A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13816 |
Resumo: | Este artigo apresenta a caracterização da natureza e da frequência dos erros gráficos identificados em 271 textos escritos por 150 alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental (EF) e de 3ª série de Ensino Médio (EM) de duas públicas de um município do sudoeste do Paraná. Do total de textos, 117 foram produzidos por 65 alunos que estudam na escola denominada “escola 1” e os outros 154 textos foram produzidos por 85 estudantes da “escola 2”. A geração de dados foi realizada com o auxílio das professoras regentes das turmas pesquisadas, as quais aplicaram, em dias diferentes, duas propostas de produção de textos. Os erros ortográficos identificados em textos de alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental e de 3ª série de Ensino Médio foram classificados quanto à sua natureza e frequência nos grupos: 1. erros decorrentes das assimetrias encontradas entre fonemas e grafemas e 2. erros com motivação marcadamente fonológica e/ou fonética (MIRANDA, 2017). Essa caracterização faz parte de nossa pesquisa de doutorado que teve o objetivo de refletir sobre o ensino das regularidades do sistema ortográfico nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). O erro ortográfico é um dado que fornece informações sobre o nível de conhecimento dos estudantes quanto ao domínio da ortografia. A partir do diagnóstico dos saberes dos estudantes, identificamos as principais dificuldades ortográficas e o tipo de erro mais frequente para a proposição de atividades de ensino reflexivo das regularidades ortográficas. Os erros mais frequentes, dentre todas as categorias, foram os de representação da fricativa alveolar surda /s/. |
id |
UTFPR-10_bf79deebc9799b06cda417065323634a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/13816 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médioLetras, ensino, ortografiaortografia; ensino; aprendizagemEste artigo apresenta a caracterização da natureza e da frequência dos erros gráficos identificados em 271 textos escritos por 150 alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental (EF) e de 3ª série de Ensino Médio (EM) de duas públicas de um município do sudoeste do Paraná. Do total de textos, 117 foram produzidos por 65 alunos que estudam na escola denominada “escola 1” e os outros 154 textos foram produzidos por 85 estudantes da “escola 2”. A geração de dados foi realizada com o auxílio das professoras regentes das turmas pesquisadas, as quais aplicaram, em dias diferentes, duas propostas de produção de textos. Os erros ortográficos identificados em textos de alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental e de 3ª série de Ensino Médio foram classificados quanto à sua natureza e frequência nos grupos: 1. erros decorrentes das assimetrias encontradas entre fonemas e grafemas e 2. erros com motivação marcadamente fonológica e/ou fonética (MIRANDA, 2017). Essa caracterização faz parte de nossa pesquisa de doutorado que teve o objetivo de refletir sobre o ensino das regularidades do sistema ortográfico nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). O erro ortográfico é um dado que fornece informações sobre o nível de conhecimento dos estudantes quanto ao domínio da ortografia. A partir do diagnóstico dos saberes dos estudantes, identificamos as principais dificuldades ortográficas e o tipo de erro mais frequente para a proposição de atividades de ensino reflexivo das regularidades ortográficas. Os erros mais frequentes, dentre todas as categorias, foram os de representação da fricativa alveolar surda /s/.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Teis, Denize TerezinhaBusse, Sanimar2022-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1381610.3895/rl.v24n45.13816Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022)2179-52820104-999210.3895/rl.v24n44reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13816/9312Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-26T17:59:17Zoai:periodicos.utfpr:article/13816Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2022-12-26T17:59:17Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
title |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
spellingShingle |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio Teis, Denize Terezinha Letras, ensino, ortografia ortografia; ensino; aprendizagem |
title_short |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
title_full |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
title_fullStr |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
title_full_unstemmed |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
title_sort |
A natureza e a frequência de erros gráficos nas séries finais do ensino fundamental e do ensino médio |
author |
Teis, Denize Terezinha |
author_facet |
Teis, Denize Terezinha Busse, Sanimar |
author_role |
author |
author2 |
Busse, Sanimar |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teis, Denize Terezinha Busse, Sanimar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras, ensino, ortografia ortografia; ensino; aprendizagem |
topic |
Letras, ensino, ortografia ortografia; ensino; aprendizagem |
description |
Este artigo apresenta a caracterização da natureza e da frequência dos erros gráficos identificados em 271 textos escritos por 150 alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental (EF) e de 3ª série de Ensino Médio (EM) de duas públicas de um município do sudoeste do Paraná. Do total de textos, 117 foram produzidos por 65 alunos que estudam na escola denominada “escola 1” e os outros 154 textos foram produzidos por 85 estudantes da “escola 2”. A geração de dados foi realizada com o auxílio das professoras regentes das turmas pesquisadas, as quais aplicaram, em dias diferentes, duas propostas de produção de textos. Os erros ortográficos identificados em textos de alunos de 6º e 9º anos de Ensino Fundamental e de 3ª série de Ensino Médio foram classificados quanto à sua natureza e frequência nos grupos: 1. erros decorrentes das assimetrias encontradas entre fonemas e grafemas e 2. erros com motivação marcadamente fonológica e/ou fonética (MIRANDA, 2017). Essa caracterização faz parte de nossa pesquisa de doutorado que teve o objetivo de refletir sobre o ensino das regularidades do sistema ortográfico nos anos finais do Ensino Fundamental (EF) e do Ensino Médio (EM). O erro ortográfico é um dado que fornece informações sobre o nível de conhecimento dos estudantes quanto ao domínio da ortografia. A partir do diagnóstico dos saberes dos estudantes, identificamos as principais dificuldades ortográficas e o tipo de erro mais frequente para a proposição de atividades de ensino reflexivo das regularidades ortográficas. Os erros mais frequentes, dentre todas as categorias, foram os de representação da fricativa alveolar surda /s/. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13816 10.3895/rl.v24n45.13816 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13816 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v24n45.13816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/13816/9312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 24, n. 44 (2022) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v24n44 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1787713881631621120 |