Slogans e “topoi” argumentativos: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2423 |
Resumo: | Este artigo objetiva elucidar, por meio da análise de três slogans do petit suisse Danoninho, as estratégias discursivas ancoradas nas relações com a memória discursiva do grupo de consumo deste produto. Nesse viés, pretende-se verificar quais são os efeitos de sentido veiculados pelos enunciados “Danoninho vale por um bifinho”; “Danoninho para uma alimentação saudável”; e “Danoninho. Muito mais que um petit”. Para analisar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico, principalmente, na teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot (1989), e na teoria do Imaginário, de Castoriadis (1982), além de trabalhos bakhtinianos acerca do “presumido”, “apoio coral” e “entimema”. Desta maneira, busca-se compreender se as práticas discursivas da Danone, ao apresentar o seu produto, o Danoninho, têm-se modificado com o passar do tempo ou não. |
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Slogans e “topoi” argumentativos: um estudo de casoEste artigo objetiva elucidar, por meio da análise de três slogans do petit suisse Danoninho, as estratégias discursivas ancoradas nas relações com a memória discursiva do grupo de consumo deste produto. Nesse viés, pretende-se verificar quais são os efeitos de sentido veiculados pelos enunciados “Danoninho vale por um bifinho”; “Danoninho para uma alimentação saudável”; e “Danoninho. Muito mais que um petit”. Para analisar o corpus pretendido, procurou-se aporte teórico, principalmente, na teoria da Argumentação na Língua, de Ducrot (1989), e na teoria do Imaginário, de Castoriadis (1982), além de trabalhos bakhtinianos acerca do “presumido”, “apoio coral” e “entimema”. Desta maneira, busca-se compreender se as práticas discursivas da Danone, ao apresentar o seu produto, o Danoninho, têm-se modificado com o passar do tempo ou não.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Carmo, Alex Sandro de Araújo2010-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/242310.3895/rl.v12n13.2423Revista de Letras; v. 12, n. 13 (2010)2179-52820104-999210.3895/rl.v12n13reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/2423/1547Direitos autorais 2014 Alex Sandro de Araújo Carmohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-05T21:30:08Zoai:periodicos.utfpr:article/2423Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2014-12-05T21:30:08Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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