Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Dito Efeito |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15621 |
Resumo: | A pandemia do coronavírus desestabilizou o modo de conviver e de trabalhar em diversos âmbitos, obrigando o mundo a procurar formas de adaptação a essa nova realidade. Nesse contexto, as organizações dos mais diversos setores da sociedade precisaram, por conta do isolamento social, migrar suas atividades para ambientes virtuais. O projeto Biblioteca Falada recorreu ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a formação de novos canais de comunicação interna, visando a manutenção do trabalho. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender, na experiência específica desta organização estudada, se e em que medida as atividades e os canais de comunicação adaptados para o contexto remoto possibilitam o funcionamento das atividades comunicativas e dos processos de produção, assim como o bom relacionamento com o público interno do projeto. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa para avaliação do uso dos canais estruturados durante a pandemia. Primeiramente, foram estudados materiais bibliográficos. Em seguida, realizou-se uma pesquisa documental no planejamento de comunicação interna da organização e aplicados questionários com questões sobre o uso dos canais propostos. Os resultados mostraram que existem especificidades para as estratégias de comunicação interna que devem ser pensadas respeitando as imposições do contexto pandêmico. |
id |
UTFPR-11_120eaafcda27c302ad6e7991a3464bd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/15621 |
network_acronym_str |
UTFPR-11 |
network_name_str |
Dito Efeito |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca FaladaComunicação Social; Relações Públicas; Comunicação OrganizacionalComunicação Organizacional; Comunicação Interna; Trabalho Remoto; COVID-19A pandemia do coronavírus desestabilizou o modo de conviver e de trabalhar em diversos âmbitos, obrigando o mundo a procurar formas de adaptação a essa nova realidade. Nesse contexto, as organizações dos mais diversos setores da sociedade precisaram, por conta do isolamento social, migrar suas atividades para ambientes virtuais. O projeto Biblioteca Falada recorreu ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a formação de novos canais de comunicação interna, visando a manutenção do trabalho. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender, na experiência específica desta organização estudada, se e em que medida as atividades e os canais de comunicação adaptados para o contexto remoto possibilitam o funcionamento das atividades comunicativas e dos processos de produção, assim como o bom relacionamento com o público interno do projeto. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa para avaliação do uso dos canais estruturados durante a pandemia. Primeiramente, foram estudados materiais bibliográficos. Em seguida, realizou-se uma pesquisa documental no planejamento de comunicação interna da organização e aplicados questionários com questões sobre o uso dos canais propostos. Os resultados mostraram que existem especificidades para as estratégias de comunicação interna que devem ser pensadas respeitando as imposições do contexto pandêmico.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Oliveira, Guilherme Ferreira deTeodoro, Fernanda FunayamaUzeloto, Carolina dos SantosJorge, Eleonora FerreiraMaciel, Suely2024-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionarticleapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/1562110.3895/rde.v14n24.15621Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 24 (2023): Revista Dito Efeito1984-237610.3895/rde.v14n24reponame:Dito Efeitoinstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15621/10073https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/15621/2720https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/15621/2721https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/15621/2722Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T12:26:36Zoai:periodicos.utfpr:article/15621Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/dePUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/de/oaiperiodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br1984-23761984-2376opendoar:2024-01-26T12:26:36Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
title |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
spellingShingle |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada Oliveira, Guilherme Ferreira de Comunicação Social; Relações Públicas; Comunicação Organizacional Comunicação Organizacional; Comunicação Interna; Trabalho Remoto; COVID-19 |
title_short |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
title_full |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
title_fullStr |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
title_sort |
Comunicação interna e pandemia: estudo dos canais do Biblioteca Falada |
author |
Oliveira, Guilherme Ferreira de |
author_facet |
Oliveira, Guilherme Ferreira de Teodoro, Fernanda Funayama Uzeloto, Carolina dos Santos Jorge, Eleonora Ferreira Maciel, Suely |
author_role |
author |
author2 |
Teodoro, Fernanda Funayama Uzeloto, Carolina dos Santos Jorge, Eleonora Ferreira Maciel, Suely |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Guilherme Ferreira de Teodoro, Fernanda Funayama Uzeloto, Carolina dos Santos Jorge, Eleonora Ferreira Maciel, Suely |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Social; Relações Públicas; Comunicação Organizacional Comunicação Organizacional; Comunicação Interna; Trabalho Remoto; COVID-19 |
topic |
Comunicação Social; Relações Públicas; Comunicação Organizacional Comunicação Organizacional; Comunicação Interna; Trabalho Remoto; COVID-19 |
description |
A pandemia do coronavírus desestabilizou o modo de conviver e de trabalhar em diversos âmbitos, obrigando o mundo a procurar formas de adaptação a essa nova realidade. Nesse contexto, as organizações dos mais diversos setores da sociedade precisaram, por conta do isolamento social, migrar suas atividades para ambientes virtuais. O projeto Biblioteca Falada recorreu ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a formação de novos canais de comunicação interna, visando a manutenção do trabalho. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender, na experiência específica desta organização estudada, se e em que medida as atividades e os canais de comunicação adaptados para o contexto remoto possibilitam o funcionamento das atividades comunicativas e dos processos de produção, assim como o bom relacionamento com o público interno do projeto. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa para avaliação do uso dos canais estruturados durante a pandemia. Primeiramente, foram estudados materiais bibliográficos. Em seguida, realizou-se uma pesquisa documental no planejamento de comunicação interna da organização e aplicados questionários com questões sobre o uso dos canais propostos. Os resultados mostraram que existem especificidades para as estratégias de comunicação interna que devem ser pensadas respeitando as imposições do contexto pandêmico. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15621 10.3895/rde.v14n24.15621 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15621 |
identifier_str_mv |
10.3895/rde.v14n24.15621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/view/15621/10073 https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/15621/2720 https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/15621/2721 https://periodicos.utfpr.edu.br/de/article/downloadSuppFile/15621/2722 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 CC Atribuição 4.0 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR; v. 14, n. 24 (2023): Revista Dito Efeito 1984-2376 10.3895/rde.v14n24 reponame:Dito Efeito instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Dito Efeito |
collection |
Dito Efeito |
repository.name.fl_str_mv |
Dito Efeito - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@utfpr.edu.br||ditoefeito-ct@utfpr.edu.br |
_version_ |
1800237599503155200 |