Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capitanio, Alâna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Greggio, Saionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614
Resumo: Neste artigo apresentaremos um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, do ___, Câmpus _____, a qual investigou a inserção da Língua Inglesa na pré-escola, na rede municipal de ensino de Xaxim/SC. Focaremos aqui especificamente no perfil dos professores de língua inglesa da Pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores da pré-escola da rede municipal de Xaxim/SC por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp, de modo que pesquisa configura-se de natureza qualitativa-interpretativa e de cunho etnográfico. Como referencial teórico, compreendeu-se os documentos norteadores da educação básica brasileira, especificamente à língua inglesa como língua franca, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), e de documentos norteadores de Santa Catarina, como a Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINHA 2014), e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), bem como o panorama do ensino da língua inglesa na educação pública brasileira (BRITISH COUNCIL, 2015;2019). Os resultados da análise mostram que os professores possuem graduação e pós-graduação na área, porém, sentem a necessidade de formação continuada para o trabalho com a língua inglesa na pré-escola, a qual não é obrigatória, porém, uma prática que acontece em muitas escolas brasileiras, como o caso da rede municipal de Xaxim/SC, tornando-se essencial a discussão e teorização do ensino da língua nesta etapa da educação.
id UTFPR-10_6b6172b3b5dac10d3edc260375e43652
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/13614
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SCLetras; Línguas Estrangeiras ModernasPerfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa;Neste artigo apresentaremos um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, do ___, Câmpus _____, a qual investigou a inserção da Língua Inglesa na pré-escola, na rede municipal de ensino de Xaxim/SC. Focaremos aqui especificamente no perfil dos professores de língua inglesa da Pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores da pré-escola da rede municipal de Xaxim/SC por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp, de modo que pesquisa configura-se de natureza qualitativa-interpretativa e de cunho etnográfico. Como referencial teórico, compreendeu-se os documentos norteadores da educação básica brasileira, especificamente à língua inglesa como língua franca, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), e de documentos norteadores de Santa Catarina, como a Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINHA 2014), e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), bem como o panorama do ensino da língua inglesa na educação pública brasileira (BRITISH COUNCIL, 2015;2019). Os resultados da análise mostram que os professores possuem graduação e pós-graduação na área, porém, sentem a necessidade de formação continuada para o trabalho com a língua inglesa na pré-escola, a qual não é obrigatória, porém, uma prática que acontece em muitas escolas brasileiras, como o caso da rede municipal de Xaxim/SC, tornando-se essencial a discussão e teorização do ensino da língua nesta etapa da educação.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Capitanio, AlânaGreggio, Saionara2022-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1361410.3895/rl.v24n45.13614Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n45reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614/9331Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T21:47:49Zoai:periodicos.utfpr:article/13614Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T21:47:49Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
title Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
spellingShingle Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
Capitanio, Alâna
Letras; Línguas Estrangeiras Modernas
Perfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa;
title_short Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
title_full Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
title_fullStr Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
title_full_unstemmed Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
title_sort Perfil dos professores de língua inglesa da pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC
author Capitanio, Alâna
author_facet Capitanio, Alâna
Greggio, Saionara
author_role author
author2 Greggio, Saionara
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Capitanio, Alâna
Greggio, Saionara
dc.subject.por.fl_str_mv Letras; Línguas Estrangeiras Modernas
Perfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa;
topic Letras; Línguas Estrangeiras Modernas
Perfil Docente; Pré-escola; Língua Inglesa;
description Neste artigo apresentaremos um recorte de uma pesquisa realizada no curso de Especialização em Ensino de Língua Inglesa, do ___, Câmpus _____, a qual investigou a inserção da Língua Inglesa na pré-escola, na rede municipal de ensino de Xaxim/SC. Focaremos aqui especificamente no perfil dos professores de língua inglesa da Pré-escola na rede municipal de Xaxim/SC. Os dados foram coletados por meio de questionário enviado aos professores da pré-escola da rede municipal de Xaxim/SC por meio do aplicativo de comunicação WhatsApp, de modo que pesquisa configura-se de natureza qualitativa-interpretativa e de cunho etnográfico. Como referencial teórico, compreendeu-se os documentos norteadores da educação básica brasileira, especificamente à língua inglesa como língua franca, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), e de documentos norteadores de Santa Catarina, como a Proposta Curricular de Santa Catarina (SANTA CATARINHA 2014), e o Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (2019), bem como o panorama do ensino da língua inglesa na educação pública brasileira (BRITISH COUNCIL, 2015;2019). Os resultados da análise mostram que os professores possuem graduação e pós-graduação na área, porém, sentem a necessidade de formação continuada para o trabalho com a língua inglesa na pré-escola, a qual não é obrigatória, porém, uma prática que acontece em muitas escolas brasileiras, como o caso da rede municipal de Xaxim/SC, tornando-se essencial a discussão e teorização do ensino da língua nesta etapa da educação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614
10.3895/rl.v24n45.13614
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614
identifier_str_mv 10.3895/rl.v24n45.13614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13614/9331
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 24, n. 45 (2022)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v24n45
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059091959808