Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377 |
Resumo: | Com o acesso cada vez mais intenso à internet, surgem gêneros textuais que começam a fazer parte da rotina dos alunos dessa geração. Desse modo, as aulas de língua portuguesa que não consideram essas práticas sociais contemporâneas de linguagem, por intermédio do âmbito virtual, podem não corresponder às escolhas de textos que os discentes elegem como mais interessantes, visto que, hoje cada vez mais leitores estão habituados a utilizarem a internet como suporte à leitura. Valendo desse princípio, além de poder utilizar esses textos como estratégia de leitura em sala de aula, a presente pesquisa tem como tema investigar como os gêneros veiculados na internet podem ser um instrumento em atividades de produção escrita. Para isso, optou-se em analisar minicontos, já que esse gênero é bastante comum em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O objetivo deste estudo visa apresentar minicontos como um exemplo de textos multimodais, dando ênfase à sua produção escrita a alunos do Ensino Fundamental. |
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Textos multimodais na escola: estratégias para a produção e escrita de minicontosEducação; Letras; Linguística AplicadaMinicontos; Escrita; Sequência didática; Gêneros discursivos; Multiletramentos.Com o acesso cada vez mais intenso à internet, surgem gêneros textuais que começam a fazer parte da rotina dos alunos dessa geração. Desse modo, as aulas de língua portuguesa que não consideram essas práticas sociais contemporâneas de linguagem, por intermédio do âmbito virtual, podem não corresponder às escolhas de textos que os discentes elegem como mais interessantes, visto que, hoje cada vez mais leitores estão habituados a utilizarem a internet como suporte à leitura. Valendo desse princípio, além de poder utilizar esses textos como estratégia de leitura em sala de aula, a presente pesquisa tem como tema investigar como os gêneros veiculados na internet podem ser um instrumento em atividades de produção escrita. Para isso, optou-se em analisar minicontos, já que esse gênero é bastante comum em redes sociais, como o Facebook e o Twitter. O objetivo deste estudo visa apresentar minicontos como um exemplo de textos multimodais, dando ênfase à sua produção escrita a alunos do Ensino Fundamental.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade de São Paulo (USP)Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Carvalho-Santos, Júlio César deMattei, Felipe2020-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/937710.3895/rl.v22n36.9377Revista de Letras; v. 22, n. 36 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n36reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/9377/7540Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-08T15:46:26Zoai:periodicos.utfpr:article/9377Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-07-08T15:46:26Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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