O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fischer, Marcela
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Forneck, Kári Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299
Resumo: Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por uma acadêmica de Letras Português - Inglês, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo comprovar se crianças, já na educação infantil, entre 5 e 6 anos, conseguem compreender ironias, através de intervenções didáticas que abordem contextos irônicos. Para isso, foram realizadas oficinas, com situações diferenciadas de comunicação que envolveram ironias. A fim de avaliar o impacto das oficinas no processo de aprendizagem, foram aplicados testes de compreensão da ironia, baseados em Mewhort-Bruist and Nilsen (2013). Esses testes avaliaram três aspectos: a compreensão do contexto linguístico, a intenção do falante e a percepção do comportamento do falante. A aplicação dos testes se deu em dois momentos. Primeiro, foi aplicado um pré-teste nos grupos formados para essa pesquisa, o grupo de aplicação e outro de controle. No grupo de aplicação, foram trabalhadas as oficinas, e no grupo de controle foi somente aplicada a testagem, não sendo feita nenhuma outra intervenção. Após, foi aplicado novamente um pós-teste nos dois grupos. Com as intervenções, o grupo de aplicação obteve uma melhora significativa do pré-teste para o pós-teste e em comparação com o grupo de controle, comprovando, assim, que conseguiram compreender melhor os contextos irônicos. Os resultados poderão auxiliar os profissionais que trabalham na educação infantil. 
id UTFPR-10_68fb1f1fb56fa884b244331a9554bd06
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15299
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmáticaLetras - Estudos LinguísticosIronia; ensino da ironia; compreensão de ironias; pragmática; intervenções didáticas.Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por uma acadêmica de Letras Português - Inglês, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo comprovar se crianças, já na educação infantil, entre 5 e 6 anos, conseguem compreender ironias, através de intervenções didáticas que abordem contextos irônicos. Para isso, foram realizadas oficinas, com situações diferenciadas de comunicação que envolveram ironias. A fim de avaliar o impacto das oficinas no processo de aprendizagem, foram aplicados testes de compreensão da ironia, baseados em Mewhort-Bruist and Nilsen (2013). Esses testes avaliaram três aspectos: a compreensão do contexto linguístico, a intenção do falante e a percepção do comportamento do falante. A aplicação dos testes se deu em dois momentos. Primeiro, foi aplicado um pré-teste nos grupos formados para essa pesquisa, o grupo de aplicação e outro de controle. No grupo de aplicação, foram trabalhadas as oficinas, e no grupo de controle foi somente aplicada a testagem, não sendo feita nenhuma outra intervenção. Após, foi aplicado novamente um pós-teste nos dois grupos. Com as intervenções, o grupo de aplicação obteve uma melhora significativa do pré-teste para o pós-teste e em comparação com o grupo de controle, comprovando, assim, que conseguiram compreender melhor os contextos irônicos. Os resultados poderão auxiliar os profissionais que trabalham na educação infantil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fischer, MarcelaForneck, Kári Lúcia2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1529910.3895/rl.v25n46.15299Revista de Letras; v. 25, n. 46 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n46reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299/9911Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/15299Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
title O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
spellingShingle O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
Fischer, Marcela
Letras - Estudos Linguísticos
Ironia; ensino da ironia; compreensão de ironias; pragmática; intervenções didáticas.
title_short O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
title_full O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
title_fullStr O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
title_full_unstemmed O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
title_sort O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
author Fischer, Marcela
author_facet Fischer, Marcela
Forneck, Kári Lúcia
author_role author
author2 Forneck, Kári Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fischer, Marcela
Forneck, Kári Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Letras - Estudos Linguísticos
Ironia; ensino da ironia; compreensão de ironias; pragmática; intervenções didáticas.
topic Letras - Estudos Linguísticos
Ironia; ensino da ironia; compreensão de ironias; pragmática; intervenções didáticas.
description Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por uma acadêmica de Letras Português - Inglês, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo comprovar se crianças, já na educação infantil, entre 5 e 6 anos, conseguem compreender ironias, através de intervenções didáticas que abordem contextos irônicos. Para isso, foram realizadas oficinas, com situações diferenciadas de comunicação que envolveram ironias. A fim de avaliar o impacto das oficinas no processo de aprendizagem, foram aplicados testes de compreensão da ironia, baseados em Mewhort-Bruist and Nilsen (2013). Esses testes avaliaram três aspectos: a compreensão do contexto linguístico, a intenção do falante e a percepção do comportamento do falante. A aplicação dos testes se deu em dois momentos. Primeiro, foi aplicado um pré-teste nos grupos formados para essa pesquisa, o grupo de aplicação e outro de controle. No grupo de aplicação, foram trabalhadas as oficinas, e no grupo de controle foi somente aplicada a testagem, não sendo feita nenhuma outra intervenção. Após, foi aplicado novamente um pós-teste nos dois grupos. Com as intervenções, o grupo de aplicação obteve uma melhora significativa do pré-teste para o pós-teste e em comparação com o grupo de controle, comprovando, assim, que conseguiram compreender melhor os contextos irônicos. Os resultados poderão auxiliar os profissionais que trabalham na educação infantil. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299
10.3895/rl.v25n46.15299
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299
identifier_str_mv 10.3895/rl.v25n46.15299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299/9911
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 25, n. 46 (2023)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v25n46
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059121319936