Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614 |
Resumo: | Neste artigo apresentaremos um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, do ___, Câmpus _____, a qual investigou a inserção da Língua Inglesa na pré-escola, na rede municipal de ensino de Xaxim/SC. Focaremos aqui especificamente no perfil dos professores de língua inglesa da Pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores da pré-escola da rede municipal de Xaxim/SC por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp, de modo que pesquisa configura-se de natureza qualitativa-interpretativa e de cunho etnográfico. Como referencial teórico, compreendeu-se os documentos norteadores da educação básica brasileira, especificamente à língua inglesa como língua franca, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), e de documentos norteadores de Santa Catarina, como a Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINHA 2014), e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), bem como o panorama do ensino da língua inglesa na educação pública brasileira (BRITISH COUNCIL, 2015;2019). Os resultados da análise mostram que os professores possuem graduação e pós-graduação na área, porém, sentem a necessidade de formação continuada para o trabalho com a língua inglesa na pré-escola, a qual não é obrigatória, porém, uma prática que acontece em muitas escolas brasileiras, como o caso da rede municipal de Xaxim/SC, tornando-se essencial a discussão e teorização do ensino da língua nesta etapa da educação. |
id |
UTFPR-10_6b6172b3b5dac10d3edc260375e43652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13614 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SCLetras; Línguas Estrangeiras ModernasPerfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa;Neste artigo apresentaremos um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, do ___, Câmpus _____, a qual investigou a inserção da Língua Inglesa na pré-escola, na rede municipal de ensino de Xaxim/SC. Focaremos aqui especificamente no perfil dos professores de língua inglesa da Pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores da pré-escola da rede municipal de Xaxim/SC por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp, de modo que pesquisa configura-se de natureza qualitativa-interpretativa e de cunho etnográfico. Como referencial teórico, compreendeu-se os documentos norteadores da educação básica brasileira, especificamente à língua inglesa como língua franca, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), e de documentos norteadores de Santa Catarina, como a Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINHA 2014), e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), bem como o panorama do ensino da língua inglesa na educação pública brasileira (BRITISH COUNCIL, 2015;2019). Os resultados da análise mostram que os professores possuem graduação e pós-graduação na área, porém, sentem a necessidade de formação continuada para o trabalho com a língua inglesa na pré-escola, a qual não é obrigatória, porém, uma prática que acontece em muitas escolas brasileiras, como o caso da rede municipal de Xaxim/SC, tornando-se essencial a discussão e teorização do ensino da língua nesta etapa da educação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Capitanio, AlânaGreggio, Saionara2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1361410.3895/rl.v24n45.13614Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n45reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614/9331Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T21:47:49Zoai:periodicos.utfpr:article/13614Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T21:47:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
title |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
spellingShingle |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC Capitanio, Alâna Letras; Línguas Estrangeiras Modernas Perfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa; |
title_short |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
title_full |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
title_fullStr |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
title_full_unstemmed |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
title_sort |
Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC |
author |
Capitanio, Alâna |
author_facet |
Capitanio, Alâna Greggio, Saionara |
author_role |
author |
author2 |
Greggio, Saionara |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capitanio, Alâna Greggio, Saionara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras; Línguas Estrangeiras Modernas Perfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa; |
topic |
Letras; Línguas Estrangeiras Modernas Perfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa; |
description |
Neste artigo apresentaremos um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, do ___, Câmpus _____, a qual investigou a inserção da Língua Inglesa na pré-escola, na rede municipal de ensino de Xaxim/SC. Focaremos aqui especificamente no perfil dos professores de língua inglesa da Pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores da pré-escola da rede municipal de Xaxim/SC por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp, de modo que pesquisa configura-se de natureza qualitativa-interpretativa e de cunho etnográfico. Como referencial teórico, compreendeu-se os documentos norteadores da educação básica brasileira, especificamente à língua inglesa como língua franca, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), e de documentos norteadores de Santa Catarina, como a Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINHA 2014), e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), bem como o panorama do ensino da língua inglesa na educação pública brasileira (BRITISH COUNCIL, 2015;2019). Os resultados da análise mostram que os professores possuem graduação e pós-graduação na área, porém, sentem a necessidade de formação continuada para o trabalho com a língua inglesa na pré-escola, a qual não é obrigatória, porém, uma prática que acontece em muitas escolas brasileiras, como o caso da rede municipal de Xaxim/SC, tornando-se essencial a discussão e teorização do ensino da língua nesta etapa da educação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614 10.3895/rl.v24n45.13614 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v24n45.13614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614/9331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n45 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059091959808 |