Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338 |
Resumo: | A escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes. |
id |
UTFPR-10_19371e984aafffc63d65ab3e734157f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/2338 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografiaA escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/233810.3895/rl.v0n14.2338Revista de Letras; n. 14 (2011)2179-52820104-999210.3895/rl.v0n14reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338/1474Direitos autorais 2014 Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e2014-12-10T13:12:51Zoai:periodicos.utfpr:article/2338Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-10T13:12:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
title |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
spellingShingle |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e |
title_short |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
title_full |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
title_fullStr |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
title_full_unstemmed |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
title_sort |
Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia |
author |
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e |
author_facet |
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e |
description |
A escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338 10.3895/rl.v0n14.2338 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v0n14.2338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338/1474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; n. 14 (2011) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v0n14 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732060445671424 |