Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Cassia Cordeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12613
Resumo: A continua evolução tecnológica tem afetado de modo preciso a cultura e o entretenimento, com a desmaterialização dos seus suportes, provocando alterações em toda a cadeia produtiva, chegando até o modo de consumo. A diminuição gradativa da dependência do físico conduziu fortemente a literatura para a tela, agregando inovadas ferramentas ao texto, transformando o livro num conjunto híbrido de narrativa, jogo, vídeo e comunidade, estimulando assim a interação e a cocriação. A partir de tais constatações, prosperam indagações sobre qual é a representação do termo livro, no contexto atual. O presente artigo compõe a fundamentação teórica, da investigação do Estágio Pós-Doutoral, em realização no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, e propõe uma reflexão sobre a terminologia adotada para o livro no ambiente digital.  Com base em pesquisa bibliográfica, realizada em textos, com foco para as publicações nas últimas décadas, apresenta-se o termo literatura-serviço, para designar as obras literárias interativas, destinadas ao público infantil.
id UTFPR-10_5026fdb2939a8f17122d1061b493271a
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12613
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Literatura infantil na web: novo gênero, novo termoCiências Sociais AplicadasLiteratura-serviço; Geração Alpha; Livros digitais interativos; Biblioteca escolar – literatura digital; Aplicativo TecTeca.A continua evolução tecnológica tem afetado de modo preciso a cultura e o entretenimento, com a desmaterialização dos seus suportes, provocando alterações em toda a cadeia produtiva, chegando até o modo de consumo. A diminuição gradativa da dependência do físico conduziu fortemente a literatura para a tela, agregando inovadas ferramentas ao texto, transformando o livro num conjunto híbrido de narrativa, jogo, vídeo e comunidade, estimulando assim a interação e a cocriação. A partir de tais constatações, prosperam indagações sobre qual é a representação do termo livro, no contexto atual. O presente artigo compõe a fundamentação teórica, da investigação do Estágio Pós-Doutoral, em realização no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, e propõe uma reflexão sobre a terminologia adotada para o livro no ambiente digital.  Com base em pesquisa bibliográfica, realizada em textos, com foco para as publicações nas últimas décadas, apresenta-se o termo literatura-serviço, para designar as obras literárias interativas, destinadas ao público infantil.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Furtado, Cassia Cordeiro2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1261310.3895/rl.v22n37.12613Revista de Letras; v. 22, n. 37 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n37reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12613/7746Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-21T00:55:59Zoai:periodicos.utfpr:article/12613Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-08-21T00:55:59Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
title Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
spellingShingle Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
Furtado, Cassia Cordeiro
Ciências Sociais Aplicadas
Literatura-serviço; Geração Alpha; Livros digitais interativos; Biblioteca escolar – literatura digital; Aplicativo TecTeca.
title_short Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
title_full Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
title_fullStr Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
title_full_unstemmed Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
title_sort Literatura infantil na web: novo gênero, novo termo
author Furtado, Cassia Cordeiro
author_facet Furtado, Cassia Cordeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Cassia Cordeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Literatura-serviço; Geração Alpha; Livros digitais interativos; Biblioteca escolar – literatura digital; Aplicativo TecTeca.
topic Ciências Sociais Aplicadas
Literatura-serviço; Geração Alpha; Livros digitais interativos; Biblioteca escolar – literatura digital; Aplicativo TecTeca.
description A continua evolução tecnológica tem afetado de modo preciso a cultura e o entretenimento, com a desmaterialização dos seus suportes, provocando alterações em toda a cadeia produtiva, chegando até o modo de consumo. A diminuição gradativa da dependência do físico conduziu fortemente a literatura para a tela, agregando inovadas ferramentas ao texto, transformando o livro num conjunto híbrido de narrativa, jogo, vídeo e comunidade, estimulando assim a interação e a cocriação. A partir de tais constatações, prosperam indagações sobre qual é a representação do termo livro, no contexto atual. O presente artigo compõe a fundamentação teórica, da investigação do Estágio Pós-Doutoral, em realização no Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro-Portugal, e propõe uma reflexão sobre a terminologia adotada para o livro no ambiente digital.  Com base em pesquisa bibliográfica, realizada em textos, com foco para as publicações nas últimas décadas, apresenta-se o termo literatura-serviço, para designar as obras literárias interativas, destinadas ao público infantil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12613
10.3895/rl.v22n37.12613
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12613
identifier_str_mv 10.3895/rl.v22n37.12613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/12613/7746
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 22, n. 37 (2020)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v22n37
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1787713881369477120