Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620
Resumo: Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer.
id UTFPR-10_e1922b07b3b2e71ef20e65cb75d206bf
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/11620
network_acronym_str UTFPR-10
network_name_str Revista de Letras
repository_id_str
spelling Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom CasmurroLetras - Literatura BrasileiraEnsino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade.Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/1162010.3895/rl.v22n39.11620Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020)2179-52820104-999210.3895/rl.v22n39reponame:Revista de Letrasinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620/8151Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-28T23:08:51Zoai:periodicos.utfpr:article/11620Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/rlPUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/rl/oai||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br2179-52820104-9992opendoar:2020-12-28T23:08:51Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
title Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
spellingShingle Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos
Letras - Literatura Brasileira
Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade.
title_short Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
title_full Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
title_fullStr Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
title_full_unstemmed Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
title_sort Repensando o ensino de literatura: uma abordagem multimodal a partir da obra Dom Casmurro
author Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos
author_facet Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Sheila Vieira Nanes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Letras - Literatura Brasileira
Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade.
topic Letras - Literatura Brasileira
Ensino de Literatura; Multiletramentos; Multimodalidade.
description Na presente pesquisa, versamos sobre o porquê de ensinar literatura (PERRONE-MOISÉS, 2016) nas suas nuances mais relevantes, sua importância na construção de um leitor mais reflexivo e para quem ensinar (CANDIDO, 2011). Também tecemos uma reflexão a respeito desse ensino na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental – Séries Finais, com vistas a repensá-lo, principalmente, pelo fato de sermos afetados pelas tecnologias digitais que permeiam a sociedade do século XXI. Discutimos também sobre a necessidade de rever conceitos acerca do letramento, considerando que não podemos mais pensar em um termo singular, mas considerar a sua pluralidade e a necessidade de mais discussões acerca do fato de que os indivíduos são colocados diante de novas demandas de comunicação, que exigem multiletramentos (ROJO; BARBOSA, 2015). Propomos ainda uma abordagem teórico-metodológica amparados em uma perspectiva multimodal, visto que partimos de um trabalho que recorre a mais de uma modalidade para se construir um texto (modalidade verbal, modalidade gestual, por exemplo). Nossa proposta partiu da leitura de uma obra canônica, o clássico machadiano Dom Casmurro, para se promover a literatura no Ensino Fundamental - Séries Finais, especificamente em uma turma de 9º ano, de uma escola pública, no município de Cachoeirinha – PE, e produção de textos de diferentes gêneros (com a multimodalidade mais evidente), considerando a possibilidade de se estabelecer diálogos entre literatura e as ferramentas disponibilizadas nos meios digitais, haja vista o fato de que não podemos mais desconsiderar os efeitos trazidos pela tecnologia digital à contemporaneidade. A prática pedagógica evidenciou que a obra literária, trabalhada numa abordagem que considerou as diversas modalidades de se construir um texto, bem como de se ler, afetou positivamente a maioria dos discentes no que tange ao estímulo à leitura. Ademais, o texto literário foi considerado um texto que sensibiliza, desperta curiosidade, estimula à reflexão e confere prazer.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620
10.3895/rl.v22n39.11620
url https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620
identifier_str_mv 10.3895/rl.v22n39.11620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/rl/article/view/11620/8151
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 CC Atribuição 4.0
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Letras; v. 22, n. 39 (2020)
2179-5282
0104-9992
10.3895/rl.v22n39
reponame:Revista de Letras
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista de Letras
collection Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Revista de Letras - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadeletras-ct@utfpr.edu.br
_version_ 1809732059691745280