abrange uma variedade de produções textuais que se distribuem em gêneros orais e escritos produzidos nas diversas culturas disciplinares. Um dos gêneros textuais de maior recorrência na academia, e, no caso deste estudo, na cultura disciplinar de Ciências Biológicas, é o artigo científico, cuja principal característica é a transmissão concisa e objetiva de resultados de pesquisas para a comunidade acadêmica. Além de possuir relevância para o discurso acadêmico, o gênero em questão possui elementos constitutivos próprios que buscamos identificar por meio da produção de um modelo didático de gênero com base no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2007/2009). O modelo didático, a partir da perspectiva do ISD, possibilita elencar e observar os elementos que constituem e envolvem um gênero determinado, levando em consideração o contexto em que ele é utilizado e os variados níveis da linguagem (MACHADO; AUTOR, 2006). Essa pesquisa, portanto, teve como objetivo analisar a literatura sobre artigos científicos na área de Ciências Biológicas para, posteriormente, dar base à criação de um modelo didático de gênero do artigo científico. A análise dos dados foi realizada a partir da consulta à literatura especializada e da seleção de artigos de biologia da revista Nature, a partir dos quais observamos as características textuais e contextuais. Ademais, compreendemos que os artigos científicos seguem um padrão textual, linguístico e sequencial próprios desse gênero escrito, mas também, podem se modificar conforme os contextos de produção, os critérios do meio no qual serão divulgados e as especificidades das áreas do conhecimento. Por fim, incentivamos e esperamos que futuras pesquisas possam aprofundar-se no tema e proporcionar novos rumos para este estudo, em relação às diferenças dos gêneros textuais utilizados por uma mesma área e às características específicas do artigo científico nos demais domínios do ensino superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294 10.3895/rl.v24n45.15294 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v24n45.15294 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15294/9338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n45 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059670773760 |