Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620 |
Resumo: | Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer. |
id |
UTFPR-10_e1922b07b3b2e71ef20e65cb75d206bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/11620 |
network_acronym_str |
UTFPR-10 |
network_name_str |
Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom CasmurroLetras - Literatura BrasileiraEnsino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade.Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1162010.3895/rl.v22n39.11620Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n39reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620/8151Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-28T23:08:51Zoai:periodicos.utfpr:article/11620Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-12-28T23:08:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
spellingShingle |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos Letras - Literatura Brasileira Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade. |
title_short |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_full |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_fullStr |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_full_unstemmed |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
title_sort |
Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro |
author |
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos |
author_facet |
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letras - Literatura Brasileira Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade. |
topic |
Letras - Literatura Brasileira Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade. |
description |
Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620 10.3895/rl.v22n39.11620 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620 |
identifier_str_mv |
10.3895/rl.v22n39.11620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620/8151 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020) 2179-5282 0104-9992 10.3895/rl.v22n39 reponame:Revista de Letras instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Revista de Letras |
collection |
Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1809732059691745280 |