Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338
Resumo: A escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes.
id UTFPR-10_19371e984aafffc63d65ab3e734157f9
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/2338
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografiaA escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)2013-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/233810.3895/rl.v0n14.2338Revista de Letras; n. 14 (2011)2179-52820104-999210.3895/rl.v0n14reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338/1474Direitos autorais 2014 Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e2014-12-10T13:12:51Zoai:periodicos.utfpr:article/2338Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-10T13:12:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
title Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
spellingShingle Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e
title_short Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
title_full Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
title_fullStr Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
title_full_unstemmed Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
title_sort Intervenções significativas no ensino-aprendizagem da ortografia
author Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e
author_facet Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Malinoski Pianaro Angelo, Loremi Loregian-Penkal e
description A escola, em geral, exige do aluno uma escrita de acordo com as normas ortográficas, mas oferece poucas oportunidades para pensar com ele acerca das regras de uso da ortografia. Sendo assim, é de vital importância buscar alternativas metodológicas para o ensino construtivo da ortografia, isto é, aquele em que o aluno, engajado em atitude reflexiva, promove processos de descoberta. Neste artigo, propomos uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da convenção ortográfica proposto no Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Irati-PR. Para tanto, analisamos propostas desenvolvidas com alunos de 5ª série, que apresentam dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, e selecionamos algumas atividades referentes à ortografia, objetivando discutir se essas são alternativas viáveis para promover o domínio da convenção ortográfica. Como contribuição, apontamos possíveis reformulações às atividades e sugerimos outras práticas que possam diminuir as dificuldades dos aprendizes.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338
10.3895/rl.v0n14.2338
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338
identifier_str_mv 10.3895/rl.v0n14.2338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2338/1474
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Loremi Loregian-Penkal e Cristiane Malinoski Pianaro Angelo
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; n. 14 (2011)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v0n14
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732060445671424