O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmática
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299 |
Resumo: | Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por uma acadêmica de Letras Português - Inglês, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo comprovar se crianças, já na educação infantil, entre 5 e 6 anos, conseguem compreender ironias, através de intervenções didáticas que abordem contextos irônicos. Para isso, foram realizadas oficinas, com situações diferenciadas de comunicação que envolveram ironias. A fim de avaliar o impacto das oficinas no processo de aprendizagem, foram aplicados testes de compreensão da ironia, baseados em Mewhort-Bruist and Nilsen (2013). Esses testes avaliaram três aspectos: a compreensão do contexto linguístico, a intenção do falante e a percepção do comportamento do falante. A aplicação dos testes se deu em dois momentos. Primeiro, foi aplicado um pré-teste nos grupos formados para essa pesquisa, o grupo de aplicação e outro de controle. No grupo de aplicação, foram trabalhadas as oficinas, e no grupo de controle foi somente aplicada a testagem, não sendo feita nenhuma outra intervenção. Após, foi aplicado novamente um pós-teste nos dois grupos. Com as intervenções, o grupo de aplicação obteve uma melhora significativa do pré-teste para o pós-teste e em comparação com o grupo de controle, comprovando, assim, que conseguiram compreender melhor os contextos irônicos. Os resultados poderão auxiliar os profissionais que trabalham na educação infantil. |
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O ensino da compreensão da ironia na educação infantil: uma abordagem pragmáticaLetras - Estudos LinguísticosIronia; ensino da ironia; compreensão de ironias; pragmática; intervenções didáticas.Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado por uma acadêmica de Letras Português - Inglês, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, tem como objetivo comprovar se crianças, já na educação infantil, entre 5 e 6 anos, conseguem compreender ironias, através de intervenções didáticas que abordem contextos irônicos. Para isso, foram realizadas oficinas, com situações diferenciadas de comunicação que envolveram ironias. A fim de avaliar o impacto das oficinas no processo de aprendizagem, foram aplicados testes de compreensão da ironia, baseados em Mewhort-Bruist and Nilsen (2013). Esses testes avaliaram três aspectos: a compreensão do contexto linguístico, a intenção do falante e a percepção do comportamento do falante. A aplicação dos testes se deu em dois momentos. Primeiro, foi aplicado um pré-teste nos grupos formados para essa pesquisa, o grupo de aplicação e outro de controle. No grupo de aplicação, foram trabalhadas as oficinas, e no grupo de controle foi somente aplicada a testagem, não sendo feita nenhuma outra intervenção. Após, foi aplicado novamente um pós-teste nos dois grupos. Com as intervenções, o grupo de aplicação obteve uma melhora significativa do pré-teste para o pós-teste e em comparação com o grupo de controle, comprovando, assim, que conseguiram compreender melhor os contextos irônicos. Os resultados poderão auxiliar os profissionais que trabalham na educação infantil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Fischer, MarcelaForneck, Kári Lúcia2023-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1529910.3895/rl.v25n46.15299Revista de Letras; v. 25, n. 46 (2023)2179-52820104-999210.3895/rl.v25n46reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/15299/9911Direitos autorais 2023 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T22:27:27Zoai:periodicos.utfpr:article/15299Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2024-04-30T22:27:27Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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