A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalto, Vanessa Lini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992
Resumo: A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura.
id UTFPR-10_9acca62caea238f4c1aab9b49bb4123c
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/7992
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitorLetras/Língua Portuguesa/LeituraFormação do leitor; Família; Escola.A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Dalto, Vanessa Lini2019-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/799210.3895/rl.v21n34.7992Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)2179-52820104-999210.3895/rl.v21n34reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992/6870https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/7992/969Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-27T14:48:58Zoai:periodicos.utfpr:article/7992Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-10-27T14:48:58Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
spellingShingle A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
Dalto, Vanessa Lini
Letras/Língua Portuguesa/Leitura
Formação do leitor; Família; Escola.
title_short A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_full A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_fullStr A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_full_unstemmed A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
title_sort A inserção da criança ao mundo da leitura: a importância dos estímulos familiares na formação do leitor
author Dalto, Vanessa Lini
author_facet Dalto, Vanessa Lini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalto, Vanessa Lini
dc.subject.por.fl_str_mv Letras/Língua Portuguesa/Leitura
Formação do leitor; Família; Escola.
topic Letras/Língua Portuguesa/Leitura
Formação do leitor; Família; Escola.
description A leitura faz parte da vida dos indivíduos antes mesmo deles reconhecerem os códigos da língua escrita, portanto, o ato de ler vai além da decodificação de palavras de um texto e ocorre anteriormente a vida escolar. Nesse sentido, o presente estudo objetiva discutir a inserção da criança ao mundo da leitura e as relações desse processo com os estímulos que lhe são dados em ambiente familiar. Para tanto, pretende-se investigar a opinião de alunos do Ensino Fundamental I sobre leitura, e sobre os estímulos que receberam ou ainda recebem para promover sua formação leitora. Desse modo busca-se observar o papel da família no processo de construção de um sujeito leitor e sua influência no despertar do gosto e prazer pela leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992
10.3895/rl.v21n34.7992
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992
identifier_str_mv 10.3895/rl.v21n34.7992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/7992/6870
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/downloadSuppFile/7992/969
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 21, n. 34 (2019)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v21n34
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732058462814208